Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leia Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso - 03 de fevereiro de 2012 - 07:47

EQUÍVOCO na campanha educativa sobre o trânsito na capital – estrelada pelo Michel Teló. Repito: o pedestre só tem a preferência de atravessar a rua na faixa onde não tem semáforo. Explica-se aí o aumento de casos de atropelamentos.

IGUAIS... Os marqueteiros, as ciganas e os charlatões travestidos de ‘homens de Deus’ não podem tudo. Antipatia é irmã gêmea da rejeição. Na política esse estigma ainda é incurável. A ‘embalagem’ não consegue esconder o conteúdo.

CAPITAL A escolha do candidato de André-Nelsinho não deve ocorrer ainda neste mês. Existem detalhes e questões pendentes. Uma candidatura precipitada dificilmente é revertida, causa desgastes e ajuda os adversários.

A OPINIÃO de um ex-deputado recomenda calma, pois o adversário tradicional (PT) já é conhecido. Mas até onde se administra o apetite de Azambuja, Athayde, Mandetta e Paulo Siufi? Eles estão de olho na evolução das pesquisas.

A TESE de que André poderia ser o candidato a prefeito é interessante por vários ângulos. Vejamos: nasceria forte/favorita, seria unanimidade no PMDB e agregaria com mais facilidade os tradicionais partidos aliados.

E MAIS... Na prefeitura, André teria um poderoso canhão para municiar as candidaturas de Simone e Nelsinho. Essa costura pode parecer complicada a primeira vista, mas com espaço suficiente para se acomodar muita gente.

A HIPÓTESE vem assustando o PT que só dispõe de Vander como candidato. E convenhamos: sem o comando da prefeitura da capital, a disputa pelo Parque dos Poderes e por uma vaga no Senado torna-se muito difícil.

O QUADRO: Dagoberto ‘queimado’ - PDTenfraquecido; o PSDB de Azambuja sem quadros; o PT com cisão interna; o DEM só com Mandetta; o PPS com Athayde e o PTB com seus minutos no horário eleitoral.

ALIANÇAS O PMDB teria maior facilidade/instrumentos para realizá-las. Além disso tem hoje boa convivência com partidos nanicos, sedentos por espaços. Isso conta no frigir dos ovos. Quem freqüenta os bastidores sabe disso.

‘VANDER’ Pode ter dificuldades nas alianças. As demissões de aliados no Planalto, substituídos por petistas, gera desconfiança nas outras instâncias. Convencer os aliados de que serão prestigiados, sem riscos, é tarefa hercúlea.

A PROPÓSITO Se na Inglaterra são apenas 300 cargos de confiança, nos U.S.A 8 mil e na França 4 mil, aqui são 22mil, que custam mais de R$200 bilhões por ano. Aqui o Planalto vem aumentado o time, só com ‘companheiros’.

CONSELHO de um ex-deputado da capital: “esqueçam aquela política de coalizão partidária que Zeca ‘engoliu’ no 1º mandato. Ele não tinha outra saída, para governar teve que dividir e conviver com ex-adversários.”

E MAIS... “ o projeto do PT é conquistar as prefeituras das capitais para se instrumentalizar e ‘dispensar’ os atuais aliados. É próprio da natureza ideológica do PT; o aparelhamento do Estado em prol do partido e da ideologia.

LENIN: “Primeiro tomaremos o Leste da Europa, depois as massas da Ásia. Então cercaremos a América, última fortaleza do Capitalismo. Nem será preciso atacar. Ela cairá em nosso colo, como uma fruta podre”.

´O CARA’ Marco A. Garcia, fã de Fidel-Chavez; homem forte no Planalto já disse: “Primeiro temos que dar a impressão de que somos democratas. No início teremos que aceitar certas coisas. Mas isso não durará muito tempo”.

TAMBÉM as nossas relações com Paraguai e Bolívia mostram a cara do Governo. Perdoamos suas dívidas, roubam nossos carros, produzem drogas e não usamos nossa força para que mudem a postura de complacência com o crime.

O EPISÓDIO dos agricultores brasileiros ameaçados no Paraguai é vergonhoso. Se o Planalto quisesse poderia resolver isso num ‘tapa’. Aliás, o presidente Hugo estava em São Paulo e tudo teria sido muito fácil. E nada foi feito.

ANO NOVO Eleições municipais sacodem câmaras, assembléias e congresso. Afinal tudo começa nas cidades. A tendência é o esvaziamento natural da freqüência dos legisladores, cuidando bem de perto das suas bases eleitorais.

UM ÍCONE Antonio E. Moraes (83) cursou faculdade nos ‘States; ficou numa pensão (1945/49), pagando U$10 dólares mensais. No 1º porre de uisque por ter tirado nota 97, acabou no hospital onde constataram: só tinha um rim.

EXEMPLOS como esse devem ser exaltados. Gente séria, pés no chão, simples e respeitosa nas relações pessoais, consciente de que o trabalho é o caminho correto para o progresso. ‘Um leão generoso’, dizem seus amigos.

REGISTRO Após longo tempo falei com o amigo Alarico Reis Dávila. Não participa mais da política partidária; prefere o aconchego da família na sua aprazível casa, sem abdicar da leitura diária dos jornais. Gente boa!

INJUSTIÇADO Faria Lima foi o melhor prefeito ( 1965/69) de São Paulo; acabou cassado na ‘Revolução’. Prestes Maia (duas vezes), José Carlos Figueiredo e Maluf (duas vezes) foram os outros administradores melhores avaliados.

‘No Brasil, esperteza passou a ser chamada de competência”. (Antonio E. Moraes)







O Cassilandianews não se responsabiliza por artigos ou opiniões com autoria

SIGA-NOS NO Google News