Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leia Amplavisão, por Manoel Afonso; o que é ser político

Manoel Afonso - 14 de agosto de 2009 - 09:54

A POSSÍVEL escolha do pecuarista José Carlos Bunlai para a suplência de Delcídio (iria para a Petrobras) teria a benção de Lula. Impressiona a súbita paixão de Lula pelos grandes latifundiários do país. Quem diria hein!

DELCÍDIO Teria que se preocupar com a eleição de Zeca e olhar no retrovisor para não ser ultrapassado pelo segundo candidato ao senado apoiado por André. Pelas pesquisas Nelsinho já teria vaga garantida.

MEMÓRIA: Rigo, Marcelo e Rachid x Lúdio e Ramez, em 1994. Marcelo desistiu e Rachid descarregou os votos em Ramez, também ajudado pelo discurso do favorito Lúdio. Os dois últimos foram os vencedores.

PORTANTO eleição para o Senado é curiosa. Se André disparar, pode carregar no vácuo os seus candidatos ao Senado: Nelsinho, Valter ou Simone (vice?) Moka, ruim nas pesquisas (5,9%), é carta fora do baralho.

PENSANDO BEM... seria bom se a previsão do senador Sérgio Guerra (“tenho comigo de que o povo não vota mais em nenhum de nós”) se concretizasse. Mas Jânio, Maluf, Collor, mensaleiros & sacanas acabaram voltando.

POLÍTICO que demonstrou certo sentimento de vergonha foi Getúlio com a discutível atitude. Sarney quer ser canonizado padroeiro do Maranhão e Collor voltar ao Planalto nos braços do povo como o “Salvador da Pátria”.

BRASILEIRO Ingênuo, apático, bonzinho ou safado, conivente, egoísta em matéria de vantagens? A imagem do brasileiro – vista pela gente séria do outro lado do Atlântico, é reflexo da personalidade que adotamos.

PERGUNTO: Será que Alagoas, Sergipe e outros nanicos nordestinos (aliados do Lula) perderam tanto grana como o MS nos cortes das emendas? Só na canetada da última 4ª. feira perdemos R$194.279 milhões. É mole?

BALELA o papo de que o critério dos cortes foi puramente técnico. Ora! Para amigos, dois mais dois resulta em cinco. Depende da circunstância! Lula come nas mãos de Renan&Collor&Sarney. “Consummatum est”.

OBSERVADORES advertem: isso é só o começo. Lula vai governar pensando na eleição, doa a quem doer! Equilíbrio, pudor ficam no passado. É a tática dos coronéis nordestinos, com os quais vem se dando tão bem.

LULA aposta na gratidão (ou praticidade?) do eleitor que financiou a casa ou carro, tem emprego ou que ganha o “Bolsa Família”. São mais de 11 milhões deles que podem resultar em 20 milhões de votos a seu favor.









O DEPUTADO Rigo consegue dosar convicção com equilíbrio na exposição de suas idéias. Mas nas entrelinhas passa a opinião de que Dagoberto tem muito que aprender, inclusive respeitar a hierarquia na política.

RIGO não esconde seu respeito por André, pois inclusive ajudou a elegê-lo, também participando ativamente do seu Governo. Portanto, entende que tem responsabilidade e não comunga com as iniciativas do deputado.

VEREADOR Alcides Bernal e Rodrigo Monterano estréiam nesta 2ª.feira – na TV.MS Record, o programa “Balanço Geral” – das 11,30 às 12,30 horas. Mais uma aposta no jornalismo comunitário da emissora local.

ATRAPALHA? A citação do nome de Giroto no noticiário do suposto esquema de fraudes em obras do PAC no MT atrapalha seu projeto político? Ele tem crédito pelo seu trabalho, mas não pode deixar o caldo engrossar.

1-LEMBRETES úteis aos políticos: Fique bravo por fora, tranqüilo por dentro; Nunca tranque as portas. No máximo, as feche. Nunca minta. Fale o necessário. Nunca mude de personagem. Prometa apenas o possível.

2-LEMBRETES: Enxugue o suor antes de oferecer a mão para o aperto. Case com uma mulher mais velha. A retórica pomposa ridiculariza. Sempre haverá um bêbado numa reunião. Então, dê a palavra a ele.

MAIS...Nunca desminta a imprensa. Faça uma nova afirmação. Cada aperto de mão é uma pesquisa qualitativa. A eleição de hoje não é a última da história. O adversário sabe tudo de você. Você só precisa saber uma coisa dele.

MAIS... Só polemize se souber o que dirá na quinta jogada.Os âncoras da TV têm mais credibilidade que você. Nunca os desminta. Escolha a biografia de no mínimo dois políticos e as conheça muito bem.

MAIS... Em plenário, responda concordando e prossiga...discordando. Não é você que é bonito, mas o poder que você tem. Dura apenas o seu mandato. Ideologia não é tudo na política. Política sem ideologia é nada.

MAIS... Não fale mal do adversário na frente da família. Ela não entenderá quando ele for seu parceiro. As pesquisas tratam do que você deve fazer e não do que você já fez. Seu publicitário sabe menos de política que você.

E MAIS... Aprenda a sorrir como o Tony Blair e faça assim na TV e nos velórios. Atire só na pessoa jurídica do seu adversário, nunca na pessoa física. Conheça umas quatro piadas curtas sobre políticos. E as use. (Cesar Maia)

Manoel Afonso é comentarista da TV Record, MS




O Cassilandianews não se responsabiliza por artigos e opiniões com autoria.

SIGA-NOS NO Google News