Cassilândia, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

20/07/2012 12:07

Leia Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso

GRAVE! 9,1% dos alunos não tem o nome do pai na certidão de nascimento. Quase 5 milhões; facilitando a desagregação familiar e desrespeito as regras e limites. É fruto também da inserção das mulheres no mercado de trabalho.
TEMAS relevantes como esse são ‘ignorados’ graças a baixa sensibilidade da classe política. Aliás, não ouvi um só político destacar a valorização da figura paterna na família com base no recente Censo Escolar. Políticos seriam ETs?
‘SILÊNCIO’ As greves continuam. Aqui na UFMS não é diferente. O que se estranha é a postura dos parlamentares petistas ligados à educação: minimizam o movimento e as consequências. Pois é, nada como provar do próprio veneno.
É PRECISO abrir a ‘caixa preta’ do funcionalismo federal. Ganhariam tão bem a ponto de suas pretensões serem recusadas pelo Planalto? Tudo não passaria de uma ação orquestrada dentro do PT para reativar o movimento sindical?
A PROPÓSITO O julgamento do Mensalão se aproxima. As ameaças de se colocar os movimentos sociais na rua são constantes. Para Lula/Cia o episódio é uma ‘questão de honra’. As greves seriam aquecimento da tropa para o Mensalão.
PREOCUPA 94% dos entrevistados pela FGV não confiam nos partidos políticos pela falta de consistência na prática. Já notaram? Muitos candidatos estrategicamente dificultam a identificação do partido em suas propagandas.
COMPARANDO Campanha eleitoral é namoro/noivado entre o eleitor e o candidato. Época de checar as qualidades, potencial e opiniões sobre a administração pública em geral. Essa sabatina deve ser efetivada ‘olhos nos olhos’.
ADVERTÊNCIA Cuidado na escolha: tal qual no casamento poderão vir as traições e desilusões após a posse. Aí o eleitor terá que suportar os 4 anos de convivência por que se deixou levar pela lábia ou aparência do ‘pretendente’.
PERIGO A proliferação dos ‘salvadores da pátria’ não leva em conta as dimensões do eleitorado. No fundo, os argumentos são os mesmos para atingir o público omisso ou manipulável. Afinal, promessa é o brinde mais barato nas eleições.
PERGUNTO: Quanto custa uma promessa eleitoreira, por mais utópica que seja aos olhos dos sensatos e prudentes? Nada! Essa munição gratuita está disponível, na mesma proporção do eleitorado receptivo as propostas ilusionistas.
O ARTIGO “A galinha, o porco e o eleitor” de minha autoria merece ser analisado aqui. No ‘break-fast’ dos USA, a galinha entra apenas com os ovos, tem papel figurativo. Ela não é questionada pela qualidade final do omelete.
QUANTO ao porco, cabe o papel decisivo. Participa do omelete entregando a própria vida através do insubstituível toucinho de sabor atraente. Seu comprometimento com o produto (projeto) exige que ele morra literalmente por ele.
O BRASILEIRO – por sua vez – parece a galinha na hora do voto. Não tem sentimento de entrega total como faz o porco: olha só próprio umbigo. Sem visão de grandeza ou de sacrifício ele ignora os interesses da coletividade. Não é?
O ELEITOR entende que sua participação termina na urna, tal qual a galinha que forneceu os ovos e que segue batendo as asas fazendo ‘corococó’. Essa postura tem os traços da passividade, parente próximo da irresponsabilidade.
“THE END” O DEM jogará a toalha para evitar o suicídio. O grupo liderado por ACM mandou no país; não evoluiu, errou demais perdendo espaço e eleitores. O ‘episódio Demóstenes’ foi a gota que faltava nesta crise existencial partidária.
RETROVISOR O partido não forjou novas lideranças. Marcos Maciel foi pra casa, José R. Arruda ‘dançou’ no DF, Kassab ingressou no PSD e muitos senadores e deputados federais dos grandes colégios eleitorais não se reelegeram.
EXEMPLO de MS é bem visível. As figuras de expressão se resumem nos deputados Mandetta e Zé Teixeira; os prefeitos de Camapuã, Cassilândia, Inocência e Laguna Carapã, além do vereador Saraiva aqui na capital. Muito pouco!
CONCLUSÃO: Partido político não é grêmio estudantil que só serve para dar carteira que garante meia entrada no cinema. Tem que disputar eleições. Se não vencer deve pelo menos mostrar evolução. O aviso serve ao Antonio João (PSD).
VALE TUDO Andreia Olarte filiou-se ao PT do B e seu marido Gilmar ao PP. Com isso o casal se garantiu no cenário da capital. Com a candidatura de Gilmar, Andréia desistiu de tentar a vereança. ‘Em nome do Senhor Jesus’.
‘INOVAÇÃO’ A disputa por cabos eleitorais é tão intensa na capital que alguns deles adotam a estratégia de trabalhar apenas durante um turno. O problema: eles aproveitam o tempo restante para pedir votos para outro concorrente. Pode?
EM CENA O anúncio da participação pessoal de André é o fato novo na sucessão da capital. O prestígio do governador é grande e já demonstrou que tem poder de fogo para transferir votos. Como se diz: o cenário vai ficar interessante.
‘ A FESTA’ Os 86 mil cargos de confiança representam 15% dos gastos do Governo. Deles, 22 mil são apadrinhados sem passar por qualquer teste. Entre 2.000 e 2010, o quadro cresceu 21,2%. Lula contratou 3 vezes mais que FHC.
“NADA FIZ PARA ENVERGONHAR O SENADO”. (Demóstenes Torres)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 11 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
06:04
Fotogaleria
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)