Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leia Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso - 23 de janeiro de 2009 - 10:25

ZECA & DELCÍDIO Em tempo de férias a mídia antecipa o debate sobre ambos. No retrovisor as diferenças entre eles são maiores que as identidades. Zeca se agarra na sua militância local e Delcídio na projeção por mérito pessoal.

DE NOVO? “Os admiráveis” suplentes a vereança querem porque querem a boquinha e já falam em reativar o movimento neste sentido. É como se fossem imprescindíveis ao desenvolvimento das cidades. Falta-lhes “desconfiômetro”.

“ENGRAÇADO” Com uma mão a Enersul se posta de caridosa doando geladeiras. Ao mesmo tempo ela usa a outra mão para enfiar a faca no consumidor reajustando a tarifa. É legal o aumento? Aproveitam o recesso da Assembléia?

IMPOTENTE? As demissões aumentam e até agora só o ministro Carlos Lupi andou falando alguma coisa. Os demais se calaram, inclusive Dilma. Para quem é candidata ela está tendo uma postura tímida, que beira a omissão.

“MAU EXEMPLO” Onde está a ética? Será o Benedito! Ganha força a notícia de que parentes de vereadores seriam contemplados com cargos na Câmara Municipal da capital. Confesso que não acredito, mas é esperar!

TEMA antigo: “Mauricinhos” no mundo do crime na capital. Não há Disney, carrão e mordomias que compensem a falta da presença e autoridade dos pais. A quebra do núcleo da família brasileira apresenta fratura exposta grave.

ADOLESCENTES protegidos pelo escudo da impunidade estão aí nas ruas. Como dizia o irônico Otto Lara Rezende: “a psicanálise é a maneira mais rápida e objetiva de ensinar as pessoas a odiar o pai, a mãe e os melhores amigos”.

A RECEITA é conhecida: pais ausentes, filhos problemáticos. Preencher o vazio com dinheiro e consumismo desenfreado é inútil. Chorar depois não adianta! A demissão do exercício da paternidade sempre acaba mal. E como!

APARECEU alguém sensato. A PEC do senador Tião Viana (PT) propõe que o Magistrado corrupto não seja “punido” só com a aposentadoria. Hoje é moleza: o safado vai pra casa e nós pagamos continuamos pagando a conta.

A CONSTITUIÇÃO, que atendeu a interesses diversos, contém muitas barbaridades que hoje estão aflorando. A questão indígena é outro ponto delicado, mal inserido na Carta Magna graças a força do lobby na época. Lembra?

SARNEY Vários fatores conspiram à seu favor. Deve comemorar seus 79 anos de idade em abril próximo como presidente do Senado. Ele é assim: desaparece e reaparece no momento certo e coloca a bola na marca do pênalti.



À PROPÓSITO lembro a frase genial dele, endereçada ao seu amigo ACM, numa das últimas desavenças entre ambos: “Não adianta, não vou brigar com você, virar seu inimigo. Estou velho demais para fazer novos amigos.”

ESSE RENAN... Com a vitória de Sarney ele volta à cena: líder da bancada do PMDB de 20 senadores e se fortalece para 2.010. E o cidadão brasileiro pode esperar alguma coisa deste parlamento? Renan é a vanguarda do atraso.

A DIFERENÇA: Senador McCain ignorou a derrota e o passado e liderou a votação onde o Senado aprovou a indicação de Hillary para o cargo de Secretária de Estado. Olhou para os interesses da Pátria. Imagine se fosse aqui!

OS POLÍTICOS americanos, em momentos difíceis, esquecem a questão partidária e as picuinhas das campanhas eleitorais. Patriotismo, desprendimento e a grandeza de um povo que se tornou líder do mundo não por acaso.

INDAGO: Qual currículo merece crédito? Do piloto do Airbus ou dos políticos? Preparado, ele pousou na água com perícia salvando todos os passageiros. Quanto aos políticos, priorizam a própria “sobrevivência”.

AMARAL PEIXOTO: “Político que não fecha o seu Estado atrás de si, não pode ter pretensões maiores.” Aí Serra já acertou com o DEM, com o PMDB de Quércia e ainda reconciliou com Alckmin. Azar do Aécio ou da Dilma.

E MUDA? Pagar a viagem de ônibus à Fortaleza: o pedido de um grupo de universitários ao candidato a prefeito interiorano. O país pode contar com esse pessoal lá frente? Novos, mas aderentes ao sistema eleitoral corrupto.

O MESMO candidato reclamou dos insistentes pedidos de líderes religiosos por verbas para aplicá-las em “reformas dos templos”. Isso sem contar as mordidas para pagar frete de ônibus em excursões religiosas. Alguém agüenta?

A IMAGEM A concessão de asilo ao terrorista Battisti tem provocado críticas lá fora. Os critérios adotados por Tarso Genro não convencem. Neste caso até Bin Laden seria acolhido aqui. Continuamos uma republiqueta de bananas.

A CAPITAL brigando pela Copa do Mundo. Bom! Mas em que pese o esforço das autoridades, não vejo o menor sinal de entusiasmo. É aquela frieza peculiar do povo extensiva ao futebol, tão em baixa nos últimos anos.

INSATISFAÇÃO Com a crise os novos prefeitos em dificuldades para cumprir as promessas de emprego feitas na campanha. Os desafios: maquinário sucateado, contas a pagar, excesso de funcionários e arrecadação em baixa.

SIGA-NOS NO Google News