Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leia Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso - 27 de março de 2009 - 09:34

Cassilândia News
Cassilândia News

BRACHIÁRIA Ele que fez sucesso na iniciativa privada, com desprendimento e pés no chão. Agora está assustado com os vícios da máquina pública. A burocracia reina no lugar do pragmatismo causando prejuízos e lentidão.

SEGUNDO ele, a prefeitura de Paranaíba, com 1.127 funcionários, funcionaria sem problemas com até 300 deles a menos. Hoje, a “folha” consome 38% da arrecadação, mas Brachiária admite: é preciso dar aumento salarial.

PARANAÍBA é apenas uma das cidades onde a prefeitura acabou ficando pesada ao longo dos anos. Como demitir tanta gente com estabilidade ou concursada? Emprego na prefeitura sempre foi moeda de troca de candidatos.

CONCLUSÃO: os prefeitos assumem otimistas, imaginando que administrarão nos moldes da iniciativa privada. Depois vem o choque: a prefeitura à caminho da UTI e os remédios para curá-la inexistem ou são caros politicamente.

SÓ LEMBRANDO aos “navegantes de plantão”: O TSE pretende colocar na urna eletrônica em 2010, os nomes e as fotos dos suplentes que aparecerão automaticamente quando o eleitor escolher seu candidato ao Senado.

FINALMENTE vamos poder saber, ao escolher o candidato ao senado, quem poderá eventualmente substituí-lo. Cá entre nós: o perfil dos suplentes que assumiram (20% do atual Senado) é de corar frade de pedra.

À PROPÓSITO: A mosca azul também pousou no deputado Geraldo Resende. Acha ele: “Se o Moka, a Simone e o Valter podem, porque eu não?” Sua bandeira é manjada, mas inteligente: “Dourados merece eleger seu senador”!

PAPO agradável com Roberto G. Nelges, na Associação Odontológica, onde divulguei meu blog (www.manoelafonso.com.br). Ele concorda: os dentistas não participam da vida pública e partidária no Estado. Estão se omitindo!

OS DENTISTAS são mais de dois mil no MS. e poucos deles ocupam cargos eletivos nos municípios. Exemplo: ultima eleição na capital; o representante mais votado da área foi um protético do bairro Moreninhas: 1.500 votos.

CHICO MAIA alerta para a necessidade das classes profissionais se unirem para a defesa corporativista junto aos poderes públicos. Essa é a tendência natural da política.
Odontologia é parte integrante da saúde pública. Portanto...

NO BOLSÃO Excluindo Três Lagoas, as outras cidades com apenas duas candidaturas possíveis: Diogo Tita e Ademar Jr. ( Famasul). Valdeli (Costa Rica) apóia Giroto para a Câmara e não há espaço e votos para outros pretendentes.



OS CANDIDATOS de fora também ajudam a complicar o quadro. Por questões partidárias e “outras”, vereadores se transformam em cabos eleitorais e os votos das pequenas cidades acabam pulverizados. Azar delas!

“SANTO RIGO” Grande a romaria! Prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, ex-vereadores
e eleitores vistos em seu gabinete. Com sua experiência jeitosa consegue atender a todos e se consolida como uma liderança apartidária.

E NÃO TEM JEITO! Pelo visto a Assembléia terá mesmo que entrar na Justiça contra a Enersul. Além de não cumprir o avençado ao final da CPI ainda pede aumento da tarifa à Aneel. Com esse pessoal só mesmo na taca!

SÓ LEMBRANDO: Deputado que não mostrar serviço não vai se reeleger. Não há cadeira cativa na Assembléia. Ficar esperando a mãozinha do governador ou esquema de partido é muita ingenuidade ou amadorismo.

O EXERCÍCIO do mandato deve ser pleno. Na tribuna, nas comissões, secretarias de Governo, no atendimento aos prefeitos, vereadores e lideranças das bases, além de ter habilidade nas costuras políticas e preservação da imagem.

PESQUISAS avaliam quem é quem. A última do IPEMS/Campograndenews/ FM capital/ mostra André liderando nos dois cenários e Zeca com a maior rejeição. André vai bem também em Dourados: 58,12% e Zeca só 17,28%.

OS NÚMEROS da pesquisam derrotam o discurso da oposição que ensaia movimento para agregar vários partidos. O PT local insiste em pegar carona nas ações do Governo Federal, mas o leitor parece saber diferenciar as situações.

BOM EXEMPLO O engenheiro Resende, empresário de sucesso, não se omitiu. Foi para a política em Aquidauana e hoje é o presidente da Câmara. Lembra: se as pessoas de bem se omitem, abrem espaço aos oportunistas.

NO PAPO com esse cidadão, deu para perceber as boas intenções. O ideal é que essa postura se repita em todas as comunidades. Câmara decente e preparada ajuda, até incentiva e obriga uma postura melhor do Executivo.

SEM ESTRELISMO Noto o cuidado do deputado Jerson na abordagem do trabalho da CPI da Enersul. Sempre faz questão de dizer que o mérito das conquistas é de todos os colegas. Assim evita nhenhenhém e chororô.

JOSÉ FELÍCIO Explica a crise dos frigoríficos: “O lucro deles era a fatia de 20% da exportação, exclusiva para a comunidade européia, com preços altos. Com seu fim, o mercado interno não absorve e sobra carne na praça.”

ACESSE MEU BLOG: www.manoelafonso.com.br












O Cassilândianews não se responsabiliza pelas matérias assinadas

SIGA-NOS NO Google News