Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leia a íntegra do programa Café com o Presidente

ABr - 02 de janeiro de 2006 - 07:31

Spensy Pimentel: Bom dia, amigos de todo o Brasil. Eu sou Spensy Pimentel, excepcionalmente hoje substituindo Luiz Fara Monteiro que está tirando férias merecidas esta semana. Começa agora mais um Café com o Presidente, o programa de rádio do presidente Lula. Esta é a primeira edição do ano de 2006. Bom dia, presidente e Feliz Ano Novo.

Presidente Lula: Bom dia, Spensy. Bom dia, ouvintes do programa Café com o Presidente. Eu queria aproveitar esse primeiro programa do ano de 2006 para desejar ao povo brasileiro um feliz, um extraordinário 2006. Por isso, Spensy, vamos fazer um programa com a esperança renovada e com muita coisa afirmativa para o povo brasileiro.

Spensy Pimentel: Falando em esperança, presidente, nós temos aí a questão da educação. Na semana passada, o senhor assinou vários convênios para levar centros universitários para o interior do país. Como o governo está tratando esta questão do ensino superior, do ensino universitário?

Presidente Lula: O que nós estamos fazendo são três coisas extremamente importantes. Primeiro, o projeto de reforma universitária que está em fase de elaboração pelo Ministério da Educação e que vai ser enviado ao Congresso Nacional como proposta da sociedade civil brasileira, que elaborou o projeto.

A segunda, nós estamos transformando cinco faculdades existentes em universidades federais e estamos criando quatro universidades novas. Depois, estamos fazendo 32 extensões, ou seja, estamos levando cursos para o interior do Brasil inteiro para que os adolescentes das cidades menores tenham a oportunidade de fazer um curso universitário mais próximo da sua cidade, da sua casa.

E a terceira coisa, que eu acho muito importante, é o Prouni. O Prouni é um acordo que o governo federal fez com as universidades particulares. Nós fizemos a isenção de alguns impostos, transformamos a quantia equivalente aos impostos em bolsas para os alunos da escola pública. O que acontece claramente é que nós tivemos um sucesso extraordinário em 2005 quando entraram 112 mil novos jovens na universidade.

Em 2006, nós temos até junho mais 140 mil vagas para alunos da periferia de escola pública. Eu estou dizendo tudo isso para tranqüilizar sobretudo as mães. As mães que às vezes ficam angustiadas, que vêem que o seu filho não conseguiu passar para fazer um curso na universidade federal e que não pôde pagar uma universidade particular. Agora, nós estamos resolvendo esse problema porque nós queremos mais jovens na universidade brasileira.

Spensy Pimentel: Você está ouvindo o Café com o Presidente, o programa de rádio do presidente Lula. Presidente, exatamente agora na convocação extraordinária do Congresso, que vai até fevereiro, está para ser votado o projeto que cria o Fundo da Educação Básica, o Fundeb. Qual a sua expectativa com a relação à votação desse projeto?

Presidente Lula: A minha expectativa, Spensy, é que os congressistas levem em conta o que é importante para o Brasil e não permitam, pelo fato de termos eleições este ano, ou seja, a disputa ideológica atrapalhe que os projetos importantes sejam votados. Nós mandamos para o Congresso Nacional o projeto do Fundeb, que é o Fundo Nacional de Educação Básica, que vai garantir mais R$ 4,3 bilhões para o ensino básico e já no ano de 2006, aprovado o orçamento e aprovado o Fundeb, nós vamos ter mais dinheiro para cuidar das nossas crianças, para cuidar das creches, para cuidar do ensino fundamental e do ensino médio. Se isso não acontecer, as crianças brasileiras perderão um ano, o que não é bom para as crianças e eu acredito que não é bom para o Brasil.

Spensy Pimentel: Você está ouvindo Café com o Presidente, o programa de rádio do presidente Lula. Presidente, nem todo mundo pode ou quer ir para a universidade. Muita gente quer partir logo para um emprego e, para isso, existe o ensino tecnológico, o ensino técnico. Como é que o senhor entende o papel desse tipo de ensino no âmbito da estratégia do governo para a educação e o desenvolvimento?

Presidente Lula: O ensino profissional ele é fundamental para o desenvolvimento de uma nação. Nós estamos criando 32 escolas técnicas das quais nós iremos inaugurar 25 ainda em 2006. A palavra de ordem que eu dei ao governo é que é proibido daqui para frente qualquer centavo que nós colocarmos na educação falar em gasto. Nós estaremos fazendo investimento. Gasto é quando a gente gasta em cadeia.

Na minha cabeça, quanto mais dinheiro para a educação, quanto mais jovem na escola, quanto mais criança na creche, quanto mais jovem na universidade, mais o Brasil terá a possibilidade de vencer todos os seus obstáculos. É com essa expectativa que eu entro o ano de 2006.

Spensy Pimentel: Obrigado, presidente, até o nosso próximo encontro.

Presidente Lula: Obrigado a você, Spensy. Mais uma vez, Feliz Ano Novo a todos os ouvintes do programa Café com o Presidente.

Spensy Pimentel: Obrigado. Feliz Ano Novo também para você ouvinte em todo o país, você que nos acompanha toda segunda-feira de manhã aqui nesse espaço. Acesse o Café com o Presidente também na internet no www.radiobras.gov.br. Bom dia e um abraço a todos.

SIGA-NOS NO Google News