Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leia Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso* - 23 de julho de 2010 - 10:01

A ÚLTIMA pesquisa realizada pelo Ibrape mostra um dado interessante: Na “Grande Dourados” a diferença entre Serra e Dilma é de 29 pontos e na capital é de 8 pontos. Os números seriam reflexos do quadro da sucessão estadual?

DÚVIDAS existem entre o possível atrelamento da disputa estadual com a sucessão do Planalto. Alguns defendem que uma influencia a outra, enquanto outros acham que o eleitor consegue separar eleições e candidatos . Será?

NOVAMENTE o horário gratuito na TV é aguardado com expectativa. Quem está em desvantagem aposta naqueles minutos preciosos para reverter. Mas só isso não basta: Ulysses Guimarães tinha o maior tempo e dançou.

O PALANQUE eletrônico para dar certo, tem que reunir vários ingredientes. Carisma do candidato e objetividade da mensagem são as peças chaves. Marqueteiro ajuda mas não faz milagre para mudar a voz e o rosto do candidato.

A DIFERENÇA de 10 pontos em prol de Serra pode ser considerada aceitável diante de vários aspectos que envolvem o embate. A dúvida: Lula será mesmo o grande fator a ponto de minimizar o prestígio de André?

A PESQUISA mostra um dado relevante: metade do eleitorado ainda está indecisa. Será por falta de informação, comodismo ou excesso de critério na avaliação dos candidatos? Aí sim o palanque eletrônico pode decidir!

OTIMISTA Falei com o Edil e ele disse estar feliz com a crescente receptividade do nome de Murilo. Edil lembra que Murilo é leve, sem arestas que possam prejudicar apoiamentos. As novas pesquisas devem mostrar isso.

ZECA tenta criar fatos novos para dar impressão que a campanha local pode criar um cenário violento, como no nordeste por exemplo. Esse papo de pedir a presença da Guarda Nacional é um jogo de marketing manjado.

VANDER investiu firme com suas emendas em dezenas de cidades do interior e agora deve ser recompensado nas urnas. Tenho conversado com prefeitos e vereadores que elogiam seu trabalho neste sentido. Está reeleito!

DEPUTADO Jerson é outro parlamentar bem cotado entre as lideranças interioranas. Têm conseguido manter aquela relação proveitosa com lideranças diversas ao longo de seus mandatos. E nesta hora isso pesa muito. E como!

“ARTISTA” Prefeito do interior revelando no saguão da AL, que a presença de Delcídio em sua cidade provoca um auê danado. Mocinhas, marmanjos, jovens e donas de casas fazem fila para tirar foto com o senador.




DOLORIDA! Um em cada cinco eleitores não foi à escola ou é analfabeto; 35% deles no Nordeste e 12% no Sudeste. É aí que se explica o voto de cabresto, hoje representado pelo Bolsa Família. Como se diz: é mole ou quer mais?

DRA. SUZANA Camargo era a 1ª. da lista, mas a escolhida para o STJ foi Maria Isabel, mulher de Walton Rodrigues, presidente do TCU, que tirou da pauta o processo envolvendo as cartilhas do PT pagas pelo Governo Lula.

A NOTÍCIA foi publicada na revista Época e mostra a “coincidência” entre a escolha e a retirada de pauta do constrangedor processo no TCU. Se é esse o critério pessoal de Lula, o dr. Odilon tem chance zero de chegar ao STF.

CAIU A MÁSCARA do vice presidente José Alencar, tido por Lula como exemplo de cidadania. Ao negar a paternidade de uma filha de 55 anos, reconhecida agora pela Justiça, perdeu aquela falsa áurea de intocável.

“ENGRAÇADO” Na hora do prazer tudo bem! Mas depois fogem da paternidade, como se fosse câncer. No caso de José de Alencar, foi alegado inclusive que a mãe era prostituta. Pergunto: e puta não pode ser mãe? De leve...

LEMBRO: A opinião pública, ao mesmo tempo em que idolatra Pelé, não o perdoa por ter renegado uma filha. Idêntica postura se aplica a José de Alencar: solidariza com sua frágil saúde, mas não comunga com essa sua postura.

MEMÓRIA Dono da “Cobertores Parayba”, Severo Gomes virou senador e ministro na Revolução e morreu junto com Ulysses Guimarães. Depois se descobriu que não era bom patrão e inclusive tinha ojeriza de pagar impostos.

EXEMPLOS como esse leva-nos a questionar as reais intenções de empresários que se aventuram na política. Dezenas deles habitam o Congresso, utilizando-se o canal de influências para levar vantagens diversas. Alguma dúvida?

O BALCÃO de negócios do Congresso é tão antigo quanto a República. Amizades com ministros, diretores de estatais e autarquias são construídas por interesses diversos e os dividendos financeiros podem ser espetaculares.

O PROGRESSO atrai gente! É caso da bem cuidada Sidrolândia, que pulou (34,01%) de 16.762 eleitores para 26.484 votos. Pela proximidade com a capital, deve atrair dezenas de candidatos na busca frenética de votos.

OS NÚMEROS do TRE mostram que as mulheres são maioria no MS. Mas isso não reflete na preferência do eleitor. Basta olhar na AL, prefeituras e câmaras municipais. As mulheres ainda são machistas na hora do voto.


Manoel Afonso* é comentarista da TV Record/MS, escreve para dezenas de jornais e sites do Estado de MS





O Cassilandianews nãose responsabiliza por artigos ou opiniões com autoria

SIGA-NOS NO Google News