Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leia Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso - 26 de junho de 2009 - 09:45

OBJETIVOS As atividades parlamentares são múltiplas, exigem conhecimento e olho clínico, do vereador ao senador. Elas têm dois eixos: da caça ao novo voto e ações que efetivamente beneficiem seu eleitorado.

NO PONTO Não pode haver excesso no agrado à vaidade do eleitor. Outorga de comendas, medalhas, títulos de cidadania e outras homenagens, sem critério na escolha, acabam caindo no ridículo junto a opinião pública.

A TELEVISÃO por assinatura permite a melhor aferição dos parlamentares, em todos os níveis. Discursos sem conteúdo, falta de preparo e intervenções inoportunas figuram mais como regra básica do que exceções.

MEDE-SE a atuação parlamentar pelo nível de seu trabalho e não pelo volume de projetos, moções e indicações. Pedir, criticar é fácil; difícil é a contribuição pessoal para
que o poder público se aperfeiçoe e atenda melhor.

O PARLAMENTAR brasileiro olha muito pra dentro de si e de sua casa/família. Seu ego é indomável, sem medida. Quer sempre mais, não tem auto critica ou bom senso. Será que não sabe que está sendo observado?

EXEMPLOS de grandeza precisam ser assimilados. As barbaridades no Congresso é reflexo do que ocorre na base. Os congressistas começaram a aprender a malandragem onde? Não é preciso ser sábio para responder.

O MANDATO não é eterno (Sarney está sentido isso). Mas a imprensa fica! É como o Juiz de Direito; um dia se aposenta, mas o advogado continua no fórum. Podem se encontrarem, mas em situação diferente.

PERFUMARIA Projeto de Jr. Mochi denomina Bandeirantes como “Portal do Norte”. Tentei entender, foi em vão. Acrescentará o que à cidade? Fico matutando: advogado, Mochi poderia priorizar temas mais significativos.

INICIATIVA do atento Marcio Fernandes institui o Dia do Vigilante. Nada contra, mas não seria mais emblemático questionar as condições laborais da classe? Focar no varejo é cabível na vereança. Na Assembléia não!

DEPUTADO na tribuna, por exemplo, cai bem, proporciona visibilidade e enseja exposição de interesses e conhecimentos. O momento social/político do país é tema que os parlamentares deveriam debater na tribuna.

O DEBATE integra o núcleo do mandato. Sem ele o parlamentar fica opaco. Prova disso é que nas pesquisas, os parlamentares mais lembrados pelo eleitor são os mais expostos, na tribuna, debates e nas entrevistas.



OS JORNALISTAS que freqüentam os parlamentos podem não escrever, mas sabem distinguir quem é quem: os indispensáveis, dos meros figurantes; os que tem vontade de aprender, os que se reelegerão, dos que dançarão.

DÚVIDA ATROZ! Amor pelas gordas diárias que recebem ou amor pelas suas cidades? Vereadores interioranos freqüentam tanto a capital que logo vão querer transferir o mandato para Campo Grande. Ô raça!

PERGUNTO? Quais serão as novas descobertas do Senado? Não se pode ignorar como sugere Lula, sob o argumento de que “sempre existiu e que a imprensa tem predileção pela desgraça.” O que é isso companheiro?

FROUXIDÃO Viram o povo no Iran? É o mais recente exemplo de conscientização e cidadania. Aqui, nem uma faixa ou cartaz nas ruas protestando contra os escândalos de Brasília. Por bem menos que isso, o PT ia às ruas.

PERA LÁ! Só porque a economia vai bem, os políticos aliados do Governo podem roubar à vontade? E Lula vem com a conversa fiada de que o Sarney merece respeito pelo seu passado! Diga-me com quem andas...

“CURIOSO” Nem só um pio dos deputados petistas daqui sobre os escândalos do Senado. Em “off” criticam Sarney, mas não soltam o verbo na tribuna. Aliás, também Zeca do PT não gosta de falar sobre o assunto.

FRAGELLI era presidente do Senado quando Roseana e mais 59 (assessores técnicos) embarcaram no trem da alegria do Senado em 14/01/85. Matéria da Veja de 14/05/86 republicada agora em sites, denuncia o fato.

QUESTIONADO sobre o fato, Fragelli argumentou: “Não posso brigar com o Presidente da República”.Errou feio! Em janeiro de 1985 Sarney era apenas candidato a vice de Tancredo. Conclusão: Fragelli amarelou.

NO INCRA... A saída de Flodoaldo é uma derrota para o senador Valter Pereira. Aliás, desde a sua posse ele vinha enfrentando oposição no órgão, uma caixa de maribondos. Valdir Nascimento, do quadro, é o substituto.

E AGORA? R$203,9 mil – o valor que o ex-prefeito de Bonito – Geraldo Marques, terá que devolver por cobrança indevida de visitas à gruta azul. A decisão do TC atende denúncia do MPE. Brincou com fogo e se queimou.

A NOVELA Zeca-Delcídio-Amarildo vai cansando a gente. A cada dia uma nova notícia exatamente para ocupar espaço na mídia. O PT é complicado: parece repartição pública: só funciona dentro no horário.

Acesse www.manoelafonso.com.br e leia meu blog













O Cassilândianews não se responsabiliza por matérias assinadas

SIGA-NOS NO Google News