Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

03/09/2010 10:35

Leia Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso

DOURADOS-1: A administração pública não reflete a pujança econômica. Aliás, é justamente a economia forte que atraiu aventureiros e picaretas para a política. Basta olhar no retrovisor político douradense para aferir.

BAITA IRONIA na propaganda da Câmara de Dourados num site de notícias da internet: “O vereador é quem fala por você. Vereador – a voz na defesa de seus direitos. Tudo passa pela Câmara, que vota leis....uma saúde melhor...”.

DOURADOS-2 Amado por muitos, odiado por alguns. É a situação do colega Passaia ao delatar o esquema de corrupção da prefeitura, que lembra o personagem de Gabriel Garcia Marques no livro “Crônica de Uma Morte Anunciada”.

PASSAIA corre riscos? Claro, por uma série de circunstâncias. Dourados é uma cidade perigosa e no caso, com a agravante de ter prejudicado interesses políticos e econômicos de vários grupos. Mexeu numa casa de maribondos.

PERGUNTO: Dourados ficará à espera de um novo “Salvador da Pátria”, oriundo de camadas populares ou mesmo das elites? O problema é que o eleitor não tem memória. Muitos mensaleiros, por exemplo, foram reeleitos.

ARTUZI tinha a bandeira da defesa dos humildes. Chegou onde chegou com esse papo de gente simples, tipo colono do Sul. Mas no poder, com a caneta na mão, tirou a máscara e não resistiu a tentação do ganho fácil-ilícito.

O ELEITOR que votou em Artuzi está decepcionado com o peso das acusações e deve estar matutando: “por que não votei no Murilo!” Esse eleitor ingênuo imaginou que o discurso da indignação de Artuzi fosse verdadeiro.

QUANDO Artuzi ganhou a eleição, aconselhei alguns caciques que o apoiaram a montar uma equipe técnica qualificada para auxiliar o novo prefeito. Mas com seu estilo personalíssimo, Artuzzi espantou possíveis colaboradores.

MEMÓRIA: Quando Passaia foi convidado por Artuzi, ele trabalhava conosco na TV. Record. Como conselho, cheguei a lembrá-lo do estilo “esquisitão” do prefeito, levando em conta sua postura como deputado na Assembléia.

O FUTURO de Artuzi: tem moral para continuar prefeito até o final do processo? Ele será visto – também pelos companheiros (e tem?) – como um leproso político, sem chances de tentar voltar como o grande injustiçado.
SEM VOLTA! Na política vale a versão postada na mídia. Não adianta desmenti-la a longo prazo. E neste caso, as imagens vistas na TV e internet, funcionam como nitroglicerina pura de efeito altamente devastador.


O DESMANCHE da Câmara de Dourados é outro caso sério que terá conseqüências políticas inevitáveis. Virá uma nova safra de pretendentes e como sempre ocorre, no meio de gente bem intencionada, virão novos picaretas.

NOCAUTEADOS Aurélio Bonatto, Marcelo Barros e Sidlei Alves, além do risco de perder o mandato na Câmara, inviabilizaram suas atuais candidaturas. A propaganda deles no horário gratuito é nociva aos respectivos partidos.

EMPREITEIROS Oxigenam a corrupção na política. Das colunas sociais para o noticiário policial com extrema naturalidade. Desta vez 4 deles caíram na rede, mas como sempre, acreditam no “instituto da impunidade”.

MARCOS TRAD: “Do início da CPI (2007) até hoje, nossa tarifa de energia elétrica reduzida em 16,18%. Apenas em 2010 a Enersul pediu aumento de 6,62% e após nossa defesa, a Aneel reduziu a tarifa residencial em 1,15%”.

ÍNDICE de cálculo na reavaliação tarifária: 1999 +14,94%; 2000 +11,93%; 2001 + 21,33%; 2002 +11,95; 2003 +32%; 2004 +14,48%; 2005 +17,47%; 2006 +5,47%; 2007 +3,46%; 2008 -15,21%; 2009 =0,00% e 2010 -1,15%.

CONCLUSÃO: O desempenho de Marquinhos nas pesquisas é o reflexo natural de sua conduta ao longo de seu mandato. Ora! A escolha do eleitor passa pela análise de benefícios obtidos graças a atuação do parlamentar.

HIPOCRISIA A “mordida” de líderes evangélicos no interior espantou um candidato à Câmara. Em Dourados, Carlinhos Cantor e mais 3 “irmãos (vereadores) evangélicos” também mostraram que não são tão santos assim.

SEGUNDO a última pesquisa do IPEMS a visita de Lula não alterou o quadro eleitoral no MS e assim a eleição seria liquidada no 1º turno. Confirma-se a previsão: o eleitor separa o Palácio do Planalto do Parque dos Poderes.

LAURO DAVI Está colhendo os frutos de seu excelente trabalho no comando da Cassems e pode estar garantindo vaga na AL. A Cassems figura no 7º lugar no índice estadual das empresas com maior valor de mercado.

DE NOVO? Dilma acena com a volta da CPMF. Mas o país não vai bem? Ora! Fazemos doações milionárias e perdoamos dívidas de países “amigos”, mas não sobra grana para a saúde. Vocês já viram esse filme, não é?

PRECISOU, mais uma vez, a Justiça fazer o papel que o Legislativo não fez. Agora foi a questão dos humoristas, que estavam impedidos graças a uma lei em vigor. Depois a classe política reclama da ingerência do Judiciário.
Pudera...

“Não existe corrupção sem obras” (ditado popular)



O Cassilandianews não se responsabiliza por artigos ou opiniões com autoria

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)