Cassilândia, Domingo, 10 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

29/08/2006 19:50

Leishmaniose já atinge 80% dos cães de Três Lagoas

Humberto Marques/Campo Grande News

De cada dez cães existentes em Três Lagoas, oito estão infectados com leishmaniose, segundo informou ao Perfil News na tarde de hoje o coordenador do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) local, Antônio Luiz Teixeira Empke. Ele disse se mostrar preocupado com o alto índice de infestação, e culpou a população pelo fato, ao lado de setores da administração responsáveis pela limpeza pública. “Temos que realizar mutirão de limpeza diariamente e não esporadicamente e todos os donos dos terrenos baldios deveriam ser notificados e multados caso não limpem os seus terrenos”, defendeu.

Empke também considerou que “matar cachorro não vai resolver o problema da doença na cidade”, sustentando que não existem mais casos isolados da doença na cidade, pois toda a Três Lagoas é alvo da doença. Em relatório apresentado, o coordenador adiantou que somente em julho foram sacrificados 249 cães, total que já passa de 300 em agosto. Estima-se que a cidade possua cerca de dez mil cães.

A leishmaniose visceral, ou “Calazar”, é transmitida pela fêmea de uma espécie de mosquito flebótomo. Após se alimentar com sangue de algum animal infectado, pode transmitir a doença ao homem. Em seres humanos, causa febre, ascite (barriga d’água), inchaço do fígado e do baço, emagrecimento e complicações cardíacas e circulatórias.

A principal forma de combate à proliferação da doença é o extermínio de seu vetor, porém, pulverizações tradicionais com inseticidas são pouco eficazes por conta do hábito de vida do inseto. Para animais infectados, por sua vez, há um tratamento, considerado caro. Nesses casos, tem sido adotada a eutanásia para suspender o risco de infecção.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)