Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leia a coluna Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso - 22 de outubro de 2004 - 08:37

AVISO aos navegantes. Para assegurar uma vaga na Assembléia em 2.006, e não passar sufoco, independentemente de partido, serão necessários de 21 a 22 mil votos. Sonhar é bom; melhor quando se tem os pés no chão.

MUDANÇAS. No embate bancários X banqueiros, o PT ficou com os últimos. Quem diria!
Aqui os bancários vingaram-se votando no candidato do PST, o único solidário. A mulher do dep. Vander, é funcionária do B. do Brasil.

JUÍZO. Zeca percebeu a força de seus aliados e divide o bolo. Destinou algumas secretarias para eles, possibilitando inclusive que o suplente Luiz Tenório assuma na Assembléia. Faz o jogo que acha certo, de olho em 2.006.

CANDIDATOS (13) do PPS à Câmara da capital obtiveram 17.181 votos: média individual de 1.321 votos. Athaide foi o único eleito, e destacaram-se: Mário Cesar, My Body, A. Perez, Luiz Ovando, Flávio Nunes e Chaves.

ENQUANTO isso, os 16 candidatos do PFL somaram 18.840 votos: média de 1.77votos. O único eleito foi Saraiva. Destaques: Carlos Santos (3.294), o grande Zé Goiaba (1.927), Dadinho Cury (1.857) e Claudecy (1.505).

OS CANDIDATOS (28) do PMN tiveram 19.708 votos: media de 703 votos. Bernal foi o único eleito com 4.772 votos. Destaques: Baiano Protético (2.439), pastora Mirian (1.470) e professor Moysés (965). A votação surpreendeu!

MÉDICOS. A profissão ajuda! Mas a concorrência dentro da classe diminuiu o número de médicos eleitos na capital. Em 2.000: Cruz, Matozinhos, Jamal, Yanase e Nelsinho e agora apenas Siufi e Ianaze se elegeram.

ADVOGADOS. Em 2.000 apenas Youssif na Câmara. Agora se elegeram Athaide, Bernal, Marquinhos, Marun ( também engenheiro civil) e Youssif reeleito. Mas isso é conseqüência de uma série de fatores, lembra Youssif.

OS CANDIDATOS (18) do PT do B, totalizaram 18.646 votos. Eleito o prof. Rinaldo com 5.266 votos. Destaque para dr. Ilizandro (2.460), Alceu Bueno (2.203), dr. Nelson Nunes (2.097), Melo irmão (1.902) e Acumulou (1.083).

O MÉDICO Paulo Siuf, com 4.772 votos, se elegeu no nanico PRTB, com só 9 candidatos à vereança, totalizando 11.748 votos. Mais um candidato beneficiado pelo critério que tem provocado surpresas no fritar dos ovos.

NÃO DEU. Paulo Matos fez bonito: 3.754 votos. Mas o desempenho dos outros 9 candidatos não foi o suficiente. Ao todo, o PP chegou a 7.481 votos. Destaques ainda para Mineirinho (920), Batata (767) e Xuxu com 521 votos.






COMPARANDO: A lotação de um ônibus: 50 pessoas. Quando um candidato consegue 1.000 votos merece aplausos. Afinal, é dificil, às vezes sem grana e estrutura partidária, lotar 20 ônibus de eleitores. Já pensou nisso?

INGRATIDÃO? Eleição é o bicho! O dentista Nelson Nunes(PT do B) apesar de prestar assistência gratuíta com 2 onibus-gabinetes há muitos anos, não viu reconhecida sua ação. Nem sempre o eleitor faz a leitura correta do candidato.

DE NOVO! Vários candidatos não eleitos não desanimaram. Deparei com várias faixas deles agradecendo a votação e prometendo nova tentativa nas próximas eleições. Alguns são bons nomes e com potencial crescente.

FERRO no consumidor! Autorizada a retirada de preços de cada produto dos supermercados, substituído pelo código de barras e ficando apenas o valor exposto na gôndola. Lembrando Renato Russo: Que país é esse?

MICROFONE. O empresário Ulysses Serra Neto, lembrando a força de sua emissora FM-Cidade. No passado já elegera João Bosco, Scaramuça e Miltinho Viana e brilha com Alcides Bernal com apenas 16 meses no ar.

SÓ COADJUVANTE? O PMDB virou legenda secundária: se satisfaz com partes do poder porque não tem projeto próprio. E de nada adiantam os 1048 prefeitos e 8.400 vereadores que elegeu. Só ganhou numa capital: Campo Grande.

CONVERSEI com Pedrossian na festa do TC. Ele - feliz, com as homenagens. Um homem além de seu tempo, mas carente de melhor articulação política. Se fosse parceiro de Londres Machado, ainda estaria reinando.

PEDROSSIAN. Atribuem o fracasso eleitoral a postura de pessoas que o cercava. E ele, com a mania de administrar a própria ausência, não viu que tinha apenas instantes de amigos e que os anseios do povo tinham mudado.

O HOMEM público deve ouvir o que dizem nas ruas, nas filas de bancos e supermercados. Às vezes, um eleitor humilde, transmite sábias observações. Mas eleitos, os políticos não acham tempo para esse tipo de conversa.

O SALDO. A política não fez bem ao Issan Faires. Como prefeito de Três Lagoas fatura menos da metade do que ganhava na medicina. E mais: acabou se separando da esposa e sua saúde não é das melhores. Valeu a pena?

JÚLIO CAMPOS. Mandou no Mato Grosso. Curte o Tribunal de Contas após gastar muito na sua última campanha, o que o deixou ruim das pernas. Além da diabetes, luta também contra a denúncia de mando de crime.

NA JORNADA DA VIDA – NÃO HÁ ALMOÇO GRÁTIS!

O jornalista Manoel Afonso da TV Record, escreve para dezenas de jornais e sites em MS

SIGA-NOS NO Google News