Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leia Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso - 17 de outubro de 2008 - 09:19

PERDAS & GANHOS No mínimo estranha a contabilidade dos partidos para aferir os números das urnas. Cada qual com seu critério e ótica de visão para passar a imagem de vencedor. Ora! Desse jeito nenhum deles perdeu.

EXEMPLO O PT. diz que participou de 45 alianças vitoriosas, elegeu 8 vice-prefeitos, 10 prefeitos e 76 vereadores. É o segundo partido em votos, mas só ganhou numa cidade de grande representatividade: Corumbá.

ANOTE: Na capital 16.365 eleitores não votaram em vereador e 10.830 anularam o voto, totalizando 7,33% - ou seja, 27.195 votos desperdiçados. Isso é também falta do candidato pedir o voto. Pedir não ofende; não é pecado.

O ELEITOR gosta de ser prestigiado com o pedido formal do voto. Vários bancários e comerciários confessaram-me que deixaram de votar na vereança por não terem sido procurados por qualquer um dos 238 candidatos.

SUGESTÃO coerente de Paulo Corrêa: “tributar mais caro o nosso carvão que sai para outros Estados e baixar o imposto do produto destinado às siderúrgicas locais.” Ele promete estudar o aspecto legal para viabilizar o projeto.

GABEIRA: “A Ditadura neutralizou o Congresso pelo medo; o PT pelo pagamento de mesada. O PT queria que eu abrisse mão da minha alma, e me tornasse obediente, votando tudo que o professor Luizinho nos mandava votar.”

JUSTIÇA Paulo Duarte reconhece: André divulga os autores de emendas e projetos, independentemente de partido. É o caso dos R$8,5 milhões para termino do anel viário de Corumbá reivindicados pelo deputado petista.

TANCREDO Neves dizia: “Esperteza quando é muita, cresce e come o dono”. Pois é: seu neto Aécio achou que era o rei da cocada. Apoiou Alckmin e dançou; agora corre o risco de perder em BH. e ver o Planalto mais distante.

BUMERANGUE “Será que não esconde mais coisas?” “Sabe se ele é casado?” Essas duas frases maldosas do comercial de Marta, insinuando sobre a vida íntima de Kassab parecem ter decidido a eleição. Quem se ferrou foi ela!

O LIVRO “O País dos PeTralhas”, (neologismo de petistas & irmãos metralhas) do jornalista Reinaldo Azevedo mostra a postura dos “companheiros” pelo poder. Para Diogo Mainardi, “o petralha” defende o roubo social”.

DA LEITORA: “Com as posições assumidas por Mariano Cabreira e Zeca, nestas eleições, fica mais que provado: o PT é um partido igualzinho aos demais. Um detalhe: peca pela hipocrisia. Não assume o “lado podre”.



ROJÕES Candidatos vitoriosos no interior contam na AL. lances das eleições. Nelson Cintra visitou a TV. Record. Detalhou-me a guerra que travou contra a família Orcírio em Murtinho. Daria um filme épico. Coisa de doido.

TAMBÉM na Câmara da capital, com o recado das urnas, os saltos altos devem ceder lugar às sandálias da humildade. O embate agora é pela presidência da Casa. Siufi, Pedra, Silveira e Bernal são os pesos pesados.

VENENO-1 No saguão da AL. falava-se dos cuidados redobrados de Artuzi para não cair numa “armação” e perder o cargo para seu vice. Um ex-deputado ironizava: em Dourados tudo é possível. Até o impossível.

VENENO-2 Na solenidade de entrega do orçamento na Assembléia, André disse que Artuzi “agora é doutor” e lembrou que ele (André) havia abonado a ficha de Teruel para ingresso no PMDB. Teruel... perdeu o prumo.

INCÓGNITA Perguntei ao deputado Zé Teixeira sobre a postura de Londres no novo cenário político de Dourados. O representante do “Democratas” riu e arrematou: “Não sei. Nunca se sabe o que o “Chinês” está pensando.”

PÁRA-QUEDISTAS Cansa a mesmice dos enfadonhos cientistas políticos que reaparecem para fazer a leitura dos resultados das eleições. Imaginam que estão reinventando a roda com suas deduções e previsões.

“MAKTUB” Jerson Domingos é unanimidade na AL. – em sintonia com o Executivo, mas sem perder a identidade e o brilho próprio como nos casos da CPI da Enersul e da Demarcação Indígena. Daí que a reeleição é certa.

BOBAGEM Não se mede a produtividade do Legislativo só pelo número de projetos. Deputados tem outras funções técnicas internas e suas ações não são restritas ao espaço físico da Assembléia. Ignorar isso no jornalismo é má fé.

“ANDRÉ COMPUTADOR” A intimidade do governador André com os números e dados da complexa máquina administrativa impressiona nas entrevistas e eventos. Demonstra que conhece o Estado como a palma da mão.

DENIT No café amigo com Marcelo Miranda fiquei ciente dos estragos que a greve dos funcionários fará nos projetos rodoviários, quase prontos para 2.009. Aliás, a gestão
de Marcelo é de competência, só merece elogios.

SIMONE Pode ser candidata a vice de André em 2.010. Justifico: Nelsinho diz que cumprirá o mandato integralmente e Murilo estaria à caminho do TC. Aliás, ela já teria sido avisada por André desta possibilidade. “Welcome”.

CANDIDATO... NÃO É SABONETE!

SIGA-NOS NO Google News