Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leia a coluna Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso - 11 de novembro de 2005 - 08:39

VAPT-VUPT. Todos nós urbanos reclamando: o ano passou rápido demais. Outubro? Nem se fala! As musiquinhas e os enfeites natalinos cada vez mais presentes incentivam o consumo. É o que o comercio quer!

A PROPAGANDA seduz: “pagamento só em 2.006 e juros deste tamanho”! Mas é bom se programar, pois o cardápio de início de ano é salgado: matrículas e material escolar, IPTU e IPVA. O pior: o aviso é inútil.

FAZ DE CONTA. Há muito jogo de cena e notícias fantasiosas, com endereço certo sobre a sucessão guaicurú. Todo esse oba oba sobre alianças e a visita de Lula não garantem que Delcídio seja candidato ao Governo.

O GOVERNO Lula não prestigiou o “mui amigo” Zeca como prometia nas pescarias de Murtinho. O tempo passou! Imaginem se Londres e outros cobras criadas não estão levando isso em conta para decidir o rumo!

A MÍDIA vem mostrando: o Estado tem problemas de Caixa e caso da aftosa foi a gota d’agua. O comercio vendendo menos representa arrecadação menor. Só para pagar o 13º do funcionalismo será um Deus nos acuda.

DEPUTADO quer ganhar eleição. E a eleição dele fica mais fácil quando tem o candidato forte ao governo. E indago: quem Londres apoiou para Governador em todas eleições? Ora! só ficou com os vencedores.

ARI RIGO. Venho observando sua postura na polêmica das usinas de álcool. Tem seu estilo despachado de gaúcho, mas não esquece sua ligação umbilical à terra. Coerente, vem sendo consultado por colegas sobre o assunto.

1-DO LEITOR: ...Lula não deu dinheiro para o Projeto Pantanal, mas investe em estradas no Peru, no metrô de Caracas e sai perdoando dívidas de países a ¾...um assunto que estará presente nos palanques locais de 2.006.

2-DO LEITOR: ...ssim pegou mal a decisão da Justiça(?) em libertar os assassinos do casal Von Richthofen. A opinião pública foca o mérito e não os detalhes técnicos do processo...ficamos arrepiados e descrentes.

MEMÓRIA. O último presidente, apenas por um mês, da Assembléia do MT uno foi o deputado Cleómenes. Paulo Saldanha, que era o presidente, concorreu às eleições no MS., se elegeu e renunciou para assumir aqui.

CLEÓMENES disputou também essas primeiras eleições do novo Estado, mas na concorrência, perdeu por poucos votos para o novato Odilon Nakazato. Hoje, Cleómenes é funcionário da Assembléia. Faz o que gosta.

DETALHES. Cleómenes se elegeu por 3 mandatos pelo MDB: 1966/1971/1974. O MDB elegeu em l974 os deputados Cleómenes, Gaeta, Carlos Bezerra, Sergio Cruz, Valter Pereira e Henrique Pires de Freitas.

NAS ELEIÇÕES de 1966 o MDB elegeu 7 deputados: Agápito Bolera, Althair Brandão, Castro Pinto, Carlos Medeiros, Cleómenes, Américo Nassif, Valter de Castro. Em 71 se elegeram: Agápito, Cleómenes e Gaeta.

CONTA FATAL. Em 1994 o litro do óleo diesel custava apenas trinta e cinco centavos e a saca do milho era vendida por onze reais. Hoje o diesel custa dois reais e o milho continua no mesmo preço. Assim, fica difícil.

ANDRÉ. Ficar inelegível até 2.007? Falei com ele, e diz ser remota essa chance. Mostrou tranqüilidade e credita o episódio como parte do “jogo” sucessório. Fez uma previsão: “vou sair desta ainda mais forte”.

SONHO. O empresário no ramo de bicicletas e vereador da capital Ribeiro, trocou o PT pelo PRTB , de olho na Assembléia. Acha que tem alguma chance num partido nanico. Pelo jeito, tem “gasolina” pra queimar.

SAUDADES. Redemocratização, Diretas Já e Impeachment do Collor. A OAB presente! . Mas agora ela acordou tarde quanto as maracutaias em Brasília. Será que não tinha ouvido a voz das ruas ? Santa ingenuidade.

A ENTIDADE sempre foi vigilante e ativa. Teria a presença de Marcio Tomaz Bastos no Planalto inibido os dirigentes da OAB? Caixa-2 e Mensalão: frutos da imaginação? O presidente Bussato é bom, mas lento.

FALEI com Jorge Amaral. Elegeu-se deputado em l978 após perder eleições prefeiturais em Bataguassu (1972) e Glória de Dourados (1976). Foi reeleito em 1982 com 6.495 votos. Hoje está na direção do PTB estadual.

REGISTRO sempre o papo com personagens que passaram pelo Poder. Eles gostam de ser lembrados, respeitosamente é claro. E quem não gosta? Jorge é um cidadão humilde, com bom transito na área política.

MERECEMOS? O cenário político brasileiro recheado de figurinhas. O paulistano, por exemplo, tendo que agüentar Agnaldo Timóteo, defensor de Maluf. Outra: Roseane Collor será candidato a deputada em Alagoas.

A PÉROLA. Na patética entrevista de Lula alguns tópicos são hilários. A falta de espaço impede a divulgação de todos. Mas essa frase de Lula é demais: “Nunca trabalhei tanto. Em viagens se trabalha muito.”


SIGA-NOS NO Google News