Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

08/06/2012 17:14

Leia Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso

NOVO FORUM   A escolha do Parque dos Poderes não irá elitizar a justiça? Por que não aproveitar melhor o prédio atual transferindo só a sua parte administrativa? O custo  da obra será compatível com os anunciados benefícios sociais?

QUESTÕES  Muitas pessoas terão dificuldades de locomoção/acesso; mãe pobre, o deficiente físico em busca de pensão alimentícia ou outro benefício. Acho que o caso deveria ser  amplamente debatido por toda a sociedade. Não é?

SILÊNCIO   Na Câmara e AL não ouvi uma só palavra sobre o assunto. Seria porque os ’legisladores’ não serão penalizados com as dificuldades citadas no tópico anterior? Athayde Nery e Marcos Trad são advogados. Portanto...

O PARQUE dos Poderes foi criado para ser o centro político/administrativo e não para o atendimento ao público. Inconcebível também a transferência das zonas eleitorais para o Parque dos Poderes, dificultando a vida da população.

INSISTO  Imagine a dificuldade de uma pessoa humilde e idosa - moradora lá do ‘Buritis’ - para chegar ao Parque dos Poderes. Terá que atravessar a cidade, uma epopeia no sistema de transporte público. Já imaginaram o drama?

O DETRAN é um exemplo atual. A localização na saída para Rochedo não atendeu as necessidades. Prova disso é que criaram outras agências do órgão aqui no centro. Lá tudo é muito difícil, principalmente com esse trânsito maluco.

O ASSUNTO  toca fundo na vida da capital, vai muito além da ótica forense, envolve a questão da mobilidade inclusive.  Precisa ser melhor discutido, com o envolvimento dos poderes públicos e entidades, inclusive a OAB. Questão de lógica.

‘ESTRANHO’  Outros assuntos tem merecido na mídia espaços maiores que sua importância. Ora! O fórum é apenas um apêndice da justiça para atender ao povo. Não é órgão administrativo que mereça espaço no distante Parque. 

ENFIM...Tocamos no assunto, que deve ser debatido sob a ótica social/administrativa. Afinal, o dinheiro para essa obra virá do contribuinte, embora não tenha sido anunciada a fonte dos enormes recursos que serão utilizados nela.

CORUMBÁ  O caldo vai engrossando a medida que novos fatos vão sendo apurados.  Convenhamos:  as declarações do prefeito Ruiter são tímidas, falta-lhe a imprescindível e natural indignação. ‘Britânico’ demais para a quente Corumbá. 

NA OPOSIÇÃO  o PT é o melhor dos estilingues; no poder não admite ser  alvo de questionamentos. A pergunta: por que levaram petistas da capital  para Corumbá?  Não havia gente competente da cidade para atuar na prefeitura?

‘DOSE’  Não  será nada fácil aguentar o noticiário  a partir de 1º agosto. Só vai dar o Mensalão, concorrente do horário gratuito eleitoral. Mas não se pode garantir que a decisão saia no prazo previsto. Tudo pode acontecer neste país.

INDAGAÇÕES: Eventuais condenações repercutirão nas urnas? Como Lula e Dilma se comportarão ao longo desta guerra? Os adversários do PT saberão tirar proveito da situação?  Os petistas vão contra-atacar na CPI Cachoeira?

ANTONIO JOÃO  Não apareceu no programa nacional  da TV do PSD. A explicação é simples: além de não ter mandato, não filiou gente de prestígio ou com mandato  de peso. Aqui o PSD  continua desmilinguido, quase na UTI. 

OAB-ELEIÇÕES  Nos outdoors  da capital  a guerra já começou. Neles, a explícita referência  da relação entre o ex-desembargador Rêmulo Letteriello, o advogado Paulo Tadeu e o pré-candidato Bito. Como se diz: vai faltar sabão!

RUY BARBOSA: A imprensa é o meio de correspondência entre o Congresso/ nação. Eliminada, está decretada a asfixia, sequestrada a representação nacional, condenada a nação a atmosfera de calabouço. Sem ela expira o governo do povo.

DÚVIDAS  A proibição do arrendamento de horário no rádio e TV  visa exatamente o que? Quer moralizar o setor ou proteger ‘gente amiga’ do Planalto, como Edyr Macedo e ferrar a Bandeirantes, que é mais independente politicamente?

DETALHES  Além da bancada evangélica, existem muitos parlamentares ligados  ao setor de comunicações que explora a venda de produtos pela TV. A questão é muito mais complexa: envolve muita grana e interesses eleitorais. 

A JOGADA DA PEC extinguindo o voto secreto nas cassações de mandato deixaria os parlamentares de saia justa, que não compareceriam ao ‘Dia D’. Continuando o voto secreto eles estariam protegidos para votar como quiserem.

VOTO SECRETO É um direito – não obrigação - assegurado (Art. 14 da C.F)  aos eleitores,  extensivo aos detentores  de mandatos parlamentares. Implica inclusive  em segurança pessoal, pois a privacidade  assegura independência.

MEMÓRIA  Foi secreto o voto do impeachment de Collor em 1992 e de Zé Dirceu em 2005. Também lá atrás, em 1955, a Câmara decretou o impeachment por voto secreto de Carlos Luz e Café Filho para garantir a posse de JK.

FOLCLORE Getúlio nomeou um amigo para a alfândega e avisou: “me avise quando quiserem te corromper.” Semanas depois recebeu um bilhete: “Presidente, por favor me demita; os homens estão chegando pertinho do meu preço.”

“Defendo sempre a expulsão sumária”. (Senador Demóstenes – antes do episódio)

(O Cassilândia News não se responsabiliza por artigos com autorias)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)