Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 4 de Maio de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leia Amplavisão, por Manoel Afonso

05 de novembro de 2010 - 09:14

EXPOSTAS as vísceras petistas após as eleições. Perdedores buscam culpados e as divergências internas ficam ainda mais visíveis. Reagrupar a cumpanheirada sob um único comando parece ser uma missão cada vez mais difícil.
DELCÍDIO avisa que vai exercer a hegemonia no PT e no caso de divergência, será resolvida no voto. Recado para Zeca do PT. E mais: não tem a mínima intenção de ser ministro ou ocupar outro cargo no Governo Federal.
VANDER acusa Delcídio de falta de comprometimento com as candidaturas de Zeca e Dilma. Adianta as opções para disputar a prefeitura da capital e que exigirá o comando do Incra, Funasa e Ibama para os petistas leais.
O DEPUTADO aposta no seu prestígio com Paulo Bernardo para inclusive pedir cargos para Zeca, Dagoberto e Valter Pereira (pasmem!) Engraçado! Vander adota a política fisiologista que ele combatia no passado. De leve...
LEMBRANDO: Marcelo Miranda é do PR, de José Carlos Pagot – diretor do Denit, ( apadrinhado de Blairo Maggi) e do senador e ex-ministro dos transportes Alfredo Nascimento. Tirar Marcelo do Denit regional não será fácil.
NOMES é que não faltam para a prefeitura da capital. Fala-se até que Simone poderia transferir seu domicílio eleitoral (até 30 de setembro), abrindo assim caminho para Nelsinho ser o candidato ao governo apoiado por André.
PARTIDOS e opções: PMDB tem Edil, Marum e P. Siufi; PSDB - Marisa e Azambuja, o PDT tem Dagoberto, o PT fala em Gilda, Kemp (melhor opção) e Vander, o PR dispõe de Giroto e o DEM conta com Mandeta.
CLARO que isso não passa de mero exercício de especulação, mesmo porque a política é dinâmica, existem interesses em jogo, os quais ainda restritos aos bastidores de partidos e grupos. Mas como se diz: faz parte.
LIMITES É preciso adotá-los em nossas vidas. O deputado Braga está curtindo os últimos dias de poder. “A política escraviza a gente, já era feliz antes dela; não levo mágoas; é preciso ler os sinais ao longo da vida” – arremata.
PERDEDORES nestas eleições: Chico Maia (Acrissul) apostou em Dagoberto e Zeca e criou mal estar na entidade. Antônio João (Correio do Estado): perdeu a vaga de suplente de Delcídio e viu Moka vencer Dagoberto.
PAULO DUARTE Trocará a AL por uma candidatura à prefeito de Corumbá? Ele sabe que em 2014 Ruiter vai querer disputar a Assembléia e aí haverá divisão de espaços. Tem pouco tempo para administrar o problema.
BALELA Feliz o candidato que consegue doações para sua campanha. Se não for dinheiro ilegal, não há problemas. É sinal que ele tem prestígio. Pior mesmo é quando o cidadão gasta tudo, um pouco mais, e sai derrotado.
POLÍTICA não se faz mais com o coração como nos velhos tempos. Uma candidatura envolve vários interesses de grupos econômicos e sociais. Não há altruísmo ou algo parecido. Sem ilusões, é dando que se recebe.
O RESULTADO do Censo permite o aumento do número de vereadores de vários municípios, como permite a emenda 58/2009. Só no MS teríamos mais 119 vagas, o que deve movimentar a entidade que representa os vereadores.
O PROBLEMA não é o número de vereadores, mas sim a qualidade da representação. Não adianta encher nossas câmaras de verdadeiros patetas e demagogos despreparados consumindo mais dinheiro, sob o argumento que é legal.
CONVERSEI com Paulo Siuffi. Ele arrepia com a idéia de 29 vereadores na capital. Primeiro diz que irá consultar a população; segundo - isso implicaria em mais gastos que dependem do duodécimo repassado pelo Executivo.
EVIDENTE que a novela está apenas no início. No interior, por exemplo, é preciso pegar senha para entrar na fila dos pretendentes à Câmara. Poder, empregos, diárias de viagens, status e mordomias assanham as lombrigas.
POR QUE? 24% do eleitorado (30 milhões) optaram pelo do voto em branco, nulo ou a abstenção? Falta de civismo, desinteresse puro e simples, desilusão com as propostas dos candidatos e com os políticos? O fato precisa ser discutido.
VEJAM SÓ! Logo após as eleições, já se fala na volta da CPMF. Posturas como essa da classe política motivam milhares de eleitores a votar em branco, anular o voto ou simplesmente ir pescar no dia das eleições.
CAUSAS da derrota de Serra: fator Lula, Bolsa Família para 20 milhões de famílias; candidato a vice fraco, discurso acadêmico, sem indignação para atrair e sensibilizar os eleitores. Ora! Somos um povo latino, não eslavo.
A FATURA do PMDB já foi apresentada à Dilma. Além de não perder os espaços já garantidos até aqui, o partido quer mais! Temer, Sarney, Renan e Cia não brincam! Mas a máquina federal é generosa. Com jeito tudo se ajeita.
LULA Vai se acostumar com a falta de poder? Seus palpites inconvenientes e opiniões não criarão embaraços para Dilma? O que fará para ocupar espaços na mídia e massagear seu ego? Com ele tudo é possível. Não é?



O Cassilandianews não se responsabiliza por artigos ou opiniões com autoria

SIGA-NOS NO Google News