Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

27/03/2009 09:34

Leia Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso
Cassilândia NewsCassilândia News

BRACHIÁRIA Ele que fez sucesso na iniciativa privada, com desprendimento e pés no chão. Agora está assustado com os vícios da máquina pública. A burocracia reina no lugar do pragmatismo causando prejuízos e lentidão.

SEGUNDO ele, a prefeitura de Paranaíba, com 1.127 funcionários, funcionaria sem problemas com até 300 deles a menos. Hoje, a “folha” consome 38% da arrecadação, mas Brachiária admite: é preciso dar aumento salarial.

PARANAÍBA é apenas uma das cidades onde a prefeitura acabou ficando pesada ao longo dos anos. Como demitir tanta gente com estabilidade ou concursada? Emprego na prefeitura sempre foi moeda de troca de candidatos.

CONCLUSÃO: os prefeitos assumem otimistas, imaginando que administrarão nos moldes da iniciativa privada. Depois vem o choque: a prefeitura à caminho da UTI e os remédios para curá-la inexistem ou são caros politicamente.

SÓ LEMBRANDO aos “navegantes de plantão”: O TSE pretende colocar na urna eletrônica em 2010, os nomes e as fotos dos suplentes que aparecerão automaticamente quando o eleitor escolher seu candidato ao Senado.

FINALMENTE vamos poder saber, ao escolher o candidato ao senado, quem poderá eventualmente substituí-lo. Cá entre nós: o perfil dos suplentes que assumiram (20% do atual Senado) é de corar frade de pedra.

À PROPÓSITO: A mosca azul também pousou no deputado Geraldo Resende. Acha ele: “Se o Moka, a Simone e o Valter podem, porque eu não?” Sua bandeira é manjada, mas inteligente: “Dourados merece eleger seu senador”!

PAPO agradável com Roberto G. Nelges, na Associação Odontológica, onde divulguei meu blog (www.manoelafonso.com.br). Ele concorda: os dentistas não participam da vida pública e partidária no Estado. Estão se omitindo!

OS DENTISTAS são mais de dois mil no MS. e poucos deles ocupam cargos eletivos nos municípios. Exemplo: ultima eleição na capital; o representante mais votado da área foi um protético do bairro Moreninhas: 1.500 votos.

CHICO MAIA alerta para a necessidade das classes profissionais se unirem para a defesa corporativista junto aos poderes públicos. Essa é a tendência natural da política.
Odontologia é parte integrante da saúde pública. Portanto...

NO BOLSÃO Excluindo Três Lagoas, as outras cidades com apenas duas candidaturas possíveis: Diogo Tita e Ademar Jr. ( Famasul). Valdeli (Costa Rica) apóia Giroto para a Câmara e não há espaço e votos para outros pretendentes.



OS CANDIDATOS de fora também ajudam a complicar o quadro. Por questões partidárias e “outras”, vereadores se transformam em cabos eleitorais e os votos das pequenas cidades acabam pulverizados. Azar delas!

“SANTO RIGO” Grande a romaria! Prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, ex-vereadores
e eleitores vistos em seu gabinete. Com sua experiência jeitosa consegue atender a todos e se consolida como uma liderança apartidária.

E NÃO TEM JEITO! Pelo visto a Assembléia terá mesmo que entrar na Justiça contra a Enersul. Além de não cumprir o avençado ao final da CPI ainda pede aumento da tarifa à Aneel. Com esse pessoal só mesmo na taca!

SÓ LEMBRANDO: Deputado que não mostrar serviço não vai se reeleger. Não há cadeira cativa na Assembléia. Ficar esperando a mãozinha do governador ou esquema de partido é muita ingenuidade ou amadorismo.

O EXERCÍCIO do mandato deve ser pleno. Na tribuna, nas comissões, secretarias de Governo, no atendimento aos prefeitos, vereadores e lideranças das bases, além de ter habilidade nas costuras políticas e preservação da imagem.

PESQUISAS avaliam quem é quem. A última do IPEMS/Campograndenews/ FM capital/ mostra André liderando nos dois cenários e Zeca com a maior rejeição. André vai bem também em Dourados: 58,12% e Zeca só 17,28%.

OS NÚMEROS da pesquisam derrotam o discurso da oposição que ensaia movimento para agregar vários partidos. O PT local insiste em pegar carona nas ações do Governo Federal, mas o leitor parece saber diferenciar as situações.

BOM EXEMPLO O engenheiro Resende, empresário de sucesso, não se omitiu. Foi para a política em Aquidauana e hoje é o presidente da Câmara. Lembra: se as pessoas de bem se omitem, abrem espaço aos oportunistas.

NO PAPO com esse cidadão, deu para perceber as boas intenções. O ideal é que essa postura se repita em todas as comunidades. Câmara decente e preparada ajuda, até incentiva e obriga uma postura melhor do Executivo.

SEM ESTRELISMO Noto o cuidado do deputado Jerson na abordagem do trabalho da CPI da Enersul. Sempre faz questão de dizer que o mérito das conquistas é de todos os colegas. Assim evita nhenhenhém e chororô.

JOSÉ FELÍCIO Explica a crise dos frigoríficos: “O lucro deles era a fatia de 20% da exportação, exclusiva para a comunidade européia, com preços altos. Com seu fim, o mercado interno não absorve e sobra carne na praça.”

ACESSE MEU BLOG: www.manoelafonso.com.br












O Cassilândianews não se responsabiliza pelas matérias assinadas

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)