Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leia Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso - 28 de outubro de 2005 - 10:07

ELEIÇÕES. A sinalização até aqui indica: o PMDB acabará indicando o vice de Lula, apesar do Garotinho insistir que é candidato. Renan Calheiros e Sarney vão costurando ao melhor estilo nordestino.

E AQUI? Boa pergunta. Ouço conversas e desabafos de deputados longe dos microfones na Assembléia. Tem gente só esperando o tempo certo para seguir outro caminho, longe do PT. Vão se agüentando como podem!

CANSOU? O estilo petista de governar por aqui parece ter se exaurido, não porque seria fraco, mas porque a tendência é de oxigenar. Como dois e dois são quatro: aqui sempre se votou no candidato e ponto final.

ANDRÉ-1 Não é unanimidade na classe política, mas pelas pesquisas, o preferido na capital e interior. Como as lideranças não querem ficar contra a correnteza, vão revendo conceitos nas relações com o ex-prefeito.

ANDRÉ-2 Algum dizem: ele lembra o estilo “paizão” de Pedrossian: centralizador, prático, decidido, mas que consegue transmitir confiança à sociedade. Tais predicados fazem parte da personalidade de André.

ANDRÉ-3. Ele sabe: governar a rica capital é diferente de administrar o Estado, com mais problemas do que soluções. Por isso, vem costurando alianças para viabilizar politicamente seu eventual futuro governo.

NA ASSEMBLÉIA. A primeira ação política de Zeca foi construir uma base sólida na Assembléia. Sem ela não teria ido a lugar algum. André quer Londres e Schimidt como parceiros nesta construção.

E MAIS... Juvêncio entendeu o momento, recuará para tentar a Assembléia. Ocorrendo isso, seria mais um nome forte de articulação de André. Ele foi prefeito da capital e tem seu cacife considerável para 2.006.

NA ASSEMBLÉIA. Conversei com o prefeito Adão, de São Gabriel D’Oeste. Acha que a região Norte não elegerá deputado estadual. Não faz segredo que é antigo companheiro de Rigo, para quem pede votos.

PEDROSSIAN. Deve ficar pronto até o final do ano seu livro de memórias, com 300 páginas. Leal de Queiróz de parceiro. Ele, quer eleger o filho Pepê deputado federal. Mas...de novo? Francamente.

DO LEITOR-1 ...arroz barato, real valorizado, dívidas não pagas, safras frustradas, arroba da carne bovina em baixa há três anos e agora a febre aftosa e embargo.. Nosso Estado, refém do agronegócio sentirá os efeitos.”

DO LEITOR-2 ...O referendo (cortina de fumaça?) mostrou: o PT não é mais referência ética e política, principalmente aos mais jovens.. Não é a venda legal de armas que produz violência. Lula perdeu. O medo venceu.

DO LEITOR-3 ...quem vai a Delegacia da Receita Federal confirma: seus funcionários deveriam também reivindicar abono salarial por “simpatia” ao público.. Só falta a placa com o aviso: “é proibido sorrir.”

EXCEÇÕES existem por aí. A cordialidade ainda não sumiu totalmente. Mas o contribuinte reclama da postura fria, proposital que funcionários públicos, na maioria, fazem questão de manter nesta relação.

SALAMES. Quem não está gostando do episódio da aftosa é Levy Dias e Londres Machado. Cada um deles vinha abatendo 4.500 suinos por mês no frigorífico do deputado Vadão, em Tupã, no interior paulista.

O DEPUTADO federal Vadão (PP) é de Estrela D’Oeste (SP), onde tem frigorífico de bovinos. Está na lista dos cassáveis, mas deve escapar. Transita bem no Governo e tem contrato para fornecer carne ao Exercito.

MARISA. Não é uma vice decorativa. Tem seu espaço na administração da capital e sua interlocução com eleitorado é boa. Sua equipe atende bem, dando assistência aos mais diferentes de problemas. Isso é política.

ARTISTAS. Vivem noutro mundo: da utopia, sem problemas. No referendo, pregaram o “sim” e acabaram criticados. Agora foram à Brasília levar manifesto à favor do Zé Dirceu. Ora! Paciência tem limite!

NELSINHO. Repercute bem a isenção de IPTU e taxas de serviços para aposentados e pensionistas que ganham menos que dois salários. Essa grana, não fará falta ao município, mas ajudará os beneficiados. E como!

INDIGNADO. Xixi é vereador do distrito de Paraíso, parceiro de Rigo. Na capital visita secretárias e órgãos e lamenta: “o Estado é lento para decidir e solucionar problemas simples. O eleitor não aceita isso.”

BANHO MARIA. É a tática adotada pelo PDT e PL em relação propalada parceria com o PT em 2.006. Schimidt e Londres apenas ganham tempo: só tem compromisso com Zeca nesta administração. 2.006 é fato novo.

CORAJOSO. Além de conhecimento jurídico e sensibilidade, exige-se coragem do Julgador. A postura do Desembargador Claudionor no episódio do abate do rebanho bovino foi bem isso. Sua decisão só ganhou elogios.

SIGA-NOS NO Google News