Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leia a coluna Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso/Rede Record - 08 de abril de 2005 - 09:17

FIRME. Deparei com o ex-gov. Wilson Martins na Exposição. Perguntei-lhe: “em campanha dr. Wilson?”. Sorriu, respondendo: “só passeando”. Por onde passava era cumprimentado. O governador passou. O homem, ficou!

RIGO & VALDIR. O 1º na tribuna e o 2º com seus insistentes apartes. Quem viu, conferiu
a postura tranqüila do primeiro, dando espaço ao segundo, mantendo o equilíbrio na fala. A experiência, aliada a cordialidade.

OLHA O NÍVEL! Já, na Câmara, aflorou o desequilíbrio em Alex e Marum, quando abordavam o escândalo da RDM- Cobranças e o envolvimento do nome do ex-prefeito André. E olhe, que as eleições ainda estão longe!

LAVANDERIA. Haja sabão! Começou a funcionar cedo e dela deve sair cobras e lagartos! André sabe o que o espera. PT e PMDB não se misturam aqui, como óleo e água. Eleição é isso: quem pode mais, chora menos, e vence!

OLOF PALME, 1º Ministro sueco, indaga como ia a revolução em Portugal. “Vai bem; logo acabaremos com os ricos, igual na Suécia”, responde o gal. Otelo. Palme pondera: “Não! Lá acabamos com os pobres e não com os ricos.”

O DIÁLOGO entre o então 1º Ministro sueco e o líder da Revolução dos Cravos em 1975, mostra bem o equívoco do comunismo. Mas aqui, insistem neste caminho errado, raivoso contra o rico e o lucro. Ora! parem com isso!

RECLAMAR onde? Não existe um escritório dela aqui. O tal pacote da Brasil Telecom é um exemplo de como meter a mão no nosso bolso. Na mídia, a empresa vende a imagem de santa, mas é sacana, malandra confessa.

FAXINA. Fachadas de prédios sujas, placas de propaganda nas esquinas, calçadas horríveis e arborização. Os desafios para o prefeito Nelsinho revitalizar o centrão. O visual da esquina da 14 c/ Afonso Pena retrata bem a situação.

NEPOTISMO. Morre Vargas; assumiu Café Filho, que de cara nomeou 120 parentes. Criticado, desabafou: “ou nomeava meu povo, ou não teria condições de governar em paz.” E pelo jeito, a tal nova lei em nada mudará.

PROJETOS pérolas em Brasília: Instituindo 6 de abril como o “dia do sono” e o “Dia do Macarrão”. Valdemar Costa Neto (PL) sugeriu a inscrição de presidiário como doador de órgãos, com direito a redução da pena.

SINUSITE. Esse mal incurável judia da classe política em Brasília, de clima seco. O pantaneiro Paulo Duarte sabe disse e assegurou-me; não quer sair do Estado. Seu projeto é a Assembléia. Hoje, tem bala na agulha!






MANCADA? Alguns petistas acham que o ministro Gil foi deselegante, ao dizer que não conhecida nada da nossa cultura. Duas coisas evidentes: o pai da Preta Gil foi sincero e nós somos um pingo de água no oceano Brasil.

IBRAIM AB ACKEL: “Falta espírito público aos governantes. Falta lisura. Israel Pinheiro ajudou a construir Brasília e governou Minas. No final do mandato, foi obrigado a vender seu único apartamento. Não roubou!”

O DEPUTADO tem razão. Mas a que ponto chegamos: a tese do “rouba – mas faz”, ficou aceitável no país. Artimanhas mil existem para camuflar as maracutaias. Vez ou outra, um lambari cai nas redes. Os tubarões...soltos!

ORA BOLAS! Acabei rindo sozinho ao ouvir o Zé Dirceu dizer que a carga tributária é infame e que o Governo trabalha para baixá-la. Espera aí! O que pretendia então a MP 232? O ministro precisa respeitar nossa inteligência.

BELA BARROS. Disse-me feliz como deputada. Mas, reclamou das dificuldades para resolver problemas junto aos órgãos oficiais. Em Dourados, o universo é menor e mais acessível. Articulada, pode se reeleger.

BOLA DE CRISTAL. Na Assembléia, jornalistas analisam as possibilidades dos deputados em 2.006. Admitem mudanças com a verticalização e maior oxigênio ao pessoal do baixo clero, hoje em dificuldades eleitorais.

O QUE VEM? Mochi, Lanzarini, Tita e Marcio Monteiro por exemplo. Bons nomes, mas não dependerão apenas do desempenho nas urnas, mas também do candidato a governador, a senador e do quociente eleitoral.

NO VÁCUO. Feliz do candidato a deputado que se atrelar a figura do candidato a governador com boa luz. Acaba iluminado! No passado, Pedro, Marcelo e Wilson elegeram
muitos deles: alguns competentes, outros...

CONFIRMADA aqui a candidatura de Delcídio por Zé Dirceu. Ele, já fala como tal. Segue a escola do velho PSD: sem agredir os adversários, fazendo concessões e sem aquele ranço. Um estilo “néo-mineiro”, que cativa! Mas seu suplente Antonio João já batendo duro.

VERTICAIS. Geraldo Rezende deve seguir seu chefe Ciro Gomes rumo ao PSB, que será tomado de Arraes, hoje com 85 anos....Não consegui falar com o senador Juvêncio sobre sua ida para o PP do Severino. Tem procedência.

O CIRCO. Sarney, Itamar, Paes de Andrade e Lula. Todos iguais. A viagem à Roma rende boas piadas. O episódio da Mãe de Santo é hilário; mostra porque somos “cucarachas” lá fora. Onde chegamos! País de 3º Mundo é isso!. Lula levou um pito de D. Luiz Scheidt. “Saravá – Mãe Nitinha”!


OS PAPAS PASSAM. O HOMEM FICA ! (Charles Wagner)


Coluna de responsabilidade do jornalista e advogado Manoel Afonso, da TV Record e que escreve para dezenas de jornais e sites do Estado de MS.

SIGA-NOS NO Google News