Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leia a coluna Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso/TV Record - 23 de março de 2005 - 10:10

EÇA DE QUEIROS ( em 1871): “O país perdeu a inteligência e a consciência moral. A pratica da vida tem por única direção a conveniência. Ninguém crê na honestidade dos homens públicos. Alguns agiotas felizes exploram.”

E MAIS: “A classe média abate-se progressivamente na imbecilidade e na inércia. O povo está na miséria. O Estado é considerado na sua ação fiscal como um ladrão e tratado como inimigo. Diz-se por toda parte: o País está perdido.”

FRANCAMENTE... Ano da Promoção da igualdade racial. Será que dá voto? O ideal é que 2.005 fosse eleito por Zeca o “ano de obras”. Aliás, o último governante a implantar obras foi Marcelo Miranda. Os demais – só gogó!

OBRAS FÍSICAS podem até não ganhar eleição, mas dão visibilidade maior aos governos. André se consagrou exatamente em cima delas. Antes dele, Pedrossian. No país JK. ainda é referência no fazer, no construir.

PÉ NA ESTRADA. Delcídio peregrina pelo interior, vendendo sua imagem ao eleitorado e se aproximando da classe política. Ele sabe que prefeitos e vereadores podem ser cabos eleitorais valiosos em 2.006.

CANDIDATO tem que parar em todos os botecos de beira de estrada; fazer comício em currutela; não ter preguiça de ir atrás deste ou daquele líder, seja ele quem for. Quem melhor vender sua imagem, ganha a simpatia do eleitor.

NA ÚLTIMA campanha de Pedrossian, Albino Coimbra disse-me que fariam só 5 comícios no interior e que o dr. Pedro iria de helicóptero Adverti-lhe dos riscos do salto alto. Ele não deu bola: Pedro era favorito. E deu no que deu!

DILEMA. Aliado em Brasília e adversário aqui. Persistindo essa situação, André não terá dificuldades em seu discurso radical anti-PT ? Como irá se comportar o eleitor? Mais uma pimenta no menu eleitoral.

INCOERÊNCIAS. Renais crônicos sem remédios e o Exercito sem grana para o rancho de recrutas. E, vamos financiar o metrô de Caracas, mandamos soldados ao Haiti e dinheiro aos flagelados da Ásia. Que país é esse?

“NOBLESSE OBLIGE”. Quando a classe operária vai ao paraíso faz loucuras. A festa em alto estilo, do “nat” de um assessor do Governo Estadual, num restaurante chic da capital, foi a prova de deslumbramento com o poder.

CUIABÁ. O crescimento do MT surpreende. A previsão para 2.006 é de 1.982.000 mil eleitores. Implicará no aumento do quociente eleitoral: para deputado estadual será de 60 mil votos e para a C. Federal - de 179 mil votos.





DESEJOS. O pau deve cantar em setembro Nas eleições do diretório regional do PT, 3 pré-candidatos: o próprio Mariano, Ben Hur (aliado de Delcídio) e Pedrão, vereador em G. de Dourados e aliado de João Grandão.

BOIS & VOTOS. Boi não vota – dizia Schimidt em 86 na eleição de Lúdio. Mas essa briga entre Zeca e a Acrissul não leva a nada e desgasta! Isso pode respingar em Delcídio, que tem se aproximado da classe produtora rural.

IMAGINO de longe o esforço de Delcídio em se desvencilhar do estigma do PT, como se fosse uma cruz pesada, vista até com desconfiança pela sociedade. E olhe que ele tem jogo de cintura, charme e competência!

A CONDIÇÃO de líder do Governo no Congresso pode lhe custar desgastes ou dividendos, quem sabe! Aumentará a expectativa de ajuda do Planalto ao Estado, e se isso não ocorrer, seu projeto pessoal seria comprometido.

VANDER: “...a chapa ideal seria Delcídio, Londres - vice e André ao Senado...perdemos para o Severino por inabilidade...Marcelo vai bem no Denit...a verticalização vai continuar e nos ajudará...o funcionário nunca recebeu em dia como agora...Paulo Bernardo como ministro vai nos ajudar.”

OLHO VIVO. A primeira etapa da campanha será adesivagem de veículos e depois atos públicos, como passeatas. É o plano do vereador da capital Marcelo Bluma contra o projeto de instalações de usinas de álcool no Pantanal.

O ESTILO. A própria personalidade ajuda Nelsinho no relacionamento com a imprensa. Percebi isso na 3ª feira na Prefeitura. Atencioso, simples, com expressões generosas que tornam essa relação mais fácil e saudável.

CREDIBILIDADE. Publicada em mais de uma dezena de jornais impressos também do interior, a coluna chegando também via Internet a Dourados, Maracajú, Rio Verde, Coxim, Costa Rica, Cassilândia e Chapadão do Sul.

BOBAGENS. Ao condenar o livro “Código da Vinci” ela despertou a curiosidade sobre a obra de ficção. Ao condenar o uso de células-tronco, ela se contradiz sobre a vida. E a Igreja Católica não muda! E eu... indo a missa.

SEVERINO. A atração: um misto de paladino da MP 232 e perdulário do dinheiro público. Incomoda a todos com seu estilo e declarações. Ainda vai incomodar muito mais. O Governo Federal que se cuide! Ele: o retrato fiel do país!

ENGRAÇADO... não vejo ninguém reclamar por ter ficado de fora da diretoria de um asilo ou de outra entidade beneficente que exija trabalho sem remuneração. Mas em compensação,
sobram suplentes de vereador querendo as vagas de volta. Como diz o caipira: Ah...entendi !

SIGA-NOS NO Google News