Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leia Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso - 08 de junho de 2012 - 17:14

NOVO FORUM   A escolha do Parque dos Poderes não irá elitizar a justiça? Por que não aproveitar melhor o prédio atual transferindo só a sua parte administrativa? O custo  da obra será compatível com os anunciados benefícios sociais?

QUESTÕES  Muitas pessoas terão dificuldades de locomoção/acesso; mãe pobre, o deficiente físico em busca de pensão alimentícia ou outro benefício. Acho que o caso deveria ser  amplamente debatido por toda a sociedade. Não é?

SILÊNCIO   Na Câmara e AL não ouvi uma só palavra sobre o assunto. Seria porque os ’legisladores’ não serão penalizados com as dificuldades citadas no tópico anterior? Athayde Nery e Marcos Trad são advogados. Portanto...

O PARQUE dos Poderes foi criado para ser o centro político/administrativo e não para o atendimento ao público. Inconcebível também a transferência das zonas eleitorais para o Parque dos Poderes, dificultando a vida da população.

INSISTO  Imagine a dificuldade de uma pessoa humilde e idosa - moradora lá do ‘Buritis’ - para chegar ao Parque dos Poderes. Terá que atravessar a cidade, uma epopeia no sistema de transporte público. Já imaginaram o drama?

O DETRAN é um exemplo atual. A localização na saída para Rochedo não atendeu as necessidades. Prova disso é que criaram outras agências do órgão aqui no centro. Lá tudo é muito difícil, principalmente com esse trânsito maluco.

O ASSUNTO  toca fundo na vida da capital, vai muito além da ótica forense, envolve a questão da mobilidade inclusive.  Precisa ser melhor discutido, com o envolvimento dos poderes públicos e entidades, inclusive a OAB. Questão de lógica.

‘ESTRANHO’  Outros assuntos tem merecido na mídia espaços maiores que sua importância. Ora! O fórum é apenas um apêndice da justiça para atender ao povo. Não é órgão administrativo que mereça espaço no distante Parque.

ENFIM...Tocamos no assunto, que deve ser debatido sob a ótica social/administrativa. Afinal, o dinheiro para essa obra virá do contribuinte, embora não tenha sido anunciada a fonte dos enormes recursos que serão utilizados nela.

CORUMBÁ  O caldo vai engrossando a medida que novos fatos vão sendo apurados.  Convenhamos:  as declarações do prefeito Ruiter são tímidas, falta-lhe a imprescindível e natural indignação. ‘Britânico’ demais para a quente Corumbá.

NA OPOSIÇÃO  o PT é o melhor dos estilingues; no poder não admite ser  alvo de questionamentos. A pergunta: por que levaram petistas da capital  para Corumbá?  Não havia gente competente da cidade para atuar na prefeitura?

‘DOSE’  Não  será nada fácil aguentar o noticiário  a partir de 1º agosto. Só vai dar o Mensalão, concorrente do horário gratuito eleitoral. Mas não se pode garantir que a decisão saia no prazo previsto. Tudo pode acontecer neste país.

INDAGAÇÕES: Eventuais condenações repercutirão nas urnas? Como Lula e Dilma se comportarão ao longo desta guerra? Os adversários do PT saberão tirar proveito da situação?  Os petistas vão contra-atacar na CPI Cachoeira?

ANTONIO JOÃO  Não apareceu no programa nacional  da TV do PSD. A explicação é simples: além de não ter mandato, não filiou gente de prestígio ou com mandato  de peso. Aqui o PSD  continua desmilinguido, quase na UTI.

OAB-ELEIÇÕES  Nos outdoors  da capital  a guerra já começou. Neles, a explícita referência  da relação entre o ex-desembargador Rêmulo Letteriello, o advogado Paulo Tadeu e o pré-candidato Bito. Como se diz: vai faltar sabão!

RUY BARBOSA: A imprensa é o meio de correspondência entre o Congresso/ nação. Eliminada, está decretada a asfixia, sequestrada a representação nacional, condenada a nação a atmosfera de calabouço. Sem ela expira o governo do povo.

DÚVIDAS  A proibição do arrendamento de horário no rádio e TV  visa exatamente o que? Quer moralizar o setor ou proteger ‘gente amiga’ do Planalto, como Edyr Macedo e ferrar a Bandeirantes, que é mais independente politicamente?

DETALHES  Além da bancada evangélica, existem muitos parlamentares ligados  ao setor de comunicações que explora a venda de produtos pela TV. A questão é muito mais complexa: envolve muita grana e interesses eleitorais.

A JOGADA DA PEC extinguindo o voto secreto nas cassações de mandato deixaria os parlamentares de saia justa, que não compareceriam ao ‘Dia D’. Continuando o voto secreto eles estariam protegidos para votar como quiserem.

VOTO SECRETO É um direito – não obrigação - assegurado (Art. 14 da C.F)  aos eleitores,  extensivo aos detentores  de mandatos parlamentares. Implica inclusive  em segurança pessoal, pois a privacidade  assegura independência.

MEMÓRIA  Foi secreto o voto do impeachment de Collor em 1992 e de Zé Dirceu em 2005. Também lá atrás, em 1955, a Câmara decretou o impeachment por voto secreto de Carlos Luz e Café Filho para garantir a posse de JK.

FOLCLORE Getúlio nomeou um amigo para a alfândega e avisou: “me avise quando quiserem te corromper.” Semanas depois recebeu um bilhete: “Presidente, por favor me demita; os homens estão chegando pertinho do meu preço.”

“Defendo sempre a expulsão sumária”. (Senador Demóstenes – antes do episódio)

(O Cassilândia News não se responsabiliza por artigos com autorias)

SIGA-NOS NO Google News