Cassilândia, Sábado, 26 de Maio de 2018

Últimas Notícias

03/07/2009 10:06

Leia Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso

COMPARAÇÃO Deputado Jerson enalteceu a postura de André em não discriminar os deputados do PT na liberação das emendas parlamentares. Lembrou: Zeca não teve a mesma atitude durante seus dois mandatos.

O LEITOR observa o panorama político, gosta de opinar e até arrisca previsões, como no futebol. O engraçado é que quanto mais o leitor se diz avesso ao mundo da política, mas quer saber deste ou daquele “animal político”.

A POLÍTICA divide com o futebol a preferência do pessoal da fila de bancos. Tenho observado: a ironia não é exclusividade de intelectuais e ricos. Pessoas simples têm um senso aguçado de observação invejável.

O POLÍTICO está sendo observado. É bom que ele saiba disso. Vereador, deputado, senador, governador, presidente da república, ministros e ocupantes de cargos da administração não escapam aos olhos vigilantes.

É IMPOSSÍVEL que eles não tenham vizinhos, não passem na mesma rua todos os dias, não freqüentem o barbeiro, o dentista, o médico e o comércio em geral. Esses locais são pontos avançados de observação.

OLHOS ATENTOS na mudança de hábitos (deles), na troca de carros, casa, roupas, restaurante, colégio dos filhos, viagens e eventos festivos. A cidade pode ser grande, mas o político é figura pública, paga o preço.

A PERGUNTA mais freqüente ao cronista: Será que Delcídio vai apoiar mesmo o Zeca candidato ao Governo? Tenho respondido com argumentos de ouço por aí e sem desprezar o que nos mostra o retrovisor político.

VEJA BEM: Ao Zeca só interessa disputar o governo. Diz que não tem vocação para o legislativo. É aquele velho papo que não deve convencer o articulado Delcídio, que também sonha um dia governar o Estado.

O PERIGO Qual o interesse de Zeca em reeleger Delcídio? Ora, nenhum! Aí Zeca faria campanha apenas para Dagoberto (PDT-coligado) ao Senado, deixando Delcídio a ver navios e sob risco de não se reeleger.

DELCÍDIO sabe: eleito governador, Zeca será candidato à reeleição antes mesmo da posse. A disputa seria desigual, mesmo se fosse reeleito senador. O governador tem a caneta e a chave do cofre. Numa eleição isso pesa.

A SITUAÇÃO eleitoral de Delcídio é confortável, segundo as pesquisas. Está naquela mesma posição de Ramez, candidato a reeleição. Seu projeto é sair candidato em 2014, na sucessão de André ou de seu substituto.



CONCLUSÃO: a eleição do diretório do PT é vital para decidir se o partido caminha ou não com o PMDB. Delcídio sabe: os maiores adversários de seu projeto pessoal estão no PT. Pode parecer ironia, mas é verdade.

PORTANTO não se pode acreditar que o acerto Delcídio e Zeca esteja definido como insiste notadamente o Correio do Estado, adversário de André, por ter sido excluído das verbas oficiais da administração estadual.

O SENADOR Delcídio permitirá que a “operação limpa trilhos” promovida por Zeca e Vander prospere? Tio e sobrinho sempre viram o senador como corpo estranho no PT. Querem é claro, o partido só para eles.

PREVISÕES Quem se elege? Quem irá surpreender? Quem ficará de fora? O tempo passa e essas perguntas resistem. Tenho ouvido muitas previsões sobre esse e aquele partido para a Câmara e Assembléia em 2010.

TUCANOS Estariam na lista dos favoritos para a Assembléia: Kayat, Rinaldo, Dione, Marcio Monteiro, Marcio Fernandes e Tereza Cristina. O DEM teria Zé Teixera, Sidcley e Saraiva. Insisto: é apenas especulação.

O SUCESSO da candidatura não depende só do candidato. Outros fatores influenciam:
o sistema de coligação, o nível dos colegas de capa, a densidade do partido e o coeficiente eleitoral são alguns deles. Portanto...

ANDRÉ-SERRA Dois assuntos na pauta do encontro deles aqui na capital: eleições 2010 e a liberação da indenização de R$400 milhões do Porto Primavera. Daria tudo para ter uma câmera escondida e gravar o encontro.

DEPOIS de mais de 18 anos, a LOM da capital passou por uma reforma. O vereador Paulo Siuf lembra: os problemas e anseios das grandes cidades mudaram neste período.
É preciso criar mecanismos para sermos eficientes.

A CAPITAL logo chegará a 1 milhão de habitantes. Já imaginaram se a administração não se modernizar e o legislativo ficar capenga? Não acompanharão o ritmo alucinante que o progresso impõe sem mandar aviso.

LEI DA PESCA Alguém lembrava na Assembléia que ela foi redigida assim de propósito: só para confundir. Como na época da Maria da Glória, cujos projetos vinham da governadoria com muitas contradições.

SENADO Mais uma semana de escândalos, acusações e muita saia justa. Agora Lula avoca o comando da operação para salvar Sarney. Se antes o PT dizia que Sarney representava o atraso, hoje ambos envelheceram.






*O Cassilândianews não se responsabiliza por matérias com autoria.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 26 de Maio de 2018
Sexta, 25 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Quinta, 24 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)