Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leia Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso - 24 de dezembro de 2009 - 07:31

OMISSÃO Se os capazes e bem intencionados desviam da política, acaba sobrando espaço e oportunidades para aqueles espertos e nem sempre de boa idoneidade. Isso ocorre no Brasil inteiro e não há sinais de mudança.

NO SAGUÃO da AL. freqüentemente pintam nomes desta ou daquela cidade com pretensões eleitorais em 2010. Mas na apuração dos perfis há mais preocupação do que entusiasmo. Raríssimo os casos positivos.

PENSO: O pretendente, além de base eleitoral, há que ter um currículo realmente convincente, diferenciado, que consiga motivar a opinião pública. A mídia, que cria falsos ídolos, sempre é a primeira a desnudá-los.

COLLOR é um exemplo em nível nacional, mas não pode ser ignorado nos patamares inferiores da política. Notícias encomendadas e matérias pagas nem sempre funcionam. O eleitor é mais esperto do que se pensa.

PERGUNTO: Apenas vaidade ou conscientização de sacrifício até em busca do bem estar da sua comunidade? Essa é a questão que deve ser posta na análise dos nomes que sonham principalmente com uma cadeira na AL.

CÂMARA. Londres tem opinião genial sobre o assunto. Lembra: para ser um bom deputado em Brasília, há que ser especialista em alguma área específica. Sem essa condição, você vira um anônimo, “João Ninguém”.

QUANTOS deputados daqui marcaram presença efetivamente na Câmara? Quantos deles são lembrados até hoje? Aliás, a própria insignificância do Estado acaba jogando seus representantes no chamado baixo clero.

“O SOMBRA” No livro “Honoráveis Bandidos” há referência ao irmão de Dante de Oliveira. Ele se deu bem como sócio (de gente do Sarney) de empresa que construía linhões da Eletronorte. Dante não sabia disso?

A IMPRENSA tem que divulgar sim fatos como esse, mostrando como é usado a influência do poder neste país. É legal? Bem...até pode ser nos discutíveis conceitos que vigoram por aí. Mas moralmente é um desastre.

CANSO mas não desisto de insistir no assunto: como é que um governador, deputado, prefeito e senador, apesar das atribuições do cargo, consegue achar tempo para outras atividades que “justifiquem” aumento patrimonial?

OS EXEMPLOS estão aí na nossa barba. Gente que praticamente não tinha nada, entrou na política e se ajeitou financeiramente. Quem é honesto sabe: construir hoje um patrimônio de forma lícita não é fácil. Ou é?





LEIS SAFADAS Como pode um cidadão ter várias aposentadorias obesas? As leis de encomenda permitem essas manobras amorais. Na outra ponta, milhares de cidadãos que ralaram a vida inteira, vivendo de salário mínimo.

O ASSUNTO fazia parte do falso discurso petista quando Lula era só sindicalista. No poder, ele jamais tocou na questão, Diga-se de passagem, ele e seus companheiros são também beneficiários desta esperteza.

“ACORDOU?” Eis que o nobre deputado petista Biscaia chegou a inédita conclusão que a corrupção contaminou o PT. Pô! Até sorveteiro de rua sabe das maracutaias da “cumpanheirada”. Menos...Biscaia...menos, please!

EX-DEPUTADO Figueiró concordando com o teor da nossa última coluna sobre a sucessão estadual. Experiente, ele ironizou dizendo que “André só perderá para ele mesmo, caso continue dando tiro no próprio pé”.

CARLOS CHAGAS: “Rebelem-se contra o preconceito dos que pretendem resumir a vida a um sistema. Insurjam-se diante das doutrinas, ideologias ou modelos que se apregoam dispor de resposta para todas as perguntas....

EMPURREM para o fundo da estante livros que se imaginam repositórios de toda a verdade e conhecimento. Sacudam a poeira da intolerância dos que apresentam o ser humano como simples conjunto químico dotado de inteligência...

MAS RELEGUEM ao lixo da história a concepção oposta, de que precisamos nos conformar com a injustiça, a fome, a miséria, o sofrimento nesta vida, para recebermos a compensação numa incerta vida futura...

LEVANTEM-SE contra a teoria das ditaduras, tanto quando contra a ditadura das teorias. Cultivem o senso grave da ordem e o anseio irresistível da liberdade.” (Trecho do discurso de formatura de jornalistas da UFB)

CARONA NATALINA” A mídia sem razão para reclamar dos generosidade dos políticos. As mensagens recheadas de “canduras” estão aí, nas rádios, jornais, revistas e outdoors. Todos candidatos a beatificação. De leve...

SEGUNDO o Ibope, Bernal é o radialista mais ouvido da capital. Como seu programa é transmitido via satélite para outras cidades, presume-se que sua votação para a AL possa superar a marca dos 30 mil votos. Anote aí!

PONTO FINAL: “Se você quiser um ano de prosperidade, cultive grãos. Se você quiser dez anos de prosperidade, cultive arvores. Se você quiser cem anos de prosperidade, cultive pessoas. FELIZ NATAL, BOM 2010!

SIGA-NOS NO Google News