Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leia Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso - 14 de maio de 2010 - 19:51

SUSPENSE A anunciada pretensão de Nelsinho em apoiar André e Dilma ao mesmo tempo poderá ser vetada pelo TSE. O órgão recebeu consulta neste sentido e deve se pronunciar brevemente. A tendência é impedir a incoerência.

OS ESPECIALISTAS alegam que não se trata de verticalização, sim uma medida para moralizar os palanques eleitorais. Seria o fim do chamado jogo duplo envolvendo os palanques estaduais e o palanque presidencial.

ESSA POSTURA vem ocorrendo em vários Estados e até confunde o eleitor, que acaba não sabendo ‘quem é quem’. São situações conflitantes como essa que poderiam ser evitadas com a sonhada reforma eleitoral.

PERGUNTO: Agindo assim, com que moral nossos políticos podem cobrar coerência e fidelidade partidária de seu eleitorado? O eleitor não pode ficar refém de acordos de bastidores e interesses transitórios dos candidatos.

O VIOLEIRO E não é que o nome de Almir Sater vem sendo comentado para ser o suplente do Delcídio! Mas parece que ele teria problemas com a justiça por conta de crimes ambientais ou algo parecido. Mais um na lista.

FIM DA FARRA Simples! O projeto de Paulo Siufi acabou com uma fonte rendosa de votos: a denominação antecipada de ruas e prédios públicos da capital. Assim está mais que provado: quando o legislador quer, tudo é possível.

PARLAMENTARES precisam se conscientizar: essas homenagens em excesso atraem críticas e olhares irônicos da opinião pública. Passam imagem festeira, incompatível com as atribuições de qualquer legislativo. Menos...please!

NÃO COLA! Os petistas querem ‘o chapão’ na proporcional, mas os candidatos de partidos coligados já perceberam o golpe: seriam prejudicados no sonho de chegar a AL. A ‘cumpanheirada’ não brinca sem serviço.

COLIGAÇÕES na proporcional dependem do ‘oxigênio financeiro’ que os candidatos de partidos menos expressivos envolvidos possam receber. Questão de ideologia é pura balela. Eles sabem o quanto seus votos são importantes.

RABO PRESO O projeto ficha limpa sem chances! Depois da declaração do Romero Jucá (logo ele!) a gente pode tirar o cavalinho da chuva. Aqui temos o Dagoberto, já condenado pelo TJ, que é contra o projeto moralizador.

O PROJETO é bem intencionado, mas controverso, carece de base legal. Até o ‘nosso’ Maluf poderia argüir na justiça que ainda é primário, e segundo a Constituição, tem direito a sair candidato. Imaginem o resto por aí...






INTERESSANTE O telefone celular vai influenciar positivamente o eleitor menos esclarecido a votar. O uso contínuo do aparelho cria intimidade com as teclas, parecidas com aquelas da urna eletrônica de votação.

CAMARÃO É o tipo de voto que continua imune as ideologias e as mais diferentes eleições. Nesta de 2010 não será diferente. No fundo, o candidato quer mesmo é salvar a sua pele. É aquela história: cada qual defende seu pirão.

O ELEITOR pode até ter o jeito de idiota, mas não é. Esse papo de que ele vota de cabo a rabo na lista de candidatos que lhe apresentam, é passado. Hoje ele sabe quem é quem, assiste TV, ouve rádio e conversa nas filas.

SERRA vem jogando certo: ignora as provocações de Dilma, elogia Lula - até o PT - e se mostra um cidadão equilibrado quando o assunto é administração pública. Pode não ser simpático, mas tem uma biografia confiável.

‘DE GREGO’ Quando se discutia a construção do presídio federal na capital, a questão do aumento da criminalidade foi minimizada pelos governantes. Os resultados estão aí:
quadrilhas poderosas infernizando nossa vida.

UTOPIA Quanto é mesmo que vai custar a permissão dos presos para votar nas eleições? Já imaginaram os riscos? Será que o sistema prisional dispõe de condições para evitar fugas ou outras situações graves?

INFELIZMENTE falta pragmatismo e bom senso neste país, generoso nos direitos e omisso na cobrança dos deveres dos cidadãos. Como eu sempre digo: essa Constituição do Ulysses Guimarães é uma ‘casa da mãe Joana’.

RIGO Seu astral retrata o bom momento onde encontra tempo para tudo: viagens aos bairros da capital, interior, eventos e afago generoso aos inúmeros eleitores que o procuram em seu gabinete. Política se faz assim!

MARUM tem algumas tiradas geniais na AL. Em recente debate com colegas petistas, quando esses criticavam a administração de André, cobrando inclusive informações, Marum disparou: “até parece que o PT não foi governo!”

SÓ AQUI! Debaixo de uma chuva de denúncias graves, Tuma Jr. simplesmente saiu de férias sob a alegação que vai preparar sua defesa. Imagine um caso desse num país de 1º Mundo! Mas como ele é do time do Lula, segue a ‘galopeira!’

NELSINHO não brinca quando o assunto é verba federal! Articulado, tem conseguido recursos para problemas crônicos da capital. Ele lembra: seu compromisso com a capital está acima das questões pessoais e partidárias.





O Cassilandianews não se responsabiliza por artigos ou opiniões com autoria

SIGA-NOS NO Google News