Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leia Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso - 10 de julho de 2009 - 09:52

A CASA CAIU? Em Dourados e região muitos políticos ficaram de saia justa com o escândalo desvendado pela Polícia Federal. Como se diz: “na política é fácil distinguir os cidadãos capazes, dos homens capazes de tudo.”

DOURADOS A adoção da ética ou da licitude dos agentes públicos não acompanhou as necessidades do seu progresso. Embora com mais de 200 mil habitantes continuou pequena, refém de quadrilheiros inescrupulosos.

A LEITURA é fácil. Sizuo Uemura encarnaria bem a figura do “capo” nos bastidores do poder. Financiaria campanha de políticos e depois cobraria caro através de esquemas e gente sua plantada na própria administração.

A OPERAÇÃO da PF não foi feita de afogadilho: começou em 2007 e está embasada de documentos. A opinião pública sabe que existem poucos inocentes no caso, mas com medo prefere adotar a “Lei do Silêncio”. Sabe como é...

INDIGNAÇÃO Foi o que faltou ao prefeito Artuzi até agora. Onde já se viu! Pessoas de sua confiança presas e acusadas de corrupção, ele não convence em sua fala e viaja para Brasília. Coincidência que repercutiu negativamente.

A PRISÃO do filho do ex-prefeito Laerte Tetila, mostra que procede a tese de que as irregularidades não são recentes. Aliás, o silêncio de Tetila sobre o caso foi objeto de comentários negativos no saguão da Assembléia.

“MANDA CHUVA” Boa parte da mídia douradense também ficou de saia justa. Uemura é poderoso: negócios diversos; carros, funerárias e até hospital arrendado para a Prefeitura Municipal. Um bom anunciante.

PRESSÃO? O colega da TV.MS. Record – Edson Godoy – está cobrindo os fatos em Dourados. Experiente, percebeu que os repórteres de fora não são bem vindos, mas ignorou as insinuações e faz um belo trabalho.

A PERGUNTA: Artuzi é simples no trato, mas centralizador na administração. Tudo passa por ele, pois tem mania de que estão tramando contra ele. Como não percebeu a corrupção denunciada bem próxima a ele?

DEVENDO Pelo teor de seu discurso de campanha, o prefeito Artuzi precisa vir a público e falar sobre os fatos e pessoas. Está perdendo politicamente e moralmente. Simplicidade também combina com honestidade. Certo?

A CIDADE de Dourados, pela sua pujança econômica e importância no contexto estadual, não merece isso. Enquanto a iniciativa privada faz e bem a sua parte, a classe política chafurda na lama e envergonha a cidade.





E MUDA? Perguntaram a um cidadão comum de Dourados sobre os reflexos nas urnas - “aqui ninguém tem memória, amanhã já esqueceram tudo. O esquema do Uemura é antigo, acima de partidos, ideologias e pessoas.”

LEMBRANDO A figura do financiador de candidatura virou praga em todo o país. Começa nas Câmaras Municipais e vai “rio acima”. Quem financia cobra com juros, correção monetária e muito mais. O povo...”ó!”

PEPINO-2 Se não bastasse o caso investigado pela PF. – o MPE anuncia fraudes na aquisição de materiais pela Secretaria de Saúde de Dourados. O trambique seria de grosso calibre e promete explodir. Agüenta...

À PROPÓSITO Para o deputado cel. Ivan, a licitação é a maneira mais fácil de roubar. A empresa é escolhida antecipadamente; as outras que concorrem sabem que apenas são figurantes, para dar legitimidade à roubalheira.

CLIMA PESADO O fato da Juíza de Direito de Dourados andar cercada de seguranças retrata bem a situação na cidade. Profissionais liberais e comerciantes desconversam quando perguntados sobre o caso. “Ninguém viu...”

JOGANDO Quando menos se esperava, o nome de Iran Coelho das Neves – protegido de Leite Schimidt – é escolhido por André e vira conselheiro do TC. Nos bastidores a conclusão é uma só: faz parte do acordo André-PDT.

IMPLACÁVEL o tempo: Internado o ex-deputado e ex-prefeito João Chama (84) de Aparecida doTabuado, vítima de AVC. Morreu o ex-prefeito (3 vezes) Samir Chafic Garib, de Fátima do Sul. Duas figuras imponentes.

NA PELE Conta-nos o deputado Kemp o drama vivido no socorro ao seu pai. Ficou assustado com o que viu na Santa Casa. Para ele, a saúde é prioridade e quem frauda neste setor deveria responder por crime hediondo.

MARISA & ÉTICA Gostei da indicação de seu nome para o Conselho de Ética do Senado. Já avisou que não aceitará o dedo político de Lula no órgão. Quem conhece a senadora sabe que ela não decepcionará. Confira!

LULA...BOM DE BICO! Tenho recebido manifestações elogiosas pelo artigo que postei no meu blog www.manoelafonso.com.br Abordo a versatilidade do presidente Lula, que supera todos os seus antecessores. Confira.

NOTA OFICIAL Jornais trazendo uma nota oficial da Prefeitura de Dourados sobre os fatos noticiados. Os observadores entendem que ela é tímida demais para o tamanho do escândalo. Faltou pessoalidade e não convenceu.







O Cassilândianews não se responsabiliza por matérias com autoria

SIGA-NOS NO Google News