FERNANDO SABINO: De tudo ficaram três coisas: a certeza de que estamos sempre começando, a certeza de que é preciso continuar e a certeza de que podemos ser interrompidos antes de terminar. Fazer da queda um passo para a dança, do mesmo uma escada, do sonho uma ponte e da procura um encontro.
NELSINHO. Está com tesão de governar. Isso é bom! Vai levar algum tempo para imprimir o seu próprio estilo e acomodar todas as forças aliadas. Leva a vantagem por ter encontrado a maquina azeitada e com credibilidade.
INTRIGAS, reclamações e fofocas ocorrem na fase inicial dos governos. Cabe ao governante mesclar autoridade com articulação política. Pela experiência política e a biografia familiar, Nelsinho tira tudo isso de letra.
COMPETÊNCIA ou traição? E Serra perdeu a presidência da Câmara. Mostra que os interesses partidários ficam às vezes em segundo plano para a classe política, que argumenta necessidade de oxigênio para sobreviver.
O FATO remete-nos ao passado, aqui na Assembléia, Gaeta desobedeceu a orientação de Wilson e não votou no candidato do partido à presidência.. Pagou caro: não lhe foi dada legenda para a eleição seguinte.
FÉRIAS & VOTOS. Junta-se o útil ao agradável: na fila do Cinemark, o deputado Orro distribuía beijinhos e abraços. Na feira central, o deputado Paulo Correia comandava uma animada mesa na barraca de soba. Só alegria!
REIZINHO Garotão-autoridade, fica impossível. Qual o preparo dele ao sair com a namorada, num ambiente de férias na praia, armado de pistola? Quem deveria dar bom exemplo opta pelo caminho inverso..
O PROMOTOR será condenado? Irá pra cadeia? A opinião pública não acredita na hipótese. O velho filme se renova para descrédito inclusive da nova geração de brasileiros. Sai ano, entra ano, e cadeia é lugar de puta e pobre.
SEM LOUCURAS. Nada de imaginar mudanças radicais, do dia pra noite, pelos novos prefeitos. A prefeitura representa uma gama de interesses locais, requerendo decisões corajosas, mas sem ignorar o aspecto político.
VINGANÇAS. Já era! É preciso equilíbrio; esqueça o emocional. A prefeitura é uma empresa . Caça às bruxas? esse tempo passou, mesmo porque a grande maioria do funcionalismo é concursado e ponto final.
CINEMA & POLÍTICA. A casa das 7 mulheres (Rev. Farroupilha ), Um só coração (Rev. Paulista de 32) e depois Olga. Vem aí os filmes JK e Peões, alargando o espaço político nas telas. O povo, deve que assistir!
MORDIDAS. Quando o cidadão recorre ao serviço público tem bons motivos para reclamar: a burocracia e o custo financeiro. É voz corrente: até parece que no serviço público é proibido ser ágil, pratico ou algo parecido.
HERANÇA de Portugal, mas nós tratamos de aumentá-la, transformando-a num monstro que nos devora e atormenta. Essa cultura portuguesa, na época, com criação de cartórios, por exemplo, objetivava premiar os amigos do rei.
COBRAR é preciso: aos cofres públicos e dos apaniguados, hoje representados pela autoridades e afins, que de forma competente se organizaram. No Estado, 9 entidades faturam com serviços públicos cartoriais. Confira:
AMANSUL, (Juízes), Associação do MP, Colégio Notarial, Caixa dos Advogados, Sindijus-MS, Sindicato da Defensoria Pública, Associação dos Delegados De Polícia, Associação-Procuradores e Sinpol. É mole?
ESTIVE com Marcos Trad e Athayde de Freitas. Para Youssif, eles serão importantes no aperfeiçoamento do debate político da Câmara da capital. O discurso afinado e de bom calibre de ambos, advogados, é notório.
AINDA BEM! As nossas Câmaras não podem ser condenadas eternamente a reunir o refugo político da eleição estadual e da federal, no qual os eleitores depositam as piores certezas. Aos novos vereadores a missão de melhorar essa imagem.
EX-DEPUTADO Valdomiro Gonçalves visitou o ex-dep. Philadelpho Garcia, em Londrina.
Aos 88 anos, falou da política de ontem e de hoje. Detalhe: a seu convite, Getúlio Vargas foi o paraninfo de sua turma de Direito.
E MUDA? Fui ao Pronto Socorro do bairro Tiradentes para retirada de pontos cirúrgicos. Os
atendentes, simpáticos. Nada a reclamar. Mas o detalhe: não havia água oxigenada e o enfermeiro pediu-me que a providenciasse.
DÚVIDA. Os comerciantes dizem que sobraram bebidas, verduras e outras mercadorias nas prateleiras. Até os foguetes diminuíram. O tal aumento das vendas em 10% em relação a 2.004 parece puro marketing do Planalto.
ANDRÉ derrubou o muro da associação dos promotores de justiça numa área pública, para passagem da Via Parque. Agora, na festa de final de ano da entidade, só vi o governador Zeca bailando lá. Pelo jeito, esqueceram André.
O FANTASMA do quociente eleitoral preocupa alguns deputados para 2.006. Serginho de Assis está incomodado no PSDB. Fala-se também que o médico Mafuci Kadri, (Hospital Sírio Libanes) tentaria a Assembleia em 2.006.
2005. E VALE A PENA COMEÇAR DE NOVO!