Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leia Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso - 05 de abril de 2013 - 11:42

ECOS DA PRECOCIDADE As últimas posturas do Planalto sinalizam: o processo sucessório foi deflagrado, mudando a agenda de governo, priorizando os interesses eleitorais custe o que custar, a qualquer prazo e forma de pagamento.


OS REFLEXOS estão aí: André mexendo na equipe, Nelsinho arregaça as mangas, Delcídio se reafirma e Azambuja tentar consolidar espaços. Enfim, o velho vídeo de um filme conhecidíssimo, apenas com algumas adaptações. Mais nada.


PESQUISAS A recente que causou auê foi da TV Record/D.Digital, onde os números parecem se amoldar à realidade.

Delcídio lidera, seguido por Nelsinho e Azambuja. Claro que alguns pontos da amostra merecem observações/comentários.


UNIVERSOS Se na ‘estimulada’ constatou-se a definição de 62,5% dos eleitores, na ‘espontânea’ cai para 8,6%. Mostra a alienação do eleitor quanto ao cenário/nomes e abre perspectivas ( e chances) para todos os pré-candidatos sem exceção.


REJEIÇÃO Item perigoso! Delcídio tem 12%, Azambuja 14%, Simone 22% e Nelsinho 32%. A explicação é simples: se o ex-prefeito carrega o desgaste natural do mando de 8 anos, os outros passaram ao largo do espinhoso cargo.


QUESTÕES A rejeição se dilui com o tempo ou aumenta de acordo com os capítulos da sucessão? Eventuais alianças locais vão enfraquecer quais dos nomes postados? As costuras em nível nacional podem provocar os mesmos efeitos aqui?


ESTRATÉGIA Quem lidera vira alvo preferido. Os adversários querem colar a imagem de Delcídio ao PT para preservar esse sentimento ‘conservador’ no MS. Bom ou ruim? Dependerá do jogo de cintura do senador e de fatos futuros.


NELSINHO Precisa aproveitar essa instrumentalização de poder como Secretário de Estado para se consolidar no interior onde Delcídio já é conhecido. Ele insiste que a vantagem do senador é natural porque já é candidato há vários anos.


ANDRÉ-REINALDO O nó da sucessão! Vão se juntar? André desiste e o lança ao governo com Nelsinho ao senado, por exemplo? Entre eles, mais afinidades do que incompatibilidades. Muita gente aposta que esse nó desata logo. Sei não.


AVANÇANDO O deputado Marcio Fernandes vai se articulando politicamente também no interior, onde passa uma imagem simples mas oxigenada. Equilibrado, não tem feito bobagens na AL e tem o fator idade (34) a seu favor.


PAULO CORREIA Feliz com André. Após garantir a eletrificação para o núcleo que abrigará o complexo da borracha em Cassilândia, o Governo deve viabilizar recursos à prefeitura para adquirir área próxima a cidade com fins industriais.

‘CAUSA GAY’ Todos com medo de cair na desgraça das redes sociais. Visíveis na AL e Câmara os efeitos do patrulhamento. Até o devoto Pedro Kemp saiu pela tangente ao apartear o evangélico Lídio, apoiado até pela maioria católica.


DILEMA: Como combater o casamento gay se permite a pedofilia nos seus quadros? Aí a Igreja Católica perde mais terreno para os evangélicos que batem firme e devem multiplicar sua bancada nas próximas eleições. Quem viver, verá!


DOMÉSTICAS-PEC Estimulará a demissão/informalidade. Os encargos assustam a classe média. Recolher errado os impostos será outro problema para o patrão. A relação de confiança será de desconfiança total. Lei burra, de afogadilho.


‘NO DIVÃ’ Em crise existencial o PSDB pode pedir ajuda ao guru de Obama.Errado! Marqueteiro resolve coisas de campanha. Prioridade é definir quem é quem no partido e zerar as divergências eternas graças ao estrelismo dos seus caciques.


PÍFIOS Sem chefe, as lideranças tucanas parecem viver noutro país e seus discursos sem linguagem direta. Só ocupam a mídia em questões pontuais. Lentos, não tem cacoete de oposição, não martelam temas e fatos do dia a dia do país.


DETALHE No fundo, no fundo, o PSDB tem mais identificação do que divergência com a política socioeconômica do PT e a exemplo do PMDB, não é oposição. Mudar seu programa seria trair as razões que sustentaram sua própria criação.


NOMES? Aécio envelheceu precocemente, perdeu a áurea e encanto de ajudante de ordens de Tancredo. Pior: não consegue fazer a política ‘café & leite’ com Serra e Cia. E mais: após a prefeitura, os tucanos podem perder o Governo Paulista.


INCOMPETÊNCIA As derrotas presidências não serviram de lição. O próprio Álvaro Dias já reclamou desta mesmice. Enquanto isso, Dilma avança, distribui verbas e cargos atraindo assim gente como Kassab e Cesar Borges. Pavimenta a vitória.


PERGUNTO: Quando o PSDB exerceu o papel de oposição mobilizando o povo nas ruas contra os escândalos no Governo, como o Mensalão? Perdeu chances de ouro. Aliás, só os evangélicos e gays tem conseguido levar gente às ruas.


‘1º DE ABRIL’ As aparência enganam. Os ministros não vieram fazer caridade na capital. Vieram vincular prefeitos/lideranças ao projeto de reeleição. Só as cidades ‘ficha limpa’ e com capacidade de endividamento terão empréstimos.


REFLEXÃO Imaginem o que o PT está fazendo por aí em termos de concessões para comprometer lideranças/fisgar aliados! Tudo loteado. E mais: essa gastança (ou orgia?) com os estádios da Copa, por exemplo, custará caro ao contribuinte.


“O amor sonha com a pureza. O sexo precisa do pecado”. (Arnaldo Jabor)

SIGA-NOS NO Google News