Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leia Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso - 29 de outubro de 2004 - 08:40

EX-DEPUTADO Pedro Dobes (65 anos) se recupera em casa do derrame cerebral de 18 de setembro. Falei com Neiva, a esposa. Não anda, nem fala e parte do corpo ainda adormecida. Sua vontade de viver, há de vencer!

DEPUTADOS fazendo a contabilidade das eleições. Embora seu candidato em Camapuã tenha perdido por pouco mais de 100 votos, Jerson Domingos se dá por satisfeito: elegeu 30 vereadores, 7 prefeitos e 2 vices.

ORGANIZADO. O escritório do senador Delcídio, na capital, prima pela eficiência para atender deputados, prefeitos, vereadores e lideranças. Pelo jeito, já se foi o tempo em que se fazia política de improviso, no peito e na raça.

PERGUNTA-SE: Quanto nos custará o 2° turno das eleições? O que o Lula fará com o Itamar? E com a Marta? Viramos patronos de Cuba? 33 Ministérios: muito ou pouco? O MST voltará a invadir após as eleições?

DR. CLAUDIONOR A. Duarte ralou muito por aí; virou Desembargador e será presidente do TJ. Não perde a postura do cargo, não caminha nas nuvens, cultiva a simplicidade dos sábios e não esquece as origens. Espécie rara.

CALMA! É bom ir tirando o cavalinho da chuva! De boas intenções o inferno está cheio. É de rir o que pensam e falam alguns futuros vereadores por aí. Dicas úteis: ler antes o Regimento Interno da Câmara e a Constituição.

ARTICULADO. Tenho conversado com vários prefeitos eleitos. Com Jocelito Krug, tomei um café amigo e falamos muito do tempo em que sua Chapadão do Sul era só campo, reduto de tamanduás, emas e seriemas. Boa gente!

ESTRELISMO. Já falei da falta de humildade dos detentores do poder. Os casos que ouvi, envolvendo abusos de autoridades nas eleições por aí, revoltam! O pior: os ouvidos moucos de seus superiores. E será que um dia melhora?

FABRÍCIO, filho do ex-ministro Odacir Klein,(estava no carro) que atropelou, fugiu, matando um operário em Brasília (1966), obteve 2.426 votos para vereança em P. Alegre. É assessor parlamentar da Assembléia gaúcha.

PAGOU uma cesta básica e recuperou a primariedade. Pela inversão de valores e falta de memória, poderá até fazer carreira na política. Dois problemas: a impunidade e a chance de vir a ser um representante do povo. Já pensou?

O CASO é apenas mais um de homens públicos de biografia horrorosa, de fazer inveja a Al Capone. Ladrões, assassinos e estelionatários circulam imponentes pelo poder, sob o manto da impunidade/imunidade que ajudaram a tecer.





A CRIAÇÃO do foro especial (em Brasília) para os homens do poder é um disparate. Um exemplo: o futuro prefeito de Unaí, acusado de homicídio, terá toda força política para procrastinar e ser absolvido até. Anotem aí!

SOMBRAS. JK. continua sendo referência e sombra para os seus sucessores no Planalto; o mesmo ocorre com Pedrossian por aqui. André, por seu turno, já é por antecipação a sombra referencial para Campo Grande. Fazer o que?

INTERIOR é interior, e ponto final. A ressaca eleitoral não acaba no outro dia. Vão semanas, meses, anos e em alguns casos é eterna. Não se esquece os excessos verbais de palanque, gestos e até os foguetes de comemoração.

DANOS. Sociedades e até namoros são desfeitos. Compadres viram a cara um para o outro.
Troca-se de farmácia, de médico, manicure, barbeiro e supermercado. Vale qualquer atitude para demonstrar a insatisfação eleitoral.

PSD X UDN em Cassilândia. Venceu Sebastião Leal (PSD). Todos os dias, meses a fio, ao meio dia em ponto, Jacó Preto era encarregado de soltar um rojão para refrescar a memória e doer fundo nos corações udenistas desolados.

MEGA SENA. Cresce a lista de perseguidos políticos com direito a indenização milionária e salário de marajá, pagos por nós. São 45 mil pedidos e 5.500 já atendidos. Difícil mesmo é conseguir uma pensãozinha do INSS.

LUIZINHO Tenório voltando à Assembléia e tal qual como antes: gestos largos e coração de Itú. Herdou tudo isso de seu pai, o “Pernambuco”, um carroceiro arretado, líder nato, vereador e prefeito de Cassilândia por duas vezes.

SUCESSO de cassilandenses no MT. Após ser prefeito de Juína, o médico Ságuas (PT) é dep. estadual; Orency F.Silva é suplente da senadora petista e Assis Tenório, irmão do dep. Luizinho, é prefeito de Peixoto de Azevedo.

VIVÍSSIMO. Philadelpo Garcia, pupilo de Filinto, foi deputado federal pelo PSD, de 1950 a 1962, baseado em Três Lagoas, onde morava seu pai. Aos 80 anos, mora em Londrina, num prédio, de onde avista sua fazenda.

DISCRIÇÃO. O estilo é o homem! Até aqui, não se ouviu uma palavra do patriarca Nelson Trad sobre o que pensa e quer de seu filho na Prefeitura. De senso crítico apurado, se posta no devido lugar. Ah! se todos políticos fossem assim!

QUE JUSTIÇA! Pegou mal a decisão do STF ao isentar os bancos de responsabilidade nos saques indevidos na conta. Contraria o Código de Defesa do Consumidor e confirma que a Justiça aqui, só beneficia os ricos.


DEUS, NÃO AJUDA QUEM PRECISA. AJUDA, QUEM MERECE!

SIGA-NOS NO Google News