Cassilândia, Segunda-feira, 26 de Junho de 2017

Últimas Notícias

15/09/2006 10:23

Leia Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso/TV Record

CAMPEÕES de votos na AL. 1982-Gandi: 38.120; 1986-André: 19.115; 1990-Londres
:26.355; 1994-Picarelli: 23.703; 1994-Londres: 30.957 e 2002- Nelsinho com 36.283. Após 20 anos, Gandi continua na liderança.

DETALHES: Na eleição de 1982 foram apurados 553.470 votos e em 2.002 saltou para 1.157.516 votos. Se em 2.002 tivemos apenas 65 candidatos à Assembléia, em 2.002 eram 216. Os votos foram assim pulverizados.

CONSUMMATUM EST. Os números mostram: André levará no 1º turno com folga.
Mas até aqui Delcídio não perdeu a classe. Vai fazendo seu papel, marcando presença e garantindo seu espaço para o futuro.

EM ALERTA. Divulgar os nomes dos favoritos à AL. é complicado por uma série de motivos. As pesquisam existem, orientam e também apavoram candidatos. Os “nanicos” podem surpreender alguns “figurões”.

NA CÂMARA Federal os eleitos foram na maioria da capital. Só em 1990, com Derzi,
Curvo, Zé Elias, Guerra e Takimoto, o interior foi superior. Mas dos eleitos em 1982, só Ubaldo Barém não era de Campo Grande.

FORAM deputados: Levy, Plínio, Saulo, Figueiró, Harry, Barém, Derzi,Gandi, Guerra, Sperafico,Takimoto, Marilu,Valter, Albino, Curvo,Valdomiro,Rosário, Schimidt, Ivo, Ben Hur, Cruz, Juarez, Pepê, Marçal, Marisa e André.

PERGUNTA-SE: Quantos deputados estaduais domiciliados na capital serão eleitos? Vamos superar a marca dos 10 de 2.002? Em 1982 chegou a 6; em 1986 apenas 7; em 1990 só 6; em 1994-98, foram eleitos 8.

A CAPITAL é tida como terra de ninguém nas eleições estaduais. São 483.624 eleitores, 31,60% do eleitorado do Estado. Explicado porque os candidatos do interior armam seus esquemas aqui em busca de votos.

MACHISTAS? Quantas mulheres chegarão agora à Assembléia. Boa pergunta! Marilene e Marilú (1986), Celina (1994/98/2.002), Simone (2.002) e agora Bela Barros integram esse quinteto privilegiado.

INÊS SAVOIA. Em 1968 tentou a Câmara Federal por Rio Preto e soltou milhares de mini pára-quedas com colheres de pau sobre a cidade. Nelas a frase: “Colher de pau para fazer mingau e defender sua cidade.”

A CANDIDATA defendia maior participação delas na política de uma bela cidade do Estado mais desenvolvido do país. Mas talvez pelo fato de ser rica e pilotar seu próprio helicóptero, acabou rejeitada e não foi eleita.



NA COZINHA? Marisa e Marilu foram as duas únicas deputadas federais. E pelo histórico da política guaicuru indago: até quando a colher de pau continuará sendo usada só para fazer mingau na cozinha ?

DEBOCHE? Enquanto a bronca do consumidor aumenta, vejo anúncio nos jornais sobre a premiação concedida à Enersul. Pura propaganda enganosa. Quem “premiou” não conhece a realidade local. Não vive aqui.

REFLEXÃO. Clovis Rossi conta na Folha: Após perder para Collor, Lula desabafou aos amigos: “Êta povinho bosta”! Agora o mesmo jornal traz em pesquisas o retrato do tal “povinho...” que está reelegendo Lula.

NA ESPERA. Não será por falta de trabalho dos suplentes que os vereadores Youssif, Rinaldo, Almi, Alex, Marun, Ribeiro e Marquinhos não chegarão à Assembléia. Afinal são dois anos de mandato direto do céu.

DEBATES. Sem audiência e conteúdo com esse formato engessado. No cenário local, pelas pesquisas, nem se justifica mais sua realização. Sem contar as “pérolas” dos candidatos dos partidos nanicos. É dose!

O FUJÃO. João Grandão corre contra o relógio. No saguão da Assembléia rola o papo de que estaria pronta a versão para incriminar um assessor. À exemplo de Lula, dirá que “ não sabia de nada”. Ex-arauto da moralidade?

ARI ARTUZZI. Jeitão de colono caipira foi a surpresa em 2.002. E não mudou o estilo de fazer política, apesar das ironias adversárias. Reeleito, tentaria a Prefeitura de Dourados. Antídoto contra o PT de Grandão?

MARCOLA. Ele impressionou FHC ao responder e perguntando aos deputados: “Como eu atendo o celular aqui? Vocês sabem, a corrupção. Ou vocês não praticam isso aí?” Para FHC, é uma frase devastadora.

SANTINHO. Ainda é o santo remédio para o eleitor não se perder nas extensas listas com nomes de candidatos afixadas nas cabines de votação. Como é difícil memorizar tantos números, o melhor é se prevenir.

PÉROLAS. Neto de Jânio Quadros tenta a AL. paulista. O cel. Erasmo Dias também. Agnaldo Timóteo e Ademir da Guia pedem votos para o PL. Clodovil e Maluf com chances. Um festival de folclore.

E AGORA? Depois da Argentina cobrar taxa para os brasileiros deixarem o país, é a vez a Bolívia ratificar a apropriação de bens da Petrobrás. Decididamente Lula está ruim de parceiros e amigos. E não vamos reagir?

Fafá de Belém: “O PT não pode mais sustentar a imagem de santa de bordel.”

Coluna de responsabilidade de Manoel Afonso, publicada em dezenas de jornais e sites de MS. Ele é comentarista político da TV Record

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 26 de Junho de 2017
Domingo, 25 de Junho de 2017
15:50
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)