Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leia Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso - 04 de janeiro de 2008 - 09:03

ABANDONADO Até aqui nenhum gesto de solidariedade petista ao “companheiro” José Donizete, afastado da prefeitura de Cassilândia pela Justiça. Boa pergunta: continuará ele no PT ao final deste terrível episódio.

O PRÓXIMO prefeito terá a dura missão de restaurar a auto-estima daquela cidade. E sem credibilidade é impossível! Cassilândia na encruzilhada: reage escolhendo um cidadão de bom perfil ou fecha para balanço final.

O GOLPE Pegou mal o adiamento por 6 meses do decreto que coibirá fraudes nos convênios com municípios e ONGs. Serão mais R$12 bilhões para tentar melhorar a situação do PT e aliados nas eleições de 2.008.

DEBOCHE Se não bastasse Lula descumprir a promessa de não aumentar impostos, o ministro Mantega abusou: disse que a palavra empenhada do presidente se referia apenas ao ano de 2.007. “Na bunada não vai dinha”?

CHANCES O PT ficou a pé. Não tem vereador e nem deputado com calibre para disputar as eleições na capital. Imaginem Zeca candidato, “abençoado” pelo Genuíno, Zé Dirceu e João Paulo. Faltariam aplausos, sobrariam vaias.

ELEIÇÕES 2.008 Com a fidelidade partidária elas deveriam seriam diferentes. Mas após as últimas medidas de Lula, investindo pesado no Bolsa Família, perde-se a ilusão. É o PT tentando salvar 2.010. Sem 3º mandato impossível.

ESPERTO Lula editou MP ampliando os benefícios faltando 3 dias para o final de 2.007. Nela o bônus de R$30,00 também para adolescentes de 16 e 17 anos. E quem terá coragem de “votar contra a pobreza” no Congresso?

VERDADES Lula está acima do PT. Os escândalos arrebentaram líderes do partido. Sobrou pouca gente, mas sem densidade. O PT ficou refém do PMDB, que não tem nomes de peso. Eleger o sucessor? E Lula quer mesmo?

HIPÓTESES Tarso Genro é radical; Marta está queimada e Suplicy é complicado. Buscar nomes em outros partidos aliados seria outra opção de Lula. Ciro Gomes? Ele já fez feio naquela vez.

A REGRA Reza a Constituição que a remuneração dos vereadores não pode superar 75% do que recebe os deputados estaduais. O percentual varia de 20 a 75% de acordo com a população de cada município.

OS SUBSÍDIOS da gestão de 2.009 devem ser fixados até 5 de setembro de 2.008, um mês antes das eleições. Mas para evitar desgastes em ano eleitoral, vereadores de muitas cidades já aprovaram o aumento no final de 2.007.

VEREANÇA virou profissão. Idealismo? Conversa para boi dormir! Na pobre Alfredo Marcondes (SP) por exemplo (3.800 almas), reajustaram em 179% o salário do próximo presidente da Câmara e em 42% do futuro prefeito. É o país!

TRANSPARÊNCIA é rara. Vereador, prefeito e vice não revelam quanto ganham. Normalmente o Judiciário não interfere, a não se que exista irregularidade flagrante. Imaginem então o que ocorre por aí!

HUMOR & POLÍTICA Papai! é verdade que todos os contos de fada começam com “Era uma vez...”? - Nem sempre, meu filho. No Brasil existem alguns começam com a clássica frase: “quando eu for eleito...”

POLÍTICO acusado de corrupção aguardava angustiado em sua casa o desenrolar de seu julgamento. Toca o telefone e seu advogado diz: “finalmente foi feita justiça”. E ele pergunta: “até quando podemos apelar da sentença”?

DEUS QUEIRA... que um dia Lula seja lembrado só como animal marinho; Renam – apenas o ídolo de vôlei; Genuíno – só algo verdadeiro; Jobim – pela música; Genro – como marido da filha e Severino – só o porteiro do prédio.

BOBAGENS do Congresso: Dia do teste do pezinho, da pastoral da criança, do agente comunitário da saúde, de frei Galvão e dia dos ostomizados. O pior: enquanto isso matérias de real interesse da sociedade foram ignoradas.

CAPACHOS 75,8% das leis aprovadas são de autoria do Executivo. Congressistas bem intencionados reclamam. Outros não estão nem aí: caso de Valdir Neves que é “apresentador” de programa de TV. na capital.

DIOGO MAINARDI: “A pena de morte é um assunto proibido, automaticamente associado aos piores brucutus da história. Mas quando se tem 44.663 assassinatos por ano, como no Brasil, nenhum assunto pode ser tabu, na ceia de Natal.”

DOIS IGUAIS Não é só no Brasil que faltam grandes nomes no cenário nacional. Nos Estados Unidos o problema é igual. Hillary Clinton e Rudy Giuliani são os dois únicos que polarizam a sucessão presidencial em novembro de 2.008.

A MULHER de Clinton – em “nome da família” e de seu projeto político pessoal segurou a barra no episódio do marido com a estagiária. Mas Hillary vencerá o preconceito conservador americano contra as mulheres?

GUILIANI era prefeito de Nova York no do atentado de 11 de setembro. Diminuiu o índice de criminalidade, mas contra ele pesa o fato de ser a favor do aborto, direito dos gays e do controle de armas. E a direita ...engolirá isso?

Bons tempos aqueles quando o faroeste era nos Estados Unidos. (Millor Fernandes)

SIGA-NOS NO Google News