Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leia Amplavisão, por Manoel Afonso

23 de dezembro de 2011 - 14:41

BALANÇO A reforma tributária e a reforma política foram adiadas mais uma vez no Congresso. Pesquisei e não achei uma só matéria que atendesse a grande aspiração da população. A tal ‘Lei das Palmadas’ é o retrato do Congresso.
MESMICE De um lado a oposição, sem consistência e lideranças de peso. De outro os parlamentares interessados em defender o Governo, mas cegos pela obsessão de levar vantagens eleitoreiras. Continuam pensando no varejo.
O GOVERNO pensa eleitoralmente. E só. Vai empurrando com a barriga de olho nas eleições de 2012 e 2014. A exemplo de FHC e Lula, Dilma não tem interesse em tentar agregar as forças políticas num projeto nacional. Tem medo.
QUESTÕES: É certa a carga tributária e a distribuição destes recursos aos Estados e cidades? O Governo gasta certo na saúde e educação? A Previdência está no caminho certo? O sistema eleitoral que aí está passa que tipo de confiabilidade?
OS PARTIDOS perderam a credibilidade. Viraram siglas de aluguel que atendem a interesses pouco confiáveis. Os acordos às vésperas das convenções passam pelo ‘boca do caixa’ e promessas de vantagens e cargos. Uma vergonha!
INCOERÊNCIA Se Lula bateu duro no esquema da reeleição de FHC, também não implementou as reformas. Ficaram no palanque. A ‘governabilidade’ via ‘Mensalão’ e o ‘acerto com Sarney e cia’ desnudou de vez o PT.
O DISCURSO do PT é outro: optou malandramente pelo ‘partido do desenvolvimento e inclusão social’. Nenhuma alusão a moral/honestidade na administração pública. Mas não se constrói um grande país apenas com cestas básicas.
DILMA Segue o manual deixado por Lula. Joga para a torcida, mas faz vista grossa para as bandalheiras. Os ministros só caíram graças a carga pesada da imprensa. Repito: ela é hoje o único reduto oposicionista confiável aos olhos da opinião pública.
FRASES POLÍTICAS: “Povo é bom visto do palanque. Bom não é ser governo. É ser amigo do governo. A luz que vai na frente é a que clareia mais. Opinião pública é cheque sem fundo. Falar não sei, mas sei dizer.”
MOKA não decepcionou neste primeiro ano de mandato no Senado. E mais: com 7 anos pela frente, terá bom tempo para costurar com calma e habilidade seu projeto pessoal. Detalhe: ele continua forte dentro do PMDB.
O TIROTEIO continua. O CNJ em confronto com entidades dos magistrados. As acusações são de arrepiar. Num país onde o processo do Mensalão cairá na prescrição, nada pode ser levado a sério. A exceção é o ‘jeitinho brasileiro’.
DÚVIDAS Será que a redenção do futebol no MS passa pela transmissão direta dos jogos pela televisão? Será essa alternativa não diminuirá ainda mais o número de torcedores nos estádios? Sinceramente, estou pagando pra ver!
MUDANÇAS-1 Quantos cartões de ‘boas festas’ você recebeu? Pois é! Eles tomaram o mesmo rumo das cartas manuscritas: viraram raridade. Prova que as relações humanas estão se tornando cada vez mais impessoais. Não é?
MUDANÇAS-2 Curtir as férias na casa dos parentes é página virada. Eles estão cada vez mais ‘distantes’, com outros planos e sem tempo para as obrigações de anfitrião. Férias na ‘casa dos tios’, nunca mais. Só em livros de memória.
MUDANÇAS-3 Por razões diversas, as casas diminuíram, a família também. Temos agora uma geração sem muitos primos, sem aqueles laços familiares tradicionais. Os jovens vão sentir falta disso lá na frente, em outra fase. Se vão...
MUDANÇAS-4 No passado os clubes ficavam lotados com o tradicional baile do ‘Reveillon’. Era o evento charmoso, emblemático até. Hoje isso acabou: a família se dividiu e cada qual com sua ‘tribo’, na praia e baladas.
PREOCUPA A facilidade do crédito fazendo vítimas. Pessoas inexperientes se iludem e acabam piorando a sua situação. Os empréstimos aos aposentados, por exemplo, tem-se mostrado mais nocivos que benéficos por várias razões.
AS NOTÍCIAS mostram filhos e netos ‘mamando’ na aposentadoria dos ‘velhos’. Além disso, esses ‘folgados’ também ficam com o dinheiro obtido com empréstimos consignados em nome dos titulares da aposentadoria.
CALMA LÁ! Parentes de vítimas criticam o ‘indulto natalino’. Ora! O beneficiado tem que esperar preso o processo que demora até 6 meses e o benefício não pode ser confundido com a chamada ‘saída’ de Natal. Entendeu?

A OPINIÃO pública é implacável com infratores da lei e se depender dela o ‘apenado’ terá poucas chances de se recuperar. Mas lembro: temos 500 mil pessoas nas cadeias em condições que deixam a desejar. Qual a outra saída?

REFLEXÕES:“Não se iluda, nada muda se você não mudar. O melhor livro de moral é a nossa consciência. O esquecimento é o adubo que nutre a impunidade. O ilícito não adquire legitimidade graças ao decurso de prazo.”

O QUADRO Sai a imagem Papai Noel, entra o clima preocupante: a exaltação ao consumismo, a confusão nas rodoviárias, o apagão aéreo, engarrafamento nas rodovias, aumento de acidentes e de suicídios. E o aniversariante, esquecido!

FELIZ NATAL...PAZ E MUITA SAÚDE EM 2012!

O Cassilândia News não se responsabiliza por artigos ou opiniões com autoria.

SIGA-NOS NO Google News