Cassilândia, Terça-feira, 19 de Março de 2019

Últimas Notícias

29/01/2008 07:25

LEISHMANIOSE: Surto em município de MT levanta dúvida

Agência do Rádio

A população da cidade de Rondonópolis, em Mato Grosso, está enfrentando um surto de leishmaniose visceral. Foram seis mortes nos últimos três meses. O número de casos está bem acima da média e levanta a dúvida sobre a possibilidade de um surto da doença de maiores proporções. Mas a leishmaniose é uma doença endêmica, ou seja, que ocorre em quase todos os estados do País de maneira constante com, às vezes, mais, e, às vezes, menos casos. A transmissão é feita por um inseto vetor, que leva o protozoário causador do problema de um animal para o homem. No ambiente urbano, o principal reservatório do protozoário é o cão. Não existe vacina contra a a leishmaniose. Por isso, os cuidados preventivos são essenciais. A pesquisadora da Secretaria de Saúde de São Paulo, Vera Lúcia Fonseca, enumera alguns deles.

"Manter o quintal limpo sem matéria orgânica. Mas não é putrefação, é matéria orgânica limpa: folha, frutos, raízes, quem usa esterco para a adubagem. Então, manter o quintal limpo, com insolação adequada. Manter os cachorros em bom estado. A principal fonte de infecção para o vetor é o cão doméstico. Então, esse animal tem que estar saudável, bem tratado, bem alimentado, usar coleira com repelente. Trocar essa coleira adequadamente, de acordo com a bula do fabricante."

Os principais sintomas da doença são febre, aumento do abdômen, emagrecimento, complicações cardíacas e circulatórias, desânimo e palidez. É importante procurar tratamento médico o quanto antes, porque quando não tratada, a leishmaniose visceral evolui, podendo levar à morte em 90% dos casos.

De Brasília, Katrine Boaventura

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Março de 2019
Domingo, 17 de Março de 2019
09:00
Santo do dia
Sábado, 16 de Março de 2019
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)