Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 10 de Maio de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leia Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso - 30 de março de 2007 - 10:24

SEMY FERRAZ. Virou assessor da Secretaria de Infra Estrutura do Acre, governado por Binho Marques. É o famoso intercâmbio petista. Lembram? Zeca deu emprego ao paranaense Paulo Bernardo e a sua mulher.

AGORA a porca torce o rabo – como diria o mineirinho de Barbacena. O ministro Marco A Mello diz que o TSE “não criou o direito – apenas declarou o direito pré-existente e que vale para a atual legislatura”.

O MINISTRO diz que há dois caminhos para os partidos recuperar os mandados dos infiéis: pela Justiça ou pedindo ao presidente da Casa Legislativa que declare a vacância do mandato e convoque o suplente.

EXPLICAÇÃO-1 Dos 513 deputados, só 31 se elegeram com votos próprios, não precisando do voto de legenda ou coligação. Portanto o cargo não é deles e sim do partido que oportunizou sua candidatura.

EXPLICAÇÃO-2 O tamanho da bancada é fruto do total de votos dados ao conjunto de candidatos do partido ou coligação. Não é levada em conta a votação individual. Se o voto é de legenda, manda o partido.

AS INTERPRETAÇÕES da decisão do TSE variam segundo os interesses, mas ela obedece a uma lógica política e jurídica, valorizando a opção do eleitor e o papel dos partidos, hoje usados como lenços de papel.

INFIÉIS LOCAIS Maurício Picarelli, Márcio Fernandes e Rinaldo Oliveira tem motivos para se preocuparem. Na mesma situação estão seis vereadores da capital e mais de uma centena deles no interior.

O RECADO da verticalização pelo TSE foi ignorado pelos políticos, que continuaram empurrando a reforma política com a barriga. A sociedade – enojada com a bandalheira, de alma lavada – está aplaudindo.

PORQUE NÃO? Delcídio e Zeca contra Murilo e Moka disputando as duas vagas ao Senado em 2.010. Não é utopia. . Enquanto isso, Zeca já acena: disputará a indicação do partido onde hoje tem maioria. Sacou?

“DEMOCRATAS’ Soa estranho o novo nome do ex-PFL de ACM e Bornhausen. E Murilo terá trabalho para ajeitar o partido, apesar dos 140 vereadores e três prefeituras.
O estigma do partido é pesadíssimo.

PEPINO Bela Barros se defende das críticas pela sua aposentadoria na Assembléia: diz que começou trabalhar cedo, foi professora e vereadora antes de ser deputada. Todo esse tempo teria sido comprovado.






CONVERSEI com o deputado Jerson Domingos sobre o caso e ele lembrou: “ cabe ao Tribunal de Contas analisar o processo e se for o caso indeferi-lo”. O ingresso do MPE no caso dependeria da decisão do TC.

QUE DUPLA! Zeca e Zé Dirceu querem aproveitar o corredor de influência em Brasília e faturar como despachantes de luxo. Zé Dirceu teria tido atuação decisiva na instalação da siderúrgica do Eike Batista em Corumbá.

A FOLHA de São Paulo lembra que em outubro de 2.006, Zeca assinou acordo beneficiando três empresas do ramo de combustíveis com redução de impostos. Essas coincidências agridem o eleitor.

PORTANTO não se justifica o argumento de Semy Ferraz, de que “sem aposentadoria decente, o ex-governador poderia descambar para o ilícito a fim de sobreviver.” Zeca aprendeu a se virar com desenvoltura.

“LARANJAS” Quem não conhece um pelo menos? Conheço vários casos deles aqui. Num deles, morreu o “laranja” em desastre de avião e a viúva negou-se a devolver o patrimônio ao “titular”, político expressivo.

E RECLAMAR para quem? É igualzinho ao famoso “conto da guitarra”, onde o cidadão comprador da maquina de fazer dinheiro, após concluir que foi enganado, não poder denunciar o golpe à Polícia.

EX-DEPUTADO Luizinho Tenório é o rei da gorjeta. O coveiro acabara de sepultar o corpo de sua mãe. E ele não perdeu a mania. Ordenou ao seu sobrinho: “dê um dinheirinho para o rapaz.” (coveiro)

A OBSESSÃO pelo poder é fogo. A cada dia fico mais convencido disso. Volta e meia encontro com suplentes de vereador do interior na Assembléia. Todos sonham um dia em ganhar a eleição. Quanta vaidade (ou ingenuidade?)

NO FORNO? Dagoberto é relator de consulta de líderes da base aliada no caso dos mensaleiros e sanguessugas. Suas declarações sobre o caso desprezam o clamor público e prega o respeito à lei. Mussarela ou napolitana?

PAULO DUARTE Estranha que jornalistas – hoje críticos de Zeca e do PT – até ontem desfrutavam de vantagens do poder. Ainda disse respeitar a coerência do titular desta coluna: de posição assumida.

CARLITO Estive com o ex-candidato ao Governo pelo PSÓL, vereador em Brasilândia. Disse-me surpreendido com a decisão do TSE, pois estava se preparando para deixar o partido. Ficará na marra!

RABINO ROUBANDO GRAVATAS. QUE MANCADA!

SIGA-NOS NO Google News