Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

05/02/2010 09:40

Leia Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso

O LOCAL onde a política é o prato principal e a sobremesa continua sendo a AL. É o ponto convergente de figuras interessantes: prefeitos, ex-vereadores, sonhadores, ex-deputados, cabos eleitorais, candidatos e afins.

AS ELEIÇÕES empolgando mais que a Copa. Fixar data para início de campanha é utopia. Ela já ganhou as ruas naturalmente. É como a menina que vira moça. Quando você menos espera ela já está namorando.

É POSSÍVEL extrair destes personagens, opiniões e informações importantes para a correta avaliação do cenário eleitoral. Vivendo em cidades e ambientes diferentes, eles trazem subsídios às vezes ignorados por nós da capital.

A PERGUNTA da semana no saguão da AL: Para quem irá o 2º voto do eleitor de Delcídio? Com qual deles o eleitor se identifica melhor? Todos os 3 concorrentes têm interesse de montar na garupa do senador.

HIPÓTESE: Dagoberto levaria vantagem com a mulher de Zeca como sua suplente.
Mas Delcídio enxerga longe, não confia em Zeca. Ficar refém da “cumpanheirada” de Zeca no diretório é uma tremenda fria. Sacou?

DELCÍDIO teria interesse de virar ministro, se Dilmar vencer? Não perderia essa proximidade com as bases que ele visita e atende em todas as áreas? O distanciamento é um castigo para quem tem mandato em Brasília.

NO SAGUÃO da AL ouvi a notícia de que Valter e Moka batalham pelos votos dos convencionais do PMDB. E cada qual com seu estilo e armas. O ex-prefeito Valdeli, de Costa Rica, estaria atuando no Bolsão em prol de Moka.

O PAPO é que Valter vem surpreendendo com sua desenvoltura no interior, mostrando força e disposição. Experiente, com currículo que o beneficia, Valter quer ser a primeira grande surpresa neste cenário eleitoral.

MOKA sempre foi candidato de grupo, usando a máquina partidária. Já falei e repito: impressiona sua rejeição aqui na capital. Será que o PMDB não leva a sério as pesquisas neste sentido? Será que ele leva o 2º voto do Delcídio?

LEMBRETE: a boa votação de Dagoberto foi com apoio de deputados estaduais que saíram do PDT. Em 2006 ele reinou só, nadou de braçadas no interior. Esse fator deve ser levado em conta na avaliação de seu potencial.

BOBAGEM Faculdade de Direito na UEMS? Ora! temos “doutores” demais. Se você chacoalhar as árvores da Afonso Pena cai uma penca deles. Trocar a mata do Parque dos Poderes por uma “fabrica” de bacharéis é brincadeira.


ALELUIA! Rigo, Londres, Jerson, e Paulo Corrêa perceberam a manobra e vão barrar essa pretensão absurda. Postura equilibrada que evitará a devastação do Parque. Menos “doutores”, mais verde e garantia de clima melhor.

“ESTRANHO”. Não é preciso representação para que o MPE instaure procedimento investigatório contra o meio ambiente. No caso da Plaenge, o órgão se encolheu, finge desconhecer as denúncias da mídia. O povo, de olho!

ESCONDENDO O LEITE Diz um amigo que o deputado Dagoberto tirou a placa de sua fazenda para evitar problemas. Versátil, prestigia a Acrissul e Famasul, embora seu partido seja aliado do PT e por extensão, do MST e Cia.

PENSANDO BEM... após eleitos, os políticos mudam de hábitos, amigos, roupas, carro e até de bairro. Impossível por exemplo encontrá-los, na fila do banco e do supermercado. Mas o poder dura apenas o mandato.

PESQUISA mostrou o desgaste da Câmara da capital aos olhos da opinião pública. Eu pergunto: não é fruto também do isolamento dos vereadores, arredios a abordagem da população? E o “fenômeno” se repete no interior.

ELEITOS, os políticos passam a ser representados por assessores. No lugar da fala direta, do aperto de mão, que é uma pesquisa qualitativa, usam a mídia, na maioria das vezes paga. Aí a distância com o eleitor aumenta.

NA CÂMARA o resultado da pesquisa é visível. Desconfortáveis, alguns vereadores se defendem. Mas a melhor veio com a sacada irônica de um assessor: isso aqui concorre com o Buffet Paladar. Festa demais!

ENCRENCA Ciro Gomes voltou da Europa doidão: Peitou Zé Dirceu! Apesar dos afagos da Dilma, diz que é candidato ao Planalto e não ao Governo paulista. Vamos ver como Lula equacionará a questão.

DICA Basta olhar para a postura crítica de seu pai, quanto a linha política do Planalto, para se concluir que jamais Nelsinho apoiará Dilma. Existem coisas na política que não é preciso falar: é questão de pele, eu diria.

“SALGADO” Defeito no sistema? Recebi reclamações da avaliação imobiliária (IPTU) da capital. Como senti na pele o drama, recomendo o remédio do recurso. Mas espero que a prefeitura não adote a lerdeza da justiça.

SURPRESA! O diretório do PTB tem guardado a 7 chaves a relação dos filiados no MS. Quem não se recadastrou e tem pretensões poderá dançar. Esse ato do partido é autônomo, independente da Justiça Eleitoral.

Os âncoras da TV têm mais credibilidade que você. Nunca os desminta.
















O Cassilândianews não se responsabiliza por artigos e opiniões com autoria

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)