Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leilão da concessão de estradas obtém deságios de 65%

Bruno Bocchini e Paulo Montoia /ABr - 09 de outubro de 2007 - 17:40

Brasília - O leilão de concessões de estradas federais, para administração de empresas privadas, que aconteceu na tarde de hoje (9) na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), registrou deságios de até 65% sobre o valor das tarifas de pedágio por trechos definidos, que serão pagos pelos usuários a partir de meados do ano que vem. A empresa OHL Brasil, de origem espanhola, venceu 5 dos 7 lotes leiloados. Dos dois lotes restantes, um ficou para a empresa Acciona, também espanhola e outro para o grupo BR Vias.

O Grupo OHL venceu os leilões iniciais com deságios de 39,35% a 65,43%, para os lotes 2 (BR-116, PR a SC), 4 (BR-101, RJ a ES), 5 (BR-381, MG a SP), 6 (BR-116, SP a PR) e 7 (BR-116, PR a SC). O lote 1 foi vencido pela empresa BR Vias (BR-153, SP a MG), e o lote 3 (BR-393, RJ a ES) pela Acciona.

O leilão chegou a ser parcialmente interrompido, pois a empresa Acciona, que estava excluída da participação final, conseguiu garantir judicialmente a abertura de suas propostas. A Associação Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) abriu os envelopes dessa empresa para os lotes que já haviam sido leiloados, mas a Acciona não conseguiu alcançar os preços que a OHL Brasil já havia oferecido.

O leilão foi realizado pela ANTT e envolveu 7 lotes de estradas federais, com trechos parciais e completos. Além de obeder às exigências técnicas estabelecidas pelo governo, venceram as empresas que ofereceram a menor taxa de pedágio, a ser cobrada dos usuários, por trechos com totais de quilômetros definidos.

SIGA-NOS NO Google News