Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

30/04/2010 11:43

Leia Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso

ONEVAN foi meu colega de faculdade. De vez em quanto matamos saudades das lides paulistas. Ele recordava seu engajamento na campanha de Quércia ao Senado em 1974, vencendo Carvalho Pinto numa campanha espetacular.

CARREIRA de Quércia: vereador (1963); dep. Estadual (1966); prefeito de Campinas (1968), senador (1974); vice de Montoro (1982); governador em 1986. É candidato ao Senado! Em 2002 perdeu a disputa para Mercadante e Tuma.

ESTRANHO NO NINHO? Causando estranheza no meio jurídico, a inclusão na lista de advogados – de José Rizkalla Jr. para concorrer a vaga de Juiz Eleitoral no TRE. É que se recomenda experiência e notório saber da matéria.

VÍDEOS do “YoTube” permitem uma avaliação da postura dos políticos no horário gratuito na TV. Assisti alguns programas de Pedrossian, Levy, André, Zeca e Bacha onde são visíveis os equívocos nos textos lidos.

O TEXTO é peça fundamental! Mas de nada adiantam as belas imagens, músicas e os efeitos de computador, se o candidato é dúbio, antipático, não convence, de fala pastosa, não consegue ter empatia com o eleitor. De leve...

DILMA é exemplo atual de dificuldades no vídeo onde sua imagem é ruim. Como angariar simpatia com roupas bregas, pose soberba, timbre de voz agressivo e falta de articulação na fala? Hoje está pior que Serra.

NA VISITA à capital, (PAC-Imbirussu-Serradinho) Dilma vestia blusinha de lojas de departamentos; incompatível com a liturgia de seu cargo. É possível ser elegante com roupas simples, mas de bom gosto. O povo repara tudo isso.

SERRA tem 37% entre as mulheres e Dilma 26%. Machismo cultural ou fruto dela não se coadunar com o estereótipo feminino ideal, com ares de “mandona” demais? Sim ou não ? Bem...sua mulher pode tirar suas dúvidas.

IMPRESSIONA a incompetência e falta de visão dos petistas, aliás cercados de marqueteiros renomados. Se ela era a “eleita” de Lula, deveria estar sendo preparada em estúdio de TV para evitar desgastes e vexames.

CONTRATAR o bom marqueteiro é importante, mas será que ele conhece a realidade local? Eles vendem seus serviços no atacado, para regiões diferentes, e por pragmatismo usam nelas o mesmo roteiro, técnicas e frases.

O ELEITOR prefere notícias e reportagens curtas. A comunicação atual é neste estilo. O eleitor é pragmático: é avesso ao bla-bla-bla; quer conteúdo inteligente que lhe acrescente algo ao seu universo do conhecimento.




PORTANTO... fica o lembrete aos candidatos de plantão: aqueles segundos ou minutos na telinha são preciosos. Uma palavra, frase, uma expressão facial e a roupa contam! Afinal, quem gosta de “pobreza-feiura” é intelectual.

FINAL: O candidato, com ou sem carisma, terá que seduzir. A guerra de imagens nesta campanha já é visível. Como diz Bernard Manin: “As imagens elaboradas pelos eleitores não deixam de ter um conteúdo político”.

BERNAL é natural de Corumbá e não da fronteira com o Paraguai, como se imagina. Ele está sorrindo com a inauguração da rádio e TV da Record-MS na “cidade branca”. Garantia de mais votos em sua candidatura à AL.

A GUERRA nos bastidores do MPE é mais intensa do que se imagina. Essa eleição que derrotou o grupo do atual procurador, dizem que foi uma loucura. Os arautos da verdade também gostam de holofotes, e como! De leve...

DESEMPREGO Os bancos vão acabar com os boletos. Alegam que seria uma postura ecologicamente correta, gastando assim menos papel. Papo furado! Vão sim economizar mão de obra. É apenas questão de tempo. Aguardem!

AH COITADA! Na conversa com prefeitos e vereadores da chamada “fronteira” uma certeza: a região continuará sem representante na AL. Quem colocou a cabeça de fora, pelo menos até agora, sem chances de se eleger.

DOURADOS é a “província” mais complicada. Até aqui apenas Tetila e Zé Teixeira figuram na lista dos prováveis eleitos para a AL. Sobram postulantes, mas falta-lhes estrutura e prestígio para se viabilizarem. Reprise de 2006.

ZECA (“o consultor empresarial”) ainda sem vice. Difícil achar alguém eleitoralmente viável e disposto a sacrifícios financeiros. A visita de Zé Dirceu não alterou o ambiente dividido entre o pessoal de Zeca e de Delcídio.

“CARAS DE PAU” Algumas figuras carimbadas anunciando candidaturas à AL e Câmara Federal. Analisando o perfil deles, a gente conclui que esse pessoal está atrás mesmo é de uma boquinha, como recompensa, é claro!

BENEFICIADO Jr. Mochi deve colher dividendos com a implantação dos projetos rodoviários na região norte, passando por Alcinópolis. Fiel escudeiro de André, o deputado sabe que isso deve pesar no pleito de outubro.

COITADA das Alagoas! O super Collor – sem ambiente e espaço no Senado – anuncia que vai disputar o Governo. Deve criar problema para Dilma e aliados locais de Lula. E nós que chegamos a pensar ter ficado livre dele.








O Cassilandianews não se responsabiliza por artigos ou opiniões com autoria

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)