Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leia a coluna Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso - 27 de maio de 2005 - 10:14

O GOSTO! Churchill, Einstein, Mozart, e tantos outros ícones da humanidade, foram preteridos para foto recordação do governador Zeca,, no Museu de Cera de Londres, que preferiu Fidel, de farda verde oliva e quepe.

“DOLCE FAR NIENTE” Aperfeiçoar-se na informática, resgatar o inglês, ir a fazenda esporadicamente, visitar o interior e receber políticos e amigos em seu escritório. A rotina confessa de André ao CampoGrandenews.

POSTURA: Ficar longe do atual prefeito para deixá-lo à vontade, evitando comparações e se acostumar ao sereno, longe do poder. André sabe que essa fase, é igual aposentadoria: boa no início e sem graça após algum tempo.

CHAVES. Aquele da TV é mais engraçado. O outro – ridículo! Nem sabe se vestir: parece que é torcedor da “Luza do Canindé”. Ainda vai dar trabalho. Mas o pessoal do Planalto adora ele. “Diga-me com quem andas...”

RIGO. Foi bem no programa do PDT. Visual light, terno azul, camisa branca e gravata vermelha, lembrando a tradição gaúcha. Sem contar o sotaque que o identifica com suas raízes. Já carimbou passaporte de 2.006.

“ESTRANHO”. Radialista Bernal, confessou-me solidão na Câmara em sua luta contra as empresas de ônibus urbanos na capital. Mas não desistirá! Não é por acaso que figura na lista dos 4 edis mais atuantes.

VIAJANTES. FHC viajava, mas não falava bobagem. Lula viaja e fala aquelas frases sem sentido; tipo assim – fala muito e não diz absolutamente nada. Cá entre nós, o seu bordão “...eu penso que...”, já cansou a beleza.

ONEVAM. Meu colega de turma de Direito (1972), confidenciou-me: “Trocar de partido? Nunca mais! Na última vez que fiz isso, penei para convencer todos os meus amigos a fazer o mesmo. Fico onde estou e pronto!”

NO CAFÉ amigo com Braga e o cronista, na Assembléia, de bem com a vida, Jerson não negou: “não estou mais na moita; estou na muda, estou até emplumando”. Ele será um dos nomes da guarda pretoriana de André.

REPRISE. Como nas CPIs anteriores, a pauta do Congresso será esquecida, e os outros problemas ficarão na fila de espera. A culpa é de quem deu causa para sua abertura; no caso, o aliado do PT, chamado PTB.

RATINHO. Audiência em baixa. Cansou! Virou garoto propaganda do Planalto. Deu para criticar FHC e defender as ações do Governo. Ora! Como deputado federal foi uma piada de mau gosto. Sem condições.


À PROPÓSITO. Dos nossos deputados federais, Biffi, João Grandão e Nelson Trad não assinaram pela instalação da CPI. Já no Senado, só Delcídio ficou de fora, o que é coerente com o cargo que ocupa na Casa.

O PLANALTO abriu os cofres sem sucesso, como fazia FHC. Hilária mesmo foi a declaração de Zé Dirceu, esquecendo a sua postura e do PT no passado, quando pedia CPI. Pimenta nos olhos dos outros é...

O GOVERNO está batendo a biela cedo demais, e não há sinais que tenha capacidade de retificar. Sem rumo e sem prumo, entrou na fase de desgaste e sua reeleição começa a ficar comprometida. Perdidinho da Silva.

ARI ARTUZI. É gente boa, humilde. Mas não basta! Na vida pública o item cultura ajuda. Jornalistas que cobrem a Assembléia comentavam suas limitações na leitura de textos. Sempre é tempo de aprender. É a dica.

PAULO CORREA. “O manganês, vendido por nós a U$10 a tonelada, custa entre U$150 a U$200 na Europa. Quanto a nossa carne nos “States, perdemos feio em termos de cota livre para a Argentina. Uma vergonha!”

LONDRES. Defendeu participação da classe política no processo sucessório ao criticar a polarização entre PMDB e PT. Desde a criação do Estado ele participou do processo sucessório. “O melhor governo é o próximo!”

EX-PREFEITO André entendeu o recado de Londres e no dia seguinte já estava na Assembléia para checar a repercussão. E não negou:”... as vagas para o Senado e vice governador estão disponíveis...”

CHIADEIRA. André diz ter ouvido no interior reclamações sobre os valores constantes da pauta oficial da Fazenda, muito acima do valor real. E o dep. Zé Teixeira exemplificou: casos da soja, trigo, carne e feijão.

PARCERIA. André teve problemas com Possari. Já, Nelsinho e Mariza se dão muito bem. E ela, revelou-me na TV. sua promessa inicial ao prefeito: “Olhe Nelsinho: se eu não puder ajudar, também não atrapalharei.”

PROCEDEM. As mágoas de Wilson Martins com relação a Zeca não são de agora. O atual governador, sempre diz que recebeu o Estado quebrado, etc e tal. Mas o curioso é que Zeca foi eleitor da UDN e de Wilson.

MEMÓRIA. Zeca abriu espaço criticando na Assembléia as duas principais lideranças reinantes: Pedro e Wilson. Quem não se lembra de seus discursos? Mas como tudo muda, o atual governador não fugiu a regra.

LULA. “No Brasil é assim: quando um pobre rouba, vai para a cadeia. Quando um rico rouba, vira ministro.” ( em 1988)


O responsável pela coluna, Manoel Afonso é comentarista da TV Record













SIGA-NOS NO Google News