Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leia Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso - 21 de maio de 2010 - 11:00

“FICHA LIMPA” Só oba oba! Imaginem se os políticos dariam tiro no próprio pé! Legislaram em causa própria e porta continua aberta para aqueles já condenados. E nós, ficamos com a bolinha vermelha na ponta do nariz! Não é?

OBSERVADORES fazendo projeções para os desdobramentos destas eleições no MS. Quem perde, quem ganha, nomes e partidos em ascensão, além de eventuais novos grupos compõem um apimentado ‘menu ’ainda na gaveta.

GANHANDO André, haveria espaço para convivência harmônica – no PMDB - entre Nelsinho e Simone? Como o prefeito não tem DNA do partido, poderia embarcar noutra sigla e comandar um novo grupo com outras lideranças.

DETALHE: Ao deixar a prefeitura, Nelsinho estaria livre das amarras da legislação no tocante ao prazo para se filiar e se candidatar. A lei penaliza apenas os detentores de mandatos. Essa seria sua primeira e grande vantagem.

NELSINHO sabe que se congregar as principais lideranças da capital, terá plataforma bastante para tentar novos desafios. Hábil, cuida não só dos interesses da capital junto ao Planalto (optou por Dilma) como do próprio futuro.

LEMBRANDO: Giroto era o preferido de André e acabou sucumbindo para Nelsinho, sem histórico partidário, mas com um bom currículo parlamentar. Nelsinho aproveitou o vácuo e a chance que lhe caiu no colo e se deu muito bem!

DAGOBERTO e Antônio Cruz. O primeiro depende do resultado das urnas em 2010 para insistir no projeto prefeitural. O segundo é apenas bom coadjuvante. Seu prestígio é periférico, não chegando às classes média e alta.

1-DELCÍDIO Dependendo da eleição presidencial pode deixar o PT. Zeca já admite que disputaria a reeleição em 2014. Seu DNA é outro. Mas indago: em 2014 seu carisma, cabelos e prestígio serão os mesmos?

2-DELCÍDIO Convive bem com Nelsinho e tem boas amarras com lideranças da capital e interior, onde transita com desenvoltura. Ganhando Dilma, pode até virar ministro. Mas seu sonho maior é o Parque dos Poderes!

PETISTAS Jamais conquistaram Campo Grande. O número de vereadores é reflexo disso. Zeca, sofreu rejeição até aqui e o hábil Vander investiu no interior com emendas parlamentares. Poucas estrelas nesta constelação.

QUESTÃO: A vitória de Dilma mudaria o quadro local? A chamada “república sindical” fomentaria as bases da militância para tentar os votos da classe média, que vota no candidato, independentemente de partido?

PERGUNTO: Quais os novos nomes do PT? Os deputados são antigos militantes e querem preservar seus espaços. Em nome da ‘pureza partidária’ não houve interesse em abrir as portas para novos candidatos de peso. Sacou?






1-SIMONE Não trocou o certo pelo duvidoso por acaso. Sabe que também aqui o seu PMDB envelheceu e sofre os desgastes do poder. Respeitar a sinalização de André e consolidar seu próprio estilo será um desafio notável.

2-SIMONE não esquece a dica de Ramez: “o caminho até o Parque dos Poderes é acidentado e cheio de curvas”. Aí, a vitória não depende só da potência do motor, mas sim da habilidade de quem conduz o carro. Penso eu...

A CAPITAL tem 522 mil eleitores, quase 32% do nosso eleitorado e é pólo irradiador de influências das decisões políticas para o interior. É aqui que as coisas acontecem! Daqui partem as versões dos fatos políticos na mídia.

4 OU 8 ANOS? Fui eu quem perguntou ao Zeca na Acrissul, se ele tentaria a reeleição.
Ao admiti-la trocou o projeto de governo pelo projeto de poder, como sempre fazem nossos governantes. Imagine o que o Delcídio acha disso!

ZECA admitiu “novo olhar” à classe ruralista, onde pontuam algumas figuras ingênuas e sem terras ameaçadas, enxergando apenas o próprio umbigo. Como se diz: depois não adianta “chorar as pitangas e o leite derramado”.

VIDA NOVA Prefeito de Nova Andradina por duas vezes e deputado estadual, Getulio Gideão deixou também a vida rural e formou-se em psicologia, residindo aqui capital.
Personagem de “casos memoráveis” sempre lembrados na AL.

BENTO PORTO O ex-Secretário de Planejamento do Governo Fragelli trocou Cuiabá por Campo Grande, onde atende clientela do MT e MS na área de consultoria rural. Ele tem bom currículo e boas histórias para contar.

DATA/FOLHA divulga neste sábado (22) pesquisa da eleição presidencial. Vamos aferir a veracidade dos números do “Vox Populi” e “CNT/Sensus” – onde Dilma venceu. O “Data/Folha” é sério, confiável!

EU JÁ SABIA... Marieta, ex-prefeita de Angélica, chorando o lado danoso da usina de álcool em seu município: degradação ambiental, criminalidade e outras questões sociais. É a repetição do que ocorre em todo país. É o caro preço!

IBRAPE Realizará pesquisas eleitorais em mais 5 Estados nestas eleições. O ‘cap’ Paulo Catanante também comemora a vitória na árdua disputa pela registro definitivo da valorizada marca “Data/Veja”. Parabens!

ELEIÇÕES: VENCE QUEM ERRA MENOS!




O Cassilandianews não se responsabiliza por artigos ou opiniões com autoria.

SIGA-NOS NO Google News