Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leia Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso - 17 de agosto de 2007 - 09:09

ALERTA do ex-secretário de Fazenda José Felício: “é preciso promover uma discussão econômica dos índices municipais. A distorção aumentará com as usinas de álcool; os municípios pecuários perderão ainda mais, ficarão inviáveis.”

FELÍCIO lembra que não há mágica: quando um município ganha, tira de outro. Casos
de Corumbá favorecido com o gás e Três Lagoas com a fábrica de papel no futuro. A questão não é política: é econômica e social, diz ele.

CAMPO GRANDE Quem são seus amigos? Exclua os apenas “conhecidos”. São da escola ou do trabalho? Quantos eles são? Fazem visita de surpresa? Acenam para você nos semáforos ou são formais, tipo “engessados”?

AS CIDADES acabam refletindo o “jeito de ser” de sua gente, no trabalho, na escola, no bar, clube e no dia a dia. O ideal é a comunhão do progresso, da multiplicação das oportunidades, com mais calor humano nas relações.

ARREMATE Será tão difícil baixar a guarda, ser menos formal, dar mais risadas, acenos, abraços e jogar fora conversa fiada? Lembrando Mário Quintana: “o sorriso enriquece os recebedores sem empobrecer os doadores.”

SUCESSÃO O PT está mais próximo do PMDB do que o PSDB em nível nacional. O maior rival do PMDB será o partido dos tucanos. Mas a tendência não será homogênea nos Estados. Vai variar segundo as conveniências.

OS TUCANOS daqui sabem que precisam se fortalecerem. O cargo de vice na futura chapa de Nelsinho é importante. Sabem mais: precisam mostrar força na Assembléia para negociar espaços maiores no Governo André.

ZECA Fala-se que ele estaria participando de reuniões na capital, de olho nas eleições de 2.008. Como candidato, a principal promessa seria que os programas sociais estariam de volta. Quem ouviu, diz que ele estaria inflamado.

DO FHC: “Aécio é mais conversador, acomoda mais. É fortíssimo. Pode ser menos preparado que o Serra, mas é popularíssimo. Não precisa provar nada. Serra precisa. O Governo dele é que decidirá. E o início não foi brilhante.”

LÓGICA Espera-se de André, na escolha do futuro desembargador representando a OAB, o mesmo critério que ele adotou em relação ao MP – ou seja – ratifique o nome da lista que for o mais votado no Tribunal de Justiça.

A DEFENSORIA Pública é valorosa, mas é o patinho feio; ganha menos que o MP. e Judiciário. Sua fatia na divisão do bolo caiu de 2.31 para 1.50. Para a OAB o projeto é
inconstitucional. Pode até passar, mas com alterações e arranhões.

OS CARTÓRIOS – via Anoreg – se defendem. O vereador Pedra lembra que o custo acabará repassado ao contribuinte. Na outra ponta os defensores reclamam estrutura melhor para o atendimento compatível com a realidade.




DETALHE Observadores de plantão acham: falta uma melhor sintonia entre André e a Assembléia, onde os interesses são maiores e os debates ganham dimensão enorme.
Esses desencontros geram desgastes dos dois Poderes.

DO RAUL SEIXAS: “Ri melhor quem ri mais alto. É pena eu não ser burro. Assim não sofria tanto. A formiga só trabalha porque não consegue cantar. Que capacidade impiedosa essa minha de fingir ser normal o tempo todo.”

LEMBRETE do deputado cel Ivan: “A única escada Magirus da capital, é ainda do tempo da divisão. Ele veio de Cuiabá, envelheceu. Após tantos anos, os governantes não adquiriram outra nova. Isso é muito grave.”

O DEPUTADO faz questão de citar a questão dos hidrantes na agilização do combate aos incêndios. Eles devem estar situados estrategicamente para se evitar problemas como aqueles registrados no combate ao incêndio do Paulistão.

DIOGO MAINARDI: “Zé Dirceu apontou-me como líder dos agitadores das direitas. No último ano do governo FHC, a TAM perdeu 605,7 milhões de reais. No 1º ano de Lula-Dirceu, ela lucrou 173,8 milhões de reais. Isso é que é agitar.”

ELEIÇÕES Pesquisador experiente no Estado, Paulo Catanante acha muito prematuro estabelecer favoritismo no quadro sucessório em Dourados. Seu argumento: só o nome de Artuzzi está posto junto ao eleitorado.

QUESTÕES Para vencer o candidato terá que aglutinar lideranças; uma boa chapa à vereança; um bom vice, apôio de lideranças de peso, projeto de governo que empolgue a opinião pública e aquele imprescindível caixa.

YANAZZE é vereador que acompanha as ações na saúde e se empolga com o projeto em andamento Ele lembra, como médico, que 35% do atendimento do SUS na capital é feito pela rede municipal. E aposta: tende a melhorar.

O DEBATE sobre o aproveitamento da área do Exercito, encravada na área urbana da capital tende a ganhar mais consistência. A idéia inicial do deputado Vander é boa, mas pode ser enriquecida com subsídios dos vereadores..

O EXERCITO usa pouco aquele local, que hoje atrapalha as interligações entre alguns pontos da cidade. Bairros seriam beneficiados e a paisagem arquitetônica da região melhoraria muito, ganhando contornos de modernidade.

A ÚNICA COISA CARA EM POLÍTICA É A DERROTA.

SIGA-NOS NO Google News