Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leia a coluna Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso - 17 de junho de 2005 - 09:05

QUESTÃO-1. Há quem diga que o Governo Lula acabou depois deste escândalo. Sem rumo e sem prumo pode perder de vez a credibilidade. Ora! Todo país acreditou nas declarações do Roberto Jefferson.

A SAÍDA de Zé Dirceu mostra que o Roberto Jefferson não blefou. Aliás, amigo é para essas horas difíceis: Zé colocou o próprio pescoço na corda para salvar o chefe. Mas isso não recupera a imagem do presidente.

NOTAS de deputados dadas às declarações do R. Jefferson: Valdir Neves – 10; Orro – 5; Zé Teixeira 10; Onevan – 9; Sergio Assis – 10. Tentei falar com os deputados Teruel e Kemps, mas não consegui localizá-los.

QUESTÃO-2. Pressionaram Delcídio e ele aceitou presidir a CPI. Os políticos acham que ele pode se queimar e criar um fato complicador para sua candidatura . Mas, será que ele gostaria mesmo de sair candidato?

DELCÍDIO sabe que foi para o sacrifício. Mas já que o quadro local lhe é desfavorável, nas pesquisas pelo menos, terá uma boa desculpa para se afastar do debate sucessório. É a famosa saída à francesa, com classe!

NA ÚLTIMA edição vaticinei que Zeca poderá cumprir o mandato integralmente. E as vozes de bastidores confirmam isso. Com esse inferno astral petista, como enfrentar André com esmagadora maioria nas pesquisas?

SENADO. Até eu gostaria de sentar na cadeira que foi de Rui Barbosa. Depois de Marisa, Londres e Murilo, surge Nelson Trad. Além das alianças, pode pesar o favoritismo nas pesquisas. Mas em política tudo é negociável!

LONDRES. Finalmente tem o PL na mão para negociar seu projeto político em 2.006. Eu soube que ele e André tem se falado com frequência. A capacidade de articulação dele (Londres) interessa a André.

ACORDÃO. Eu já sabia, mas André confirmou na Assembléia um acordo entre o PMDB e o PT, onde o último não disputaria o Governo no Paraná, Goiás, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Sta Catarina. É esperar...

ZECA elegeu 2.004 como “Ano da Igualdade Racial”. Com esse projeto não ganha nem champagne nacional em bingo de igreja. Muita badalação na mídia e pouca obra! O interior do Estado anda chiando feio.

DETALHE. Zeca disse há poucos dias que PFL e PSDB abrigam os ricaços. Esqueceu-se porém que o PT abriga aqui, figuras abastadas, como o empresário Zorzo e o patriarca da família Bunlai. Fica o registro.



NA CÂMARA da capital, até o ver. Cabo Almi, num aparte ao Marquinhos Trad, acabou confessando que nem tudo que estava no último programa de TV do PT era verdade. O Duda Mendonça não governa, inventa!

NA ASSEMBLÉIA converso com prefeitos e vereadores interioranos. Todos lamentam o desempenho do Governo. Muitos vão agüentando na esperança de benefícios. Outros já jogaram o chapéu, como diz o caipira.

DESGASTE. Tanto Pedrossian como Wilson acabaram o último mandato desgastados. Lembram-se? E foi mandato de só 4 anos. Imaginem então Zeca, com mandato em dobro e
com problemas gerenciais?

IGUAIS. O Governo Federal e o Governo Estadual primam pela falta de notoriedade de seus ministros e secretários, respectivamente. São figuras opacas, sem autonomia, que entram e saem sem deixar marcas.

MAU SINAL. De um lado o calmo R. Jefferson; de outro, Valdemar C. Neto, suando em bicas, mascando chiclete e todo stressado. Olhando a cena, minha filha Patrícia disse: “Chi...! ele tem culpa no cartório. Só pode”!

CONCLUSÃO. Roberto Jefferson não queria ser canonizado e não foi hipócrita, como muitos políticos. Contou aquilo que ocorre no universo político. Tirou a máscara do PT e dos petistas, jogando-os na vala comum.

CHURCHILL: “Pior do que o mal que nos fazem os homens maus é a falta de ação dos homens bons.” O ideal é que os políticos que se salvarem deste lamaçal, se conscientizem de que a sociedade não é tão cega e burra.

BONS EXEMPLOS. Na TV. - a campanha para melhorar a auto estima do povo, mostra ações do dia a dia. Mas ela, não pode desviar a atenção das deformações morais, onde os homens públicos dão péssimos exemplos.

MITOS. Getúlio, Jânio, Collor e Lula, eleitos como salvadores da pátria. Quem sabe, mudando o critério de escolha vamos acertar em 2.006. Bastaria ter moral, capacidade gerencial e respaldo político. Só isso!

TRAGÉDIAS. Getúlio foi messiânico até na morte; Jânio acabou varrido com a própria vassoura; Collor trocou a modernidade pela corrupção e agora Lula, sem preparo algum.
Assim fico com saudade do Itamar...uai!

A REVISTA “Impar” deste mês, traz na última página, artigo de nossa autoria, sob o título “Ficar viúvo. Você já pensou nisso?” Convido os caros leitores casados, para a leitura e reflexão. Se tiverem coragem, é claro!

NELSON RODRIGUES: “Em Brasília não há inocentes: todos são cúmplices”.

A coluna Amplavisão é de responsabilidade do advogado e jornalista Manoel Afonso, comentarista da TV Record e publicada em dezenas de sites e jornais em MS

SIGA-NOS NO Google News