Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

26/09/2008 10:45

Leia Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso

TERUEL Pegou mal sua pretensão de “doar” parte de seu aeroporto. Os ônus ao Estado seriam muito maiores que os eventuais benefícios. O falso gesto de grandeza não lhe trará dividendos eleitorais. Um presente de grego.

NEM CRISTO em pessoa mudaria o resultado das eleições na capital. Muito menos o tal Berzoini. Quem o reconheceu nas ruas? Talvez alguns velhinhos indignados com sua medida obrigando-os ao recadastramento no INSS.

DEBATES Além de diminuir o interesse, a presença dos candidatos “nanicos” impede a real avaliação do desempenho dos candidatos mais preparados. O eleitor anda exigente, sem paciência para ouvir “abobrinhas”.

OS CANDIDATOS sempre pedem uma “colher de chᔠna divulgação de seus nomes neste espaço. Mas diante dos riscos de multas pesadíssimas da Justiça Eleitoral a opção adotada por nós é da prudência. O mar não está para peixe.

“BENEFÍCIOS” Depois da licença-maternidade de dois meses vêm aí a licença-maternidade para o pai, de três para quinze dias. Mais encargos para o patrão contratar, quando o mundo adota liberalização das leis trabalhistas.

CANDIDATO a prefeito de Maceió, Sandoval Caju abriu os braços olhando para a estátua do Mal. Floriano e lascou: “dizei a esse povo que me apóia”. Após minutos de silencio da multidão emendou “Obrigado, quem cala consente!

À PROPÓSITO: Sandoval ganhou pelo seu potencial e não pelo “apoio tácito” de Floriano. Por analogia, é inadmissível pensar que qualquer candidato do PT. – mesmo os medíocres, se elejam só com o apoio de Lula.

OS COMÍCIOS nas grandes cidades perderam a importância e o charme de outros tempos. Além da presença maiúscula da televisão, pesam contra eles as determinações da justiça eleitoral que proibiu praticamente tudo.

BALANÇO Deputados já se preparam para contabilizar as eleições. Alguns sairão no lucro porque elegeram prefeitos aliados. Outros, mesmo perdendo, poderão se dar por satisfeitos porque mantiveram seus grupos unidos.

A VISÃO do deputado é pratica e racional em se tratando de eleições municipais. Ele está olhando o potencial dos políticos que integram o grupo local, ao qual está ligado, os quais poderão lhe dar votos no pleito de 2.010.

EXEMPLO: Um deputado da capital apóia um candidato à prefeito de Itaquiraí que perdeu a eleição. Se o parlamentar foi hábil irá estreitar as relações com esses políticos que poderão atuar como seus cabos eleitorais lá na frente.


PESQUISAS Existem para todos os gostos e candidatos. Basta se que pague e pronto.
Infelizmente a Justiça Eleitoral demora a detectar as manobras usuais para se beneficiar esse ou aquele candidato. É muita sacanagem no pedaço.

AS MANOBRAS visam embaraçar o quadro e influenciar aquele contingente eleitoral que ainda não escolheu seu candidato. É aquele eleitor – muito comum no interior – que vota apenas por votar, mas que não quer perder o voto.

“FICHAS SUJAS” Em plena campanha, garantidos pelo TSE. Os partidos são seus avalistas, precisam de seus votos. Onde está a lista dos candidatos à prefeito e vereança “fichas sujas” de todo o país prometida pelo TSE?

O CANDIDATO “ficha suja” confia no jeitinho brasileiro lá na frente junto a Justiça Eleitoral. Ele conhece vários candidatos que se elegeram, terminaram seus mandatos e os processos mofam nas prateleiras oficiais.

E MUDA? Os sucessores da Enersul prometendo nova postura diante do consumidor. Mas bem no dia da posse uma infeliz coincidência: a parte central da capital ficou sem energia e provocou estragos. Cheirando mal agouro.

“COMPANHEIROS” efetivados de forma duvidosa no Governo Zeca já sofrem por antecipação. São grandes as chances do STF acolher a ação proposta pelo Governo atual visando tornar sem efeito aquela manobra petista.

VOLTANDO Nem tanto pelas pesquisas, mas sim pela visibilidade que o exercício do cargo oferece, todos os atuais vereadores têm boas chances de reeleição na capital. Lembro: 5 deles não concorrerão ao pleito.

VELHO LEMBRETE: Para se obter o quociente eleitoral divide-se o número de votos válidos pelo número de vagas (para vereador). Quanto mais votos brancos e nulos, menor será o quociente para o candidato ser eleito.

DEMOCRACIA? A Justiça Eleitoral não respeita a vontade do eleitor e de forma proposital se omite, não divulgando qualquer orientação quanto ao direito do eleitor anular ou votar em branco nas próximas eleições.

ATENÇÃO: Se você votar em branco vai aparecer a seguinte frase no painel do terminal “você está votando em branco”. Dependendo de seus propósitos você poderá simplesmente corrigir ou confirmar o voto em branco.

DETALHE: Quando você eleitor, na intenção de anular seu voto, digitar um número inexistente, aparecerá a frase no visor da urna: “número incorreto, corrija o voto”, que visa desestimular seu propósito. Mas você tem esse direito!

PASSADO: O FANTASMA DO CANDIDATO.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)