Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

03/07/2009 10:06

Leia Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso

COMPARAÇÃO Deputado Jerson enalteceu a postura de André em não discriminar os deputados do PT na liberação das emendas parlamentares. Lembrou: Zeca não teve a mesma atitude durante seus dois mandatos.

O LEITOR observa o panorama político, gosta de opinar e até arrisca previsões, como no futebol. O engraçado é que quanto mais o leitor se diz avesso ao mundo da política, mas quer saber deste ou daquele “animal político”.

A POLÍTICA divide com o futebol a preferência do pessoal da fila de bancos. Tenho observado: a ironia não é exclusividade de intelectuais e ricos. Pessoas simples têm um senso aguçado de observação invejável.

O POLÍTICO está sendo observado. É bom que ele saiba disso. Vereador, deputado, senador, governador, presidente da república, ministros e ocupantes de cargos da administração não escapam aos olhos vigilantes.

É IMPOSSÍVEL que eles não tenham vizinhos, não passem na mesma rua todos os dias, não freqüentem o barbeiro, o dentista, o médico e o comércio em geral. Esses locais são pontos avançados de observação.

OLHOS ATENTOS na mudança de hábitos (deles), na troca de carros, casa, roupas, restaurante, colégio dos filhos, viagens e eventos festivos. A cidade pode ser grande, mas o político é figura pública, paga o preço.

A PERGUNTA mais freqüente ao cronista: Será que Delcídio vai apoiar mesmo o Zeca candidato ao Governo? Tenho respondido com argumentos de ouço por aí e sem desprezar o que nos mostra o retrovisor político.

VEJA BEM: Ao Zeca só interessa disputar o governo. Diz que não tem vocação para o legislativo. É aquele velho papo que não deve convencer o articulado Delcídio, que também sonha um dia governar o Estado.

O PERIGO Qual o interesse de Zeca em reeleger Delcídio? Ora, nenhum! Aí Zeca faria campanha apenas para Dagoberto (PDT-coligado) ao Senado, deixando Delcídio a ver navios e sob risco de não se reeleger.

DELCÍDIO sabe: eleito governador, Zeca será candidato à reeleição antes mesmo da posse. A disputa seria desigual, mesmo se fosse reeleito senador. O governador tem a caneta e a chave do cofre. Numa eleição isso pesa.

A SITUAÇÃO eleitoral de Delcídio é confortável, segundo as pesquisas. Está naquela mesma posição de Ramez, candidato a reeleição. Seu projeto é sair candidato em 2014, na sucessão de André ou de seu substituto.



CONCLUSÃO: a eleição do diretório do PT é vital para decidir se o partido caminha ou não com o PMDB. Delcídio sabe: os maiores adversários de seu projeto pessoal estão no PT. Pode parecer ironia, mas é verdade.

PORTANTO não se pode acreditar que o acerto Delcídio e Zeca esteja definido como insiste notadamente o Correio do Estado, adversário de André, por ter sido excluído das verbas oficiais da administração estadual.

O SENADOR Delcídio permitirá que a “operação limpa trilhos” promovida por Zeca e Vander prospere? Tio e sobrinho sempre viram o senador como corpo estranho no PT. Querem é claro, o partido só para eles.

PREVISÕES Quem se elege? Quem irá surpreender? Quem ficará de fora? O tempo passa e essas perguntas resistem. Tenho ouvido muitas previsões sobre esse e aquele partido para a Câmara e Assembléia em 2010.

TUCANOS Estariam na lista dos favoritos para a Assembléia: Kayat, Rinaldo, Dione, Marcio Monteiro, Marcio Fernandes e Tereza Cristina. O DEM teria Zé Teixera, Sidcley e Saraiva. Insisto: é apenas especulação.

O SUCESSO da candidatura não depende só do candidato. Outros fatores influenciam:
o sistema de coligação, o nível dos colegas de capa, a densidade do partido e o coeficiente eleitoral são alguns deles. Portanto...

ANDRÉ-SERRA Dois assuntos na pauta do encontro deles aqui na capital: eleições 2010 e a liberação da indenização de R$400 milhões do Porto Primavera. Daria tudo para ter uma câmera escondida e gravar o encontro.

DEPOIS de mais de 18 anos, a LOM da capital passou por uma reforma. O vereador Paulo Siuf lembra: os problemas e anseios das grandes cidades mudaram neste período.
É preciso criar mecanismos para sermos eficientes.

A CAPITAL logo chegará a 1 milhão de habitantes. Já imaginaram se a administração não se modernizar e o legislativo ficar capenga? Não acompanharão o ritmo alucinante que o progresso impõe sem mandar aviso.

LEI DA PESCA Alguém lembrava na Assembléia que ela foi redigida assim de propósito: só para confundir. Como na época da Maria da Glória, cujos projetos vinham da governadoria com muitas contradições.

SENADO Mais uma semana de escândalos, acusações e muita saia justa. Agora Lula avoca o comando da operação para salvar Sarney. Se antes o PT dizia que Sarney representava o atraso, hoje ambos envelheceram.






*O Cassilândianews não se responsabiliza por matérias com autoria.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)