Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leia a íntegra do Café com o Presidente

ABr - 23 de janeiro de 2006 - 06:44

Luiz Fara Monteiro: Bom dia amigos de todo o Brasil. Eu sou Luiz Fara Monteiro e começa agora mais uma edição do Café com o Presidente, o programa de rádio do presidente Lula. Tudo bem, presidente?

Presidente Lula: Tudo bem, Luiz.

Luiz Fara Monteiro: Presidente, o senhor acabou de chegar da Bolívia onde participou da posse do novo presidente eleito, o líder indígena Evo Morales. No discurso de posse, ele citou a relação da Bolívia com o Brasil. Disse que o senhor tem conversado bastante com ele. Que conselhos o senhor deu para o Evo Morales, presidente?

Presidente Lula: Primeiro, Luiz, eu queria cumprimentar os nossos ouvintes e dizer que foi um final de semana em que eu fiquei muito feliz. O Evo é um homem simples, um dirigente sindical da área rural com militância política histórica na Bolívia, ganhou as eleições, o que é um fato extraordinário para a América do Sul, sobretudo na Bolívia, em que mais de 62% da população é indígena e nunca um índio tinha governado a Bolívia. Agora, ele ganha as eleições com maioria absoluta, fez a maioria na Câmara, não tem maioria no Senado por apenas um voto, mas de qualquer forma ele é capaz de unir a Bolívia e de fazer com que aquela parte pobre da população possa ter os benefícios da riqueza que a Bolívia pode produzir. O Evo Morales sabe da importância do Brasil, da Argentina, da Venezuela, da Colômbia, da relação com a Bolívia e todos nós estamos interessados em contribuir, em ajudar para que a experiência da eleição do Evo Morales seja uma experiência rica, seja uma experiência exitosa, e a Bolívia deixe de ter os conflitos que tem e passe a consolidar o seu processo democrático. Eu sou amigo do Evo há muito tempo, tenho uma relação com ele histórica e, portanto, eu estou feliz. Feliz porque a América Latina está dando uma demonstração de avanço. As pessoas mais progressistas estão sendo eleitas em todos os países. Pela primeira vez, nós estamos percebendo a possibilidade dos países da América Latina deixarem de ser tratados apenas como países pobres ou países de Terceiro Mundo e começarem a entrar no rol dos países desenvolvidos. Para isso, é preciso ter governantes sérios, comprometidos com a maioria do povo. Gostei da posse, estou cansado. É importante dizer para os nossos ouvintes que estamos gravando esse programa às 11 horas da noite. Acabei de chegar no Brasil.

Luiz Fara Monteiro: Neste domingo, presidente. Domingo à noite.

Presidente Lula: Mas eu não poderia deixar... Mesmo chegando domingo à noite e cansado aqui, eu não poderia faltar com o compromisso que o nosso programa tem com o povo brasileiro, que escuta o programa pelo rádio.

Luiz Fara Monteiro: Esse é o Café com o Presidente, o programa de rádio do presidente Lula. Presidente, por falar em integração da América do Sul, antes da Bolívia o senhor esteve no Acre onde inaugurou uma ponte que liga o Brasil ao Peru. Qual a importância desta obra para a região?

Presidente Lula: Nós inauguramos a ponte entre Assis Brasil, no Brasil, e Iñapari, no Peru. Uma ponte de 240 metros de comprimento. A primeira ponte construída ligando o Brasil ao Peru, fazendo parte do nosso processo de integração da América do Sul. O que me deu mais prazer foi que depois de inaugurarmos a ponte, dois caminhões de uma empresa de Araçatuba já estavam carregados para levar produtos brasileiros para o Peru. Foi uma coisa muito importante tanto para nós brasileiros quanto para o povo peruano porque é a integração que vai permitir o trânsito entre pessoas, vai permitir o trânsito de produtos peruanos, e o Brasil pode ter acesso, com os produtos produzidos nos estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso, ao oceano Pacífico. E o Peru porque tem uma integração com um país que tem poder de compra maior, e que, portanto, pode ser muito interessante para as exportações peruanas.

Luiz Fara Monteiro: O senhor lançou também, fez o lançamento oficial do projeto Modelo de Assentamento Agroflorestal. O que é isso, presidente?

Presidente Lula: Esse assentamento, chamado de Assentamento Nova Bonal, é uma fazenda de 10 mil hectares e o Incra comprou para fazer o assentamento. A capacidade de pessoas a serem assentadas é de 280. Nós já temos 80. É um projeto agroflorestal em que a gente vai poder fazer uma combinação de explorar parte da madeira dessa fazenda e, ao mesmo tempo, plantar frutas, plantar pupunha, plantar a seringueira, plantar cupuaçu junto com as árvores, ou seja, sem precisar fazer um desmatamento como habitualmente nós estamos vendo pelo Brasil afora. É um projeto extraordinário porque é um ciclo completo, ou seja, as pessoas produzem, as pessoas industrializam e as pessoas comercializam os seus produtos, é tudo o que as pessoas desejam na vida. A alegria das pessoas estampada no rosto das crianças, das mães, dos pais era uma coisa fantástica e, portanto, voltei do Acre muito feliz, muito feliz porque esse projeto é a confirmação, a certeza de que a reforma agrária pode ser feita de forma muito mais civilizada, muito mais moderna do que historicamente o Brasil conhece.

Luiz Fara Monteiro: OK, presidente. Obrigado pela entrevista e até a semana que vem com mais um Café com o Presidente.

Presidente Lula: Obrigado a você, Luiz. Obrigado aos nossos ouvintes.

Luiz Fara Monteiro: A gente volta segunda-feira que vem. Obrigado a você que nos acompanhou e até a próxima semana.

SIGA-NOS NO Google News