Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leia Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso - 13 de março de 2009 - 10:47

GILBERTO FREIRE dizia que o Brasil é o país das impossibilidades possíveis. Daí não estranhe se deparar com alguns personagens no mesmo palanque em 2.010. Em qualquer nível os acordos políticos não respeitam a memória.

NESTA semana assisti a entrevistas de deputados estaduais sobre as alianças eleitorais. A postura deles lembra João Pinto ( ponta do Benfica) que sempre dizia aos repórteres antes do jogo: “Meus prognósticos só darei após a partida.”

OS BASTIDORES do poder preferem o abajur às luminárias. Lá se constroem as alianças políticas. Marcos Trad ironizou numa entrevista: “Se o povo soubesse como são feitos acordos políticos e lingüiças, não os ...”

SABIDO André age com inteligência rara e imperceptível aos neófitos. Numa frente fomenta a divisão dos adversários e na outra desperta ambição de companheiros. Quem tem mandato, tem cacife para negociar. E aí leva vantagem.

PRESTEM atenção ao raciocínio. Lula foi radical até chegar ao poder. Depois virou moderado a exemplo de sua turma mais chegada. O pessoal do núcleo petista está adorando a experiência e para ficar no poder, vale tudo.

RADICAIS perderam a vez com o novo Lula. É como o papel do cabo eleitoral linha de frente. Imprescindível até ganhar a eleição. Depois ele atrapalha as composições com ex-adversários na eleição da Câmara ou Assembléia.

LULA não está preocupado se o Zeca tem chance ou não de ganhar. Quer capitalizar o maior número possível de apoiadores à candidatura de Dilma, independentemente de preço, composições, siglas, tendências e nomes.

PERGUNTO: A eleição de Zeca salvaria o Partido dos Trabalhadores em que? Qual seu impacto em nível nacional. Um Estado com baixa densidade populacional e sem tradição no cenário político nacional. Zero vezes zero!

O PLANALTO já convive sem problemas com Sarney, Renan, Collor e tantas outras figuras de maior expressão. Conviver então com André e sua turma do PMDB seria como tomar chá com bolacha. De fácil digestão.

CONCLUSÃO: O Planalto tem o que ($) o Governo do Estado tanto precisa. É como ensinar criança nos primeiros passos. Você acena com a balinha lá na frente e ela precisa fazer sua parte (caminhar) para ganhar a recompensa.

DELCÍDIO É o elo entre Lula e André. Tem mandato, bom trânsito com ambos e visibilidade nacional. Ficaria bem em qualquer partido. Tem o perfil ideal do novo PT – que não quer ficar restrito às camadas sociais mais baixas.



UNANIMIDADE? Não existe. Alguns relutam até, mas ao final seguirão a tendência natural como os peixes no cardume. O deputado Dagoberto é um exemplo: fomenta a rebeldia, mas é beneficiado com a união do PDT ao PT.

SURPRESAS? Podem ocorrer, mas sem a força de mudar o resultado final. Estamos num país estranho, surrealista, único, onde tudo é possível, inclusive qualquer dia o carnaval ainda acaba caindo na sexta feira santa.

PRISÃO ESPECIAL Também acho que é preciso acabar com esse privilégio, mas sem exceção. Quem não se lembra da mulher do Nilton Cesar mostrando seu diploma de faculdade ao ser conduzida pelos policiais federais?

DIPLOMA de faculdade não é presunção da probidade. Quantos picaretas e malandros por aí não cursaram uma delas? Nos Estados Unidos não tem essa não! Mete-se algemas nos pés e nas mãos dos “doutores” e cana neles!

ESPERA AÍ! Eu defendo o fim da prisão especial, sem exceção. No rol devem estar os políticos também. Quantos vereadores, prefeitos, deputados e até senadores aprontando por conta do cargo que ocupam temporariamente?

O ASSUNTO promete e a opinião pública – mais uma vez – fica decepcionada com a falta de sensibilidade e insensatez da classe política, e no caso específico do senado. Voltaremos a comentar e com a participação do leitor.

MEU BLOG vai caminhando bem, conquistando mais leitores fieis a cada dia que passa. Tenho procurado separar os assuntos da coluna com aqueles que abordo no blog. O endereço é www.manoelafonso.com.br

CIRO GOMES deu aquela mão para o conterrâneo Geraldo Resende no TSE e nosso deputado escapou da guilhotina. Aquele único voto pela perda de mandato tem conteúdo e razões que nós daqui conhecemos bem.

“ESTRANHO” Nenhuma rede nacional de TV. noticiou o caso do procurador de justiça que matou o sobrinho. Imagino que deve estar havendo o famoso “lobby” para evitar desgaste no MP. Pimenta, só nos olhos dos outros?

AS COBRANÇAS junto ao colunista aumentam sobre o caso. A população, leiga em direito, tem opinião simples, objetiva, respaldada na moral e no bom senso. A decepção é grande com o privilégio aos poderosos e ricos.

A POSTURA do MP. em casos que envolvem seus integrantes, no Brasil inteiro, contraria o que os promotores de justiça sustentam no tribunal de júri e nas apelações para reformar decisões criminais. Disso eu conheço bem!

AS PAIXÕES GOVERNAM OS HOMENS. ( M. de Assis)

SIGA-NOS NO Google News