Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leia a coluna Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso - 24 de fevereiro de 2006 - 10:40

DO LEITOR: “...mas só agora os deputados “descobriram a América ?” Sempre foi assim: quem ocupa Secretaria de Governo faz política, planta para colher nas eleições.
Francamente! Quanta ingenuidade.”

À PROPÓSITO. Quando o secretário é competente e hábil politicamente, consegue instrumentalizar ações que atendem aos anseios e capitaliza dividendos eleitorais. Daí
que não vejo motivo para tanta bronca.

PESQUISAS. Deu no “Jornal do Brasil” que André teria 52% e Delcídio 28%. No mesmo texto, fala-se que antes André tinha 71% e Delcídio 11%. A nota é incompleta e não cita o instituto que fez a pesquisa.

NA ASSEMBLÉIA os jornalistas comentavam a notícia, enquanto outra pesquisa dava vitória para André, que só perderia em Corumbá. O festival de números apimentou ainda mais o cardápio da sucessão.

SEGUNDO TURNO? Os petistas apostam nele, pois acreditam na tese que o segundo turno é outra eleição. Acerto com deputados eleitos e com derrotados criaria um novo quadro. Mas André quer matar no 1º turno.

DELCÍDIO tende a subir nas pesquisas, é claro. Mas como na Fórmula 1, o desafio será vencer a diferença que o separa do líder. Campanha política é imprevisível, e não se deve menosprezar a força do adversário. Portanto...

DÚVIDA. O recuo do governador ajuda ou prejudica o PT nas eleições? Na verdade abre espaço nas negociações para atrair novos aliados, mas inegável que ele candidato seria um bom puxador de votos.

DAGOBERTO. Falei com ele. Articulado, mostrará que com a crise do petróleo e o preço do álcool em alta, todos ganharão com novas usinas no Estado, fora é claro, da bacia pantaneira. É o discurso do progresso.

MADRUGADOR. Tomei um café amigo com o desembargador Claudionor, na ativa antes da 7,00 horas. Simples e avesso aos holofotes, lembra: o TJ. fez a parte que devia na questão do nepotismo. Em frente!

E-MAIL do leitor: “Se quiser por a prova o caráter de um homem, dê-lhe poder – dizia Lincoln. Aqui é assim: usa-se o cargo como moeda de troca, em proveito próprio. Quem está lá em cima, um dia desce ou desaba.”

O PODER fascina, é claro. É o famoso efeito da mosca azul – essa praga que infesta nosso universo. A simplicidade perde lugar para a soberba, a prepotência e o orgulho. E aí fica difícil de aturar o cidadão.





A POSTURA do dr. Claudionor é um bom exemplo de quem não se deixou influenciar pelo status do cargo. Reflexo de berço, ainda nos idos da sua pequena Albuquerque e do real aprimoramento ao longo da vida.

RECLAMA o eleitor: “ ... se o pessoal do PT fuma charutos cubanos de R$100,00, a cupula tucana consumiu num jantar duas garrafas do vinho Gregoletto de R$250,00 cada. Bem que poderiam ser mais discretos”

UM ASSUNTO puxa outro. Apesar dos escândalos, a oposição continua incompetente, enquanto Lula se recupera nas pesquisas e ri da boa fase econômica. Quando os tucanos resolverem alçar vôo, pode ser tarde demais.

AS LIDERANÇAS tucanas mostram um pouco de tudo: arrogância, amadorismo e desunião. Podiam ter derrubado Lula, mas ficaram com medo e se desgastam, enquanto Lula se aproveita do eleitor indulgente.

LULA. Toma pinga, come buchada de bode, fala o que a massa quer ouvir, explora suas origens, posta-se de defensor dos humildes e não tem senso de auto crítica. E está em campanha desde o 1º dia de governo.

AINDA . Rigotto e Garotinho não vão a lugar algum. O PMDB já rachou com o fim da verticalização. Os caciques nordestinos já negociaram com Lula. Não esperem outra coisa do PMDB, fisiológico “made in Sarney”.

UM SUSTO. Após muitos anos entrei nas Lojas Americanas. Coqueluche no passado, sucumbiu a “era shopping” e virou supermercado. O restaurante acabou e o perfil de sua clientela ficou ainda mais popular.

ALERTA. O comercio central da capital se revitaliza de vez ou continua ladeira abaixo, com jeito de mercado popular, de bagulhos e badulaques. Quem ainda salva a pátria são as redes de calçados, roupas e eletrodomésticos.

OBSERVAÇÃO do leitor: “...e desvendaram rápido o caso do Delcídio , enquanto a morte dos dois jovens no motel continua acobertado. A sociedade espera que o nosso governador fale sobre o caso.” Passou da hora!

O GOVERNADOR Zeca “peitou” o Juiz Federal Odilon, e não ficou sem resposta no caso “Campina Verde”: as cartas anônimas deram o “caminho das pedras” do esquema. O próximo capítulo desta novela promete!

ELEIÇÕES. O PSDB poder ter duas novas candidaturas. A primeira seria de Geraldo Escobar, atual presidente da OAM/MS, à Câmara Federal. A segunda, do ex-deputado Ben Hur à Assembléia.


“LUCRO DOS BANCOS É MORAL, ÉTICO E JUSTO.”
(Márcio Cipriano – Presidente do Bradesco e Febraban)








Coluna de responsabilidade de Manoel Afonso/TV Record

SIGA-NOS NO Google News