Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

LEISHMANIOSE: Surto em município de MT levanta dúvida

Agência do Rádio - 29 de janeiro de 2008 - 07:25

A população da cidade de Rondonópolis, em Mato Grosso, está enfrentando um surto de leishmaniose visceral. Foram seis mortes nos últimos três meses. O número de casos está bem acima da média e levanta a dúvida sobre a possibilidade de um surto da doença de maiores proporções. Mas a leishmaniose é uma doença endêmica, ou seja, que ocorre em quase todos os estados do País de maneira constante com, às vezes, mais, e, às vezes, menos casos. A transmissão é feita por um inseto vetor, que leva o protozoário causador do problema de um animal para o homem. No ambiente urbano, o principal reservatório do protozoário é o cão. Não existe vacina contra a a leishmaniose. Por isso, os cuidados preventivos são essenciais. A pesquisadora da Secretaria de Saúde de São Paulo, Vera Lúcia Fonseca, enumera alguns deles.

"Manter o quintal limpo sem matéria orgânica. Mas não é putrefação, é matéria orgânica limpa: folha, frutos, raízes, quem usa esterco para a adubagem. Então, manter o quintal limpo, com insolação adequada. Manter os cachorros em bom estado. A principal fonte de infecção para o vetor é o cão doméstico. Então, esse animal tem que estar saudável, bem tratado, bem alimentado, usar coleira com repelente. Trocar essa coleira adequadamente, de acordo com a bula do fabricante."

Os principais sintomas da doença são febre, aumento do abdômen, emagrecimento, complicações cardíacas e circulatórias, desânimo e palidez. É importante procurar tratamento médico o quanto antes, porque quando não tratada, a leishmaniose visceral evolui, podendo levar à morte em 90% dos casos.

De Brasília, Katrine Boaventura

SIGA-NOS NO Google News