Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

29/01/2008 07:25

LEISHMANIOSE: Surto em município de MT levanta dúvida

Agência do Rádio

A população da cidade de Rondonópolis, em Mato Grosso, está enfrentando um surto de leishmaniose visceral. Foram seis mortes nos últimos três meses. O número de casos está bem acima da média e levanta a dúvida sobre a possibilidade de um surto da doença de maiores proporções. Mas a leishmaniose é uma doença endêmica, ou seja, que ocorre em quase todos os estados do País de maneira constante com, às vezes, mais, e, às vezes, menos casos. A transmissão é feita por um inseto vetor, que leva o protozoário causador do problema de um animal para o homem. No ambiente urbano, o principal reservatório do protozoário é o cão. Não existe vacina contra a a leishmaniose. Por isso, os cuidados preventivos são essenciais. A pesquisadora da Secretaria de Saúde de São Paulo, Vera Lúcia Fonseca, enumera alguns deles.

"Manter o quintal limpo sem matéria orgânica. Mas não é putrefação, é matéria orgânica limpa: folha, frutos, raízes, quem usa esterco para a adubagem. Então, manter o quintal limpo, com insolação adequada. Manter os cachorros em bom estado. A principal fonte de infecção para o vetor é o cão doméstico. Então, esse animal tem que estar saudável, bem tratado, bem alimentado, usar coleira com repelente. Trocar essa coleira adequadamente, de acordo com a bula do fabricante."

Os principais sintomas da doença são febre, aumento do abdômen, emagrecimento, complicações cardíacas e circulatórias, desânimo e palidez. É importante procurar tratamento médico o quanto antes, porque quando não tratada, a leishmaniose visceral evolui, podendo levar à morte em 90% dos casos.

De Brasília, Katrine Boaventura

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)