Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leia Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso - 01 de fevereiro de 2008 - 08:15

A PERGUNTA: Qual será o totem, a marca maior de André para ficar gravada na história do MS? Nos projetos apresentados até aqui, não há um que se destaque. Pedrossian, por exemplo, criou duas universidades.

O GOVERNADOR atual não trabalha com olho clínico da intuição. André aprendeu cedo a respeitar o valor das pesquisas. Foi assim na prefeitura, indo de encontro aos anseios da população. Nisso ele é moderno.

VÔOS NATURAIS A Secretaria Tereza Cristina tentará a vaga de Moka (na classe produtora) que disputará o Senado em 2.010. Também o Secretário Marum já costura apoios no interior com o mesmo objetivo.

À PROPÓSITO: Pedro Simon anuncia projeto (não passa!) proibindo parlamentares em todos os níveis de exercer cargos na administração pública direta. Seria o fim de acertos e acomodações; das prefeituras ao Planalto.

“SERPENTINA” Após o carnaval André começa efetivamente a cuidar das eleições municipais, conversando com lideranças, analisando nomes e costurando alianças. Sabe: o pleito de 2.010 passa pelas eleições deste ano.

“CAUSO”: Prefeito disse ao Ramez que renovaria por “e-mail” a documentação para liberar projeto. Ainda sem intimidade com a internet, o senador ponderou: “mande por inteiro, senão sua verba nunca vai chegar”.

INAPETÊNCIA Murilo ficará esperando que André arme o esquema para viabilizar sua candidatura? Sem abrir diálogo com lideranças partidárias não se constroe candidatura. Na política “quem sabe faz a hora”.

SEM OPOSIÇÃO O PMDB da capital não dorme de touca, mas faz um bom tempo que não tem uma oposição consistente, daquelas de marcação cerrada, ao estilo que lembra cachorro mordendo o calcanhar.

O PMDB tem se mostrado conservador, pragmático e errando pouco nestes 23 anos em que manda na capital, com a interrupção apenas no período de Lúdio. Enfrentamento pra valer só na primeira vez entre André e Zeca.

NA ELEIÇÃO de 2.000 foi moleza: André obteve 223.312 votos e Ben Hur apenas 69.511 votos. Em 2.004 foi a vez de Nelsinho enfrentar Vander e mais uma vez a oposição não quebrou lança. Só marcou espaço.

ABRE ASPAS: Na eleição para governador em 2.002, o PMDB não lançou candidato e no embate Zeca x Marisa na capital, o petista obteve 21.639 votos de vantagem. Pelo poder de fogo de Zeca, a diferença foi pequena.






DIFERENÇA O PMDB aglutina mais que o PT. Casos de Jerson, Nelsinho, Akira
Youssif e Nelson Trad que encontraram ambiente favorável para viabilizar seus projetos pessoais. No PT isso seria impossível.

PETISMO Quem tivesse potencial para ameaçar as lideranças (sindicalistas) não era aceito no PT. Militância significava pregar cartaz, protestar e pichar muros. E pergunta-se: ainda há clima para essa velha filosofia?

O CENÁRIO atual é um exemplo vivo da carência de nomes no PT. O prestígio de Lula não ajudará o candidato local do PT. Não é por acaso que os petistas estão doidinhos para indicar o vice de Nelsinho.

REALIDADE Com oito anos de poder com Zeca, os petistas se acomodaram com a política fácil de gabinete e perderam a pratica de fazer campanha com militância como nos velhos tempos. Isso anda pesando, e muito!

DESAFIO O eleitor, sem pretensões de emprego público ou favores do poder, não tem coragem de se filiar ao PT. Pesa contra o PT a dose exagerada de hipocrisia escancarada ao cair a máscara dos “arautos da ética”.

“AS ÉTICAS” É fácil dar tiro com a garrucha alheia. Benedita passeou na Argentina com nossa grana e a tal ministra Matilde (Igualdade Racial) gastou R$13 mil por mês e R$226,00 num só dia com refeições no Rio.

A MINISTRA Matilde era uma ilustre desconhecida, menos para os garçons de restaurantes chics. Qual é mesmo sua função? Mais uma figura petista que se arrumou. Como diz a propaganda do Governo: “Um bom exemplo...”

A GUERRA Impressionou-me o conceito de Bonelli junto aos funcionários do Incra. Mais um ponto a seu favor contra o professor Flodoaldo, do velho MR-8. O senador Valter Pereira vai ficando sozinho nesta guerra.

PROCEDE a notícia? 150 alunos foram para a UCDB, 20 professores saíram e salas aumentadas para comportar mais alunos. A nova filosofia da Uniderp prioriza o lucro em prejuízo à qualidade do ensino?

E AGORA? O Correio do Estado não quer ficar sem representante na Câmara da capital. O nome mais cotado para a missão em 2.008 seria do apresentador Luiz Fernando, do programa “O Povo na TV.

CLINTON As piadas voltaram. Se é bom presidente, mas não controla o zíper, cabe
impeachment da cintura pra cima. Em solenidade locutor anuncia: “ encontram-se na platéia três mulheres que não dormiram com Clinton.”

“Vou reabilitar o trabalho”. (Nicolas Sarkozy)

SIGA-NOS NO Google News