Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leia Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso - 08 de agosto de 2008 - 10:55

FICHA SUJA Apesar da decisão do STF, o eleitor terá maiores informações sobre a vida pregressa dos candidatos, não podendo alegar que votou no escuro. Portanto não terá como alegar “eu não sabia...fui enganado.”

PERGUNTO: O TRE irá divulgar a relação dos candidatos a prefeito e vereadores com processos pendentes, inclusive aqueles com bens indisponíveis? Seria uma postura de alto alcance para esclarecer o eleitorado do MS.

PERGUNTAS: Você entregaria uma procuração com amplos poderes para um candidato ficha suja gerir seus negócios e cuidar de seus bens? Gostaria de tê-lo como seu sócio ou genro? O voto não é uma procuração?

VEREANÇA É o batismo na vida pública, mas é injusto o sistema proporcional. Você vota num e elege outro de partido diferente da coligação. Anote aí: Jânio, Ari Barroso, Lacerda e Jefferson Peres foram vereadores.

CORAGEM Aplausos para o Juiz eleitoral de Dourados em combater a pratica crescente de se transformar igrejas em comitês eleitorais camuflados. Aliás, essa iniciativa deveria ser estendida a todas as cidades.

LEMBRO: Votar em branco ou anular o voto só ajuda quem deveria sair; ou seja, os piores candidatos, aqueles que têm bases sólidas e eleitorado fiel. Você não consegue melhorar o nível dos eleitos com sua omissão.

NAS ELEIÇÕES proporcionais é impossível anular o voto. O voto nulo estará indo para alguém. O chamado voto em branco idem! Na majoritária, se o total de brancos e nulos superar 50% o STE poderá convocar nova eleição.

ENQUANTO isso, na eleição proporcional, os votos brancos e nulos também não resolvem. Eles simplesmente são excluídos da conta, enquanto o número de vagas permanece o mesmo. Muda só o quociente eleitoral.

O DESENCANTO do eleitor com algumas posturas de políticos é mais que notório e até justificável. Mas é com ação e não com omissão que encontrará personagens e soluções. Ao eleitor menos emoção e mais razão.

À PROPÓSITO Cai o número de votos dos jovens eleitores facultativos. Lembra-se da campanha “Se liga 16” feita pela UNE? Pois é! Os próprios políticos se encarregaram de desfazer o encanto do jovem pela política.

MORDIDAS Edil Albuquerque diz que o emprego lidera os pedidos dos eleitores. Mas
devido à popularização das empresas “Pax”, os candidatos têm deixado de receber pedidos de patrocínio de serviços funerários. Amém!


PAULO DUARTE: “Quem mora no Pantanal sabe: falar em mudar o horário é um equívoco. Ficaremos o ano inteiro com o “horário de verão. É bem diferente das regiões do Estado próximas a São Paulo e Paraná.”

PERGUNTO: “O que é prioridade: discutir a mudança de horário, agradar interesses da TV.Globo ou unir a comunidade para abordar as pretensões da FUNAI? Com a palavra os deputados estaduais federais e senadores.

A SAÍDA está na aprovação da PEC que dá ao senado competência exclusiva para decidir a questão das terras indígenas. No senado há equilíbrio. Como relator do projeto, Valter Pereira poderá fazer esse gol de placa.

NEWLEY AMARILLA: “...O que se quer dizer é que a FUNAI não pode (não deve!), porque a tanto não está autorizada, demarcar terras de particulares, transformando-as em indígenas , sem antes anular os títulos...”

O TEXTO acima é parte do artigo do “Correio” de 07/08/2.008, onde o advogado dá uma lição de interpretação da Constituição, C. Civil e CPC. E a suspensão de vistoria em Maracaju pela Justiça Federal já é um bom sinal.

PASSARAM... No saudosista painel da AL. fotos de personagens que um dia foram deputados. Por essas contingências da vida esses personagens acabaram esquecidos junto à opinião pública. Como se diz: tudo passa.

FELIZ ENCONTRO Pelas mãos da prefeita Simone, no gabinete do deputado Akira, conheci José L. Penido, “cap” da Votorantim Celulose e Papel. No rápido diálogo deu para sentir a dimensão do investimento em Três Lagoas.

SIMONE Pelo que ouço nos bastidores seu futuro político não ficaria confinado a Três Lagoas. É questão de tempo e ela não tem pressa! Tudo tem sua hora. Os ventos sopram a seu favor como mostra a boa fase de sua cidade.

RIGO&LONDRES Na capital ambos integram o projeto de reeleição de Nelsinho, e no interior investem juntos em várias candidaturas para preservar espaços. Casos de Dourados e Cassilândia dentre alguns municípios.

O DEPUTADO Londres não descuida do futuro da filha Grazielle, e o PR conta com mais seis candidatos à vereança na capital: dr. Jamal, Waldemir Pop, Elias Moraes, Lucimar Rosa, Willian Martins e Wilmar do Amaral.

DO LEITOR: “O presídio federal acabou com nossa paz. Como o colunista lembrou na TV.- Zeca dizia que o presidia geraria emprego – miopia petista – Nelsinho foi contra. Que preço alto estamos pagando por isso.”




SIGA-NOS NO Google News