Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leia Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso - 21 de setembro de 2007 - 09:25


A PELEJA André X Teruel lembra quando Requião batia no Governo e no Bradesco na CPI dos Precatórios. Saulo Ramos ia pedir tutela antecipada judicial para processar Requião, mas Lázaro Brandão desistiu da idéia.

A TESE de Saulo, revelada agora no seu livro “O Código da Vida”: o parlamentar pode falar o que bem quiser, desde que não minta. A mentira abre exceção na imunidade parlamentar e na inviolabilidade da palavra.

ANDRÉ talvez tivesse chance de obter a tutela antecipada.; mas e a prova contra Teruel? Uma guerra desnecessária: desgastou-se e promoveu o petista. O problema é que o governador não ouve ninguém. “Já vi esse filme”.

O GOVERNO lembra os idos de Pedrossian: todo centralizado. Quem é o secretário que tem se destacado? Não são apenas prefeitos e vereadores reclamando. Também deputados da base aliada confessam a angustia. Menos...André!

A TESE dominante nos círculos políticos é que esse estilo iniba o pessoal da equipe. Sugestões e discordâncias são bem-vindas na administração pública ou privada. O “coro do amém” não é garantia de unanimidade de acertos.

POLÍTICA se faz com apreço, transigência e gestos largos, lembram os mineiros. É como na vida: menos atritos e trombadas. É preciso somar e cativar as pessoas, mesmo que seja em nome do voto. O eleitor sabe disso, mas gosta.

O CAIXA está engordando para 2.008 por conta do aumento da arrecadação e corte dos gastos. O Estado vira um canteiro de obras? Deus queira! Repito: o último governador que construiu obras no Estado todo foi Marcelo Miranda.

TAPAS & BEIJOS Delcídio forte com a decisão do STF e o voto anti-Renan. Nem parece que perdeu a eleição estadual onde obteve 38,04% dos votos. Já fala com Zeca, que o traiu vergonhosamente no pleito de 2.006.

PROJETO Pose e charme ele tem. Falta-lhe conquistar espaço majoritário no diretório estadual do PT. Para tanto, Amarildo, Biffi e Teruel serão os aliados de Delcídio nesta empreitada. Uma boa guerra no campo petista.

CONVERSO com políticos de hoje e de ontem. Ouço boas teses. Uma delas: o PMDB está comprometido até o pescoço com Lula; que isso vai refletir nos Estados e André e Zeca fiquem juntos. Mas será o Benedito?

VERDADE Ouem não quer a casa própria? Os números impressionam: Só nestes dois anos e 8 meses a prefeitura da capital beneficiou 30 mil pessoas com 7 mil moradias. Quem ganha sua casa é grato pela vida inteira.

O ELEITOR é pratico: não quer saber de filosofias e concepções partidárias. Quer sim ser beneficiado de imediato. E aí quem tem em mãos um instrumento para atendê-lo ganha mais que um eleitor, um defensor ferrenho.

É O MESMO caso do Bolsa Família. Para aquele cidadão, até então marginalizado, essa ajuda é real: enche a barriga de sua família. No fundo, ele sabe que isso que lhe dão é pouco, mas é muito melhor do que nada.

A LIÇÃO Era 1975 – gravação telefônica mostra o senador governista Wilson Santos combinando propina. O Senado enrolou 5 meses e deu pizza. Geisel não gostou e 3 dias após cassou seu mandato. E o povo aplaudiu o Alemão.

DA LEITORA “Era só 0,2% e a meta era R$100 milhões. Parecia justa. Até o PT coeso votou à favor. Hoje leva 0,38% da nossa movimentação financeira e fatura R$40 bilhões. E o pior: a saúde continua na UTI.”

LULA Só fala no biodiesel. Mas quem vai produzir comida? No México o preço da tortilha dobrou. Para 60 litros. de biodisel, usa-se a mesma quantidade milho exigida na fabricação da tortilha que um mexicano consome por ano.

CAIU DO CÉU Para o Planalto a prisão do Cacciola em Mônaco veio em boa hora para desviar a atenção da mídia. O Tarso Genro faz jogo de cena; a extradição é difícil, mas daria munição justiceira ao Governo.

UM AMIGO francês voltou da França e conta: antes o governo pagava para o agricultor não plantar cerca de 20% da área para evitar a super oferta de produtos. Agora, o Governo paga para que se plante em tudo.

SENSO MINEIRO Milton Campos não errava! Um assessor sugeriu mandar a polícia para reprimir a greve dos ferroviários. Milton reagiu: “Não! Vou mandar um trem pagador e aumentar o salário deles”. Aí calou a oposição.

E DECIDE? Prefeitos de Vicentina, Novo Horizonte do Sul e Jaraguari deixam o PT. Cá entre nós: é mais barulho que resultado. Os três juntos somam apenas 13.124 votos. Só o Vanderlei Bispo (8º suplente) obteve 13.369 votos.

PEPINOS é que não faltam na Assembléia. Findo o episódio André x Teruel, vem a denúncia do MPF contra o deputado cel. Ivan. Mas a visão do parlamento é outra. Como diria aquele personagem do Chico Anísio: “tudo é relativo”.

MUITO BOM A ida de Artuzzi para o PDT cria novas expectativas no cenário eleitoral de Dourados. Enfrentará duas pedreiras: da prefeitura e do Governo André. Mas é bom não brincar com o povo. A história está repleta de lições.

Político profissional gosta do escuro. Tem receio é da claridade. (Millor Fernandes)

SIGA-NOS NO Google News