Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leia Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso - 24 de agosto de 2007 - 09:48

CAPITAL & 108 ANOS “A cidade é uma para quem a olha pela primeira vez, outra para quem chega para ficar, outra para quem nunca a vai deixar.” (Ítalo Calvino) “Um homem é seu país, sua cidade, seu bairro, sua casa, seus vizinhos e seus amigos.”
(Jorge Luiz Borges).

A CIDADE avançou nas mãos de Nelsinho. Com seu jeito de quem nasceu aqui, ele se preocupa com a questão social. Quer a cidade mais humana! O prefeito encanta com seu estilo simples, aberto e tolerante. É o “know-how” Trad.

URUCUBACA? Marilu, Levy, Juvêncio, Marcelo e Schimidt ocuparam a mesma sala do Edifício Rio Negro para comando de campanha em eleições diferentes e se deram mal . O novo inquilino do local é Zeca do PT. É esperar...

SEM ILUSÕES Zeca não será candidato à prefeito da capital. Sabe do canhão que Nelsinho e André têm em mãos. Já Delcídio, quer mesmo é administrar aquela grana preta que vem do PAC para se fortalecer politicamente.

UTOPIA Aproveitar o prédio inacabado daquele hotel na Av. Afonso Pena para abrigar a Justiça Federal? E o custo? E as adaptações? E o transito infernal na área? O poder público adora gastar o dinheiro do contribuinte.

ALEGAM que o prédio atual – apesar de relativamente novo, seria incompatível. E pergunto: quem aprovou aquela planta anti-funcional, horrorosa, cheia de labirintos? Ora! Os tecnocratas da “gloriosa” administração pública!

CHAGAS Os políticos brigam pela direção da Funasa, e os barbeiros proliferam em Pedro Gomes, segundo o vereador Roberto “Enfermeiro”. A demora no repasse da verba ao município prejudicou o combate ao inseto transmissor.

BLEFE Em 2.000, Mochi ganhava de Schimidt nas pesquisas. Um pai de santo do Rio, veio de jatinho para virar o jogo, levou uma grana preta mas a vitória de Mochi foi de 6.629 votos. Até hoje procuram pelo tal milagreiro.

O COLÉGIO eleitoral pesa. Figueirão tem o menor deles - 1970 eleitores. É pouco em termos de representação política. Comparando: Só o borracheiro Zé Goiaba, obteve 1972 votos para vereança da capital. E é o 27º suplente.

ANDRÉ É comparado à Pedrossian também pelo estilo intransigente na relação com a classe política. Deputados aliados bicudos! E lembro: Jânio, Collor e Pedrossian se deram mal exatamente por isso. Devagar com o andor...

A RELAÇÃO entre Governo e deputados deve ser harmoniosa e não turbulenta como tem sido em alguns episódios. Vetos, projetos do Executivo enviados sem consultas e diálogo, geram insatisfação na base aliada.





BOM SENSO É o que não tem faltado à presidência da Assembléia nas matérias que envolvem assuntos polêmicos. Bem ao seu estilo conciliador, o deputado Jerson agrega
situação e oposição e mantém o diálogo em bom nível.

OS ADVOGADOS esperam que o sucessor de Stephanini no TJ. tenha o mesmo perfil: cultura jurídica, experiência na batalha diária do fórum, equilíbrio e simplicidade no relacionamento. Lugar de pavão é no zoológico.

O ALERTA Estive com o jornalista Carlos Voges após o enfarto que resultou em duas pontes de safena. Um relato que sensibiliza e alerta à todos que estão levando essa vida estressada e equivocada. A vontade de Voges em viver venceu.

SINAL DOS TEMPOS Quem diria hein! Neste festival de troca partidário até o PT deve perder muita gente insatisfeita. Neste rol, rumo ao PSDB, Ramão Cabreira, irmão do presidente Mariano. Ele vai atuar com o vereador Silveira.

COMPARAÇÃO Que bom seria se os políticos tivessem a fidelidade do torcedor de futebol, que chora, grita e sofre pelo time, independentemente de resultados ou falta de títulos. Imaginem um corinthiano virando palmeirense!

CANHÃO ELEITORAL 25% dos brasileiros são beneficiados pelo Bolsa Família; 50% deles no Nordeste; 56% analfabetos e 11% não trabalham. Como lembra Mariano Cabreira, presidente do PT: “não é fácil vencer esse canhão.”

SIMPLES Toninho Russo, suplente da senadora Marisa, esteve na Assembléia e pelo jeito está gostando dos corredores do poder. Mas continua aquela figura simpática de antes no trato com as pessoas. Questão de berço.

“CANSEI” Inspirados pelo movimento paulista, campograndenses preparam para o 7 de setembro manifestação com direito a passeata com faixas e camisetas. “Quem tem boca vaia o Lula. Quem tem boquinha fica quieto”.

POLÍTICA & FUTEBOL A idéia do vereador Vanderley Cabeludo, antes ironizada, já é vista com seriedade após Nelsinho encampar a proposta de sediar jogos da Copa do Mundo em 2.014. O projeto é ousado, mas perfeitamente viável.

O VEREADOR EDYL é outro entusiasta pelo citado projeto. Aliás, o atual presidente tem aberto as portas da Câmara aos segmentos do esporte em geral. Acha que à exemplo da cultura, o esporte é excelente forma de inclusão social.

DA LEITORA “...e vai dar em que essa peça teatral que o STF começou a encenar?
Todas as noites seremos reféns da mesmice do noticiário, que pela sua complexidade e morosidade da Justiça terminará em pizza. Mais uma.”

“E como diz Jader Barbalho, que é do ramo: a reputação do Renan está tão limpa quanto à tampa da privada.” (Millor Fernandes)

SIGA-NOS NO Google News