Cassilândia, Quinta-feira, 23 de Fevereiro de 2017

Últimas Notícias

25/03/2011 11:48

Leia Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso

Amplavisão 732

LÚDIO mostrou: para viver muito e bem, é preciso se reinventar ao longo do caminho, sem abandonar o código moral de conduta. Observador, aprendeu muito e se oxigenou na prefeitura e Senado. Um modelo único, incomparável!

AS RECEITAS dele eram marcadas pela simplicidade. Rico, elogiava Lula e admitia os benefícios da Reforma Agrária. Sabia cativar: Ligava-me agradecendo os elogios na coluna. Aliás, isso é raridade nos homens públicos.

FICHA LIMPA Quem tem razoável noção de direito sabe que esse projeto peca pela sua inconstitucionalidade. Esqueceram o princípio da anterioridade da lei e o princípio da presunção da inocência, previstos na Constituição.

PASMEM! Para entrar em vigor, a lei deveria ter sido sancionada 12 meses antes. No caso presente, em nome da pretensa moralidade, o “Ficha Limpa” entrou em vigor em pleno período eleitoral. Uma espécie de atropelamento do direito.

O CIDADÃO é tido como culpado (impedido de sair candidato) quando perde em todas as instâncias da Justiça. Está no texto constitucional. Quem garante que o réu não possa reformar a sentença no STF ou no TSE? Caso de Maluf.

EXEMPLO-1 Considerado culpado no TRE, Dagoberto foi enquadrado no Ficha Limpa. Uma decisão de colegiado (vários juízes), mas que não é definitiva, passível de recurso previsto na legislação com garantia constitucional.

EXEMPLO-2 O casal Capiberibe (Amapá) caiu no Ficha Limpa. Provou-se agora que a acusação de compra de 2 votos por R$26,00 fora armação de adversários. Com isso ele assumirá como senador e sua mulher na Câmara Federal.

O DIREITO tem que ser visto à luz da lei, sem paixões ou arroubos ideológicos. Não há que aplaudir a Ficha Limpa porque finalmente puniria Jader, Maluf e outros. Por que nossos ilustres ministros do STF demoraram tanto para decidir?

E MAIS... Difícil garantir que o Ficha Limpa possa ser aplicado nas eleições de 2012. Políticos condenados em 2ª. instância, pretensos candidatos, impetraram ou impetrarão recursos para reverter a sentença. Concordam?

A SAÍDA seria a OAB – por exemplo – pedir ao STF para analisar o Ficha Lima – artigo por artigo - pronunciando-se definitivamente sobre a constitucionalidade dela. Mas isso há de ser urgente, sob pena de se repetir esse imbróglio.

LEMBRO: Somos os recordistas de leis inconstitucionais pela Justiça. Mais de 5 mil desde 1988. Nos “USA”, apenas 35. Aqui o STF entrou na vida do cidadão e o protagonismo político fica evidente nas mais diferentes situações.

A SUCESSÃO de Nelsinho provoca comentários e o natural exercício da imaginação na mídia. Mas é legítimo o direito de cada pretendente, independentemente de sigla, ponderar, reivindicar e tentar se viabilizar politicamente.

O NOTICIÁRIO tem mostrado André e Nelsinho parceiros. Azar do PT. Os partidos da base de sustentação deles estão revigorados: Edil, Marun, Siufi, Mandeta e Giroto se apresentam como nomes que preenchem os requisitos.

EVIDENTE que falta muito tempo e vem aí a esperada “Lei da janela”, possibilitando a troca de partidos. O PT sonha conquistar a capital para ajudar Delcídio em 2014. Zeca, Vander, ou mesmo com Dagoberto seriam as opções iniciais.

A ESTRATÉGIA de André-Nelsinho é não castrar candidaturas da base aliada no 1º turno. Cada qual teria seu discurso. No eventual 2º turno a “tropa” estaria reunida em torno de um só candidato. Com jeito tudo é possível.

LEMBRANDO: Quem tem a caneta instrumentaliza acordos eleitorais. É aí que reside outra vantagem para os adversários do PT. Questiono: Campo Grande é prioridade, é cidade estratégica nas contas políticas do Palácio do Planalto?

LENDAS...Zeca sempre vendeu bem a ilusão de que suas relações com Lula seriam garantia de ajuda e atenção especial. Não é bem assim. Zeca é mais um dentre tantos companheiros que Lula tem espalhados pelo Brasil afora. Ou não?

ELEIÇÃO para cargo Executivo difere do pleito para cargos legislativos. Na primeira a pessoalidade fala alto e as comparações são inevitáveis. Na segunda pesa mais o conjunto de fatores e a análise de momento do eleitor.

GANGORRA Ganha Dilma; perde Alckmin e Serra com a saída de Kassab e Afif do DEM. Alckmin terá que repensar suas ambições. Esse papo de “oposição responsável” do PSD não engana ninguém. Kassab sonha com o Governo Paulista.

DILMA Sua aprovação é fruto de seu estilo técnico competente sem obsessão de atrair os holofotes, como fazia seu antecessor. Aliás, os elogios vão criando um clima de constrangimento e ciumeira junto aos “mais chegados de Lula”.

PAULO DUARTE Vereadores da capital precisavam ter ouvido seu discurso sobre o álcool entre os jovens. Citou a “Lei Seca” ignorada, a propaganda “open bar” nos eventos artísticos e as cenas deprimentes nos Postos de Gasolina.

A DESVALORIZAÇÃO imobiliária devido a proximidade das conveniências e postos de gasolina é real. Mas o peso eleitoral/comercial supera a Lei do Silêncio e o sagrado direito de dormir para trabalhar no dia seguinte. Até quando?

O Cassilândia News não se responsabiliza por artigos ou opiniões com autoria.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 23 de Fevereiro de 2017
Quarta, 22 de Fevereiro de 2017
13:30
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Terça, 21 de Fevereiro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)