Cassilândia, Sábado, 26 de Maio de 2018

Últimas Notícias

11/09/2009 14:40

Leia Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso

AULAS & POLÍTICOS Já que as bulas de remédios mudarão para facilitar a leitura, bem que os políticos poderiam seguir o exemplo: maior transparência para o leitor não ficar doente de raiva com os efeitos de seu voto.




UNIDOS Chapa única no PT. Zeca rasgou o verbo prometendo: em 2014 será a vez de Delcídio candidato. Isso lembra “Noites Traiçoeiras”, do padre Marcelo Rossi e Belo. E promessa política, a longo prazo, vale?


REJEIÇÃO Ela determina quem ganha qualquer eleição. Maluf é o grande exemplo! Fica empacado naquele percentual, sem chances de crescer. Todas as pesquisas sérias não escondem esse item, o mais importante deles.


A REJEIÇÃO nada mais é que a imagem que o eleitor tem do candidato. É uma fotografia bem visível, onde os detalhes negativos são maioria e praticamente escondem os pontinhos eventualmente positivos.


O LEITOR de cada cidade onde a coluna chega, comparando os políticos locais, poderá detectar quem são os inviáveis pela rejeição. E reverte-se a situação? Mesmo os recursos da mídia não realizam esse milagre.


EXEMPLO: André tinha só 12% - contra 15% de Zeca, 24% de Trad e 33% de Levy. André foi para o 2º turno com 26% e venceu Zeca no 2º turno e virou prefeito da capital. Era desconhecido, mas não rejeitado.


NA ÚLTIMA pesquisa do Ibrape - divulgada pelo “Correio”, curiosamente foi omitida a rejeição de Zeca do PT. Nos bastidores fala-se que teria sido superior a 40% , o que comprovaria a inviabilidade de seu crescimento.


QUESTÃO: O eleitorado de Marisa, daquela pesquisa, votaria no candidato do PT? Ora! Claro que não. Não há qualquer identidade entre as duas siglas no Estado. E mais: o cenário nacional influencia o quadro regional.


AQUELA situação em que o eleitorado de Pedrossian votou em Zeca do PT – contra Bacha – foi especial num contexto atípico. Mas aquele eleitor de Pedro não se bandeou para o PT. Seu perfil é incompatível com Zeca.


MANOBRAS Não colocaram Ciro e Dilma juntos na pesquisa do CNT/Sensus para evitar vexame da “mãe do PAC”. Aqui - não se registra o percentual de transferência de votos do PSDB e PR para o PMDB no 2º turno.


DETALHE Quem não vence na capital, não chega ao Governo. André estaria em desvantagem apenas em algumas cidades pantaneiras. É pouco diante do contingente eleitoral de Campo Grande e Dourados, onde vence.






DAGOBERTO Na pesquisa do Ibrape, é visível a intenção de promovê-lo, como se fosse o segundo nome preferido, após Delcídio, quando não é. São essas artimanhas em cenários irreais que não podem ser ignoradas.


E MAIS...Será que o eleitor – que já decidiu por Serra – mudará o voto devido ao pedido de um padrinho local? A imagem de Serra é forte – alicerçada em seu passado e na sua postura como homem público.


O GOLPE Dagoberto “seqüestrou” Luppi, levando-o para almoçar em sua casa. Evidente que o pessoal aliado de Rigo não iria. O pior foi a indelicadeza do ministro ao criticar a postura dos pedetistas ausentes.


ALIADOS de Rigo lembram: o PT jamais aceitará coligação na chapa proporcional, pois seus deputados não querem concorrência. Jerson Domingos aconselha mudança de partido, antes que seja tarde demais.


QUESTÕES Ao sonhar com a vice de Zeca ou em ser companheiro de Delcídio para o Senado, Dagoberto rachou o PDT. Jerson lembra: Dagoberto participou (Detran-S.Justiça) do governo Zeca e depois apoiou André.


INVERTENDO Os doentes que esperem nos corredores dos hospitais públicos lotados e sucateados. Só com o dinheiro referente a um avião – apenas – que compramos da França, daria para tocar a saúde por um ano.


IMPRESSIONA o ódio que o chefe da nação distila em seus discursos. Bobagem! Puro complexo de inferioridade mesclado ao revanchismo. É popular, mas falta-lhe a estatura que o cargo requer. Talvez Freud explique!


RAZÕES Veículos com adesivos “Volte logo” numa alusão a Zeca . Um freqüentador da Av. Afonso Pena observou: “Trata-se de ex-privilegiados, saudosos das benesses e agora tiveram o padrão de vida nivelado aos mortais.”


JOGADA Incluir o nome do Juiz Federal Odilon na lista de possíveis candidatos ao Senado visa apenas dividir opiniões para beneficiar alguém. Equilibrado, Odilon sabe que é mais feliz e útil à nação no cargo atual.


EVOLUINDO Investir em equipamentos, na estrutura física, na capacitação técnica e profissional são os objetivos da atual administração do TC. O presidente Cícero lembra: o Tribunal atende 928 órgãos no Estado.


FUNCIONÁRIOS do TC. freqüentam curso de MBA em gestão pública e as obras da futura escola de capacitação estão andamento. A fiscalização “on line” da gestão pública cada vez mais próxima. Isso é ótimo!















O Cassilandianews não se responsabiliza por materias com autoria

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Sexta, 25 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)