Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leite contaminado pode provocar irritação

25 de outubro de 2007 - 14:22

Leites possivelmente adulterados continuam nas prateleiras de supermercados e a população deve ficar atenta com possíveis sintomas. Soda cáustica e água oxigenada estão entre as substâncias usadas pelas cooperativas que alteram a composição da bebida.

A Polícia Federal e o Ministério Público de Minas Gerais iniciaram nesta segunda-feira (22) a Operação Ouro Branco, para combater a adulteração de leite em Uberaba e Passos.



Segundo o médico gastroenterologista Dan Waitzberg, diretor do Grupo de Nutrição Humana (Ganep), essas substâncias poderiam afetar o sistema gastrointestinal, causando irritações em órgãos do sistema digestivo, como o esôfago e o estômago. “Em grandes concentrações a soda caústica causa queimação estomacal”, afirma o médico.

Ainda de acordo com ele, as mucosas do sistema gastrointestinal podem ficar inflamadas. Quem tem problemas de saúde como gastrite e esofagite deve ficar mais sensível à irritabilidade. “Quem já sofreu uma úlcera, por exemplo, ficará mais suscetível às dores”, diz Waitzberg.

A população, no entanto, não deve ficar apavorada. “Ainda não sabemos em que proporções estas substâncias foram diluídas. É provável que não tenha sido em grande concentração”, afirma o nutrólogo José Alves Lara Neto, vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).

Segundo o nutrólogo, as pessoas que apresentarem sintomas como enjôos, vômitos e náuseas devem agendar uma consulta médica para verificar os motivos da indisposição.


G1

SIGA-NOS NO Google News