Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leia Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso* - 23 de outubro de 2009 - 08:32

1-DO LULA: Só cheguei à Presidência porque teimei. A transferência de voto não é como passe da mágica. Quando o cidadão tem mágoa, só ele sofre. Dilma é a mais competente gerente que o Estado teve.

2-LULA: A Dilma no governo tem de criar a cara dela. A manutenção do Sarney era questão se segurança institucional. Minha relação com Collor é a do presidente com um senador da base. No Brasil, Jesus teria que se aliar a Judas.

3-LULA: “Não acho que o papel da imprensa é fiscalizar. É informar...tem que ser o grande órgão informador da opinião pública...pode ser de elogios, de denúncias sobre o governo...” (sobre o papel da imprensa)

BOBAGEM A crise começou em 2008; os avisos diários e muitos prefeitos optaram por ignorar. Hoje reclamam! Mas pergunto: será que fizeram a lição de casa, cortaram gastos e demitiram cabos eleitorais e apaniguados?

PREFEITO tem que gerir o município como ele administra sua casa, empresa, fazenda e seus gastos pessoais. O ex-prefeito Lúdio aconselhava: só se gasta o que tem. É neste quadro que se sabe... quem é quem.

DICAS ELEITORAIS: Pássaros iguais costumam voar juntos. As cidades misturadas, mas alguns padrões seus ainda podem ser avaliados. Gente do mesmo bairro costuma ter os mesmos hábitos de consumo e ideologia.

AS DEDUÇÕES acima são do cientista Peter Giangreco, chefe de marqueting direto da campanha de Obama. Ele se baseou nas informações do banco de dados dos eleitores para descobrir o perfil e desejos deles.

CONCLUSÃO: não basta ter o melhor candidato; é preciso adotar estratégias, com pesquisas internas dos partidos para identificar os diferentes grupos de eleitores. Quem souber sensibilizá-los ganhará a eleição presidencial.

PENSO: O programa na TV. não é o início. É o resumo do programa de campanha. Vai direcionar, por exemplo, seu fóco contra alvos determinados, eleitores indecisos ou aspectos de seu candidato ou do adversário.

A MÍDIA terá força incomum no pleito de 2010. Levem a sério a força da internet e de seus usuários. Eles são formadores de opinião pública no meio em que vivem. Obama reconhece: venceu com ajuda dos “blogueiros”.

NA MIRA Só Marisa, Valter, Moka e Nelson Trad assinaram a CPI do MST. Será que os demais parlamentares ignoram que a questão da terra é crucial para o futuro do MS? Os produtores rurais devem ignorá-los em 2010.






PARLAMENTAR não tem o direito de se omitir quando o assunto está relacionado ao seu Estado. Se a CPI tivesse o objetivo investigar a construção naval ou do Metrô, por exemplo, essa postura não teria tão grave.

A DESORDEM promovida pelo MST é notória e repudiada pela opinião pública. A mídia tem mostrado tudo isso. Mas Parlamentares daqui preferem ser fieis ao partido e a política de São Francisco de Assis junto ao Planalto.

PAUSA? A viagem de André desarma Zeca para ocupar espaço na mídia com críticas. Afinal não é uma viagem turística e sim busca de investimentos. É possível que Zeca coloque Schimidt para criticar em seu lugar.

VIÉS IDEOLÓGICO A solução da questão indígena passa pela aquisição de terras para acomodar as tribos aqui no Estado. Já que o país vai bem, como diz Lula, basta aprovar a PEC para fazer a reserva no Orçamento.

O PROBLEMA é a resistência ideológica no Planalto, fomentada pela Igreja, ONGs e setores do Governo. Mas o deputado Amarildo disse-me que é à favor da manutenção dos produtores e compra de outras terras para os índios.

OS ÍNDIOS representam um filão eleitoral para alguns políticos. Eles se apresentam como defensores das minorias, atraindo a atenção da imprensa. As igrejas, de um modo geral, faturam em cima das nações indígenas. Ou não?

FARMÁCIAS Vender só remédios ou adotar o estilo americano, vendendo outros produtos? A decisão recente do STJ decidiu pela primeira hipótese e deve pesar nas futuras decisões do nosso TJ inclusive. É esperar!

DILMA: Eu não tinha ouvido Tomei conhecimento pela imprensa. Isso não aconteceu, até porque era impossível fazer isso (Mensalão). Não havia possibilidade. Não houve nem vantagem financeira, nem de qualquer outro tipo.

DO LEITOR: Polanski transou com uma menor em 1977, nos “States” e fugiu; preso na Suíça, será deportado e julgado. Aqui o promotor Igor matou a mulher grávida, fugiu e não ficará nem 4 anos preso. Dá pra comparar?

RESPONDO: Imaginar um Promotor de Justiça preso no Brasil é utopia. A pena de 16 anos e 4 meses do Igor é ínfima pela brutalidade e circunstâncias dos crimes. Outros colegas seus, também matadores, estão aí numa boa

FUNDERSUL & CANA Os prefeitos querem, mas o Governo já avisou que não! Ele teme que a taxação sobre a produção de cana espante as empresas. Criar imposto neste país virou rotina. Aprenderam com o Planalto!

* É comentarista da TV Record/MS





O Cassilândianews não se responsabiliza por artigos com autoria

SIGA-NOS NO Google News