Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leia a coluna Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso - 04 de fevereiro de 2005 - 11:19

FAMÍLIA Forense comemora a posse do Des. Claudionor Duarte na presidência do TJ e a escolha do juiz Paschoal Leandro, como novo Desembargador. Como disse o grande César a Farnaces, rei do Ponto: “veni, vidi, vici”.

GRATIDÃO. Pedrossian e Lúdio Coelho na solenidade de posse do TJ. O primeiro, como governador, nomeou o advogado Claudionor para o cargo de Desembargador, e o segundo goza de carinho especial do novo presidente.

INSISTO. A velha expressão árabe “maktub” ( “está escrito” ) cada vez mais válida sobre
as chances da aliança André & PT. Ora! cada qual briga pela sua fatia no poder, mas ainda acho que prevalecerá a vontade do Planalto.

MUDANÇAS. De olho na sobrevivência e no pleito de 2.006, muitos políticos trocando de partido, porque eles não garantem êxito ao seus projetos. O fato – repetitivo – enfraquece as siglas e prova a necessidade da reforma eleitoral.

REPETINDO o italiano Lampeduza: “as coisas mudam para ficar como estão”. As adesões de figuras “carimbadas” ao Planalto comprovam. Pela governabilidade e reeleição, Lula tem sido competente e...” esqueçam as promessas”.

PROJEÇÕES. A oposição partidária ao Planalto é frágil; FHC é incógnita; Aécio é novo, quer a reeleição; falta carisma à Alckimin e não há outros nomes de peso. Com discurso e ações populistas, Lula continua na ponta.

PODEROSO. O fato de receber carta branca dos colegas para escolher nomes para compor as comissões, mostra que o presidente Youssif Domingos, goza de confiança dos vereadores da capital. Raridade nos legislativos municipais.

REFLEXÃO do leitor: “...a iniciativa do PSB em recorrer ao STF contra decisão do TSE em reduzir o número de vereadores, mostra a surdez e cegueira de seus dirigentes quanto a opinião pública sobre o assunto. Francamente!”

ALERTA. O alto número de vítimas nas rodovias federais que cortam o Estado, mostra que motorista inexperiente e condutor de carro velho e potência menor, correm perigo na disputa pelo espaço com as carretas. É covardia!

DO LEITOR: “...antes, os Promotores de Justiça eram endeusados pelo PT, nos escândalos de Pita, Maluf, Collor e outros...agora o dep. federal - prof. Luizinho, acha que eles fazem trabalho sujo...pelo visto a ótica é outra.”

FARSA. Duvido que abram os arquivos da Guerra do Paraguai: a barbárie que desviou a atenção da crise do Governo de Pedro II e atendeu aos interesses da Inglaterra. Ora! As seqüelas no país vizinho são visíveis até hoje.






LULA não mediu as palavras ao dizer que abriria os arquivos. Feito isso, a verdade viria a tona e a História ( escrita pelos vencedores) teria que ser rescrita; heróis virariam vilões – e vice-versa; o país teria que indenizar o Paraguai.

‘PATRIOTAS” escreveram, por conveniência, a utopia da “invasão paraguaia” Mas a obra mais completa, imparcial sobre o fato, é do jornalista Schiavenatto, de Ribeirão Preto. Mas, o Governo Petista restabelecerá a verdade?

O CARGO não permite manifestações públicas. Mas quem conversa com José Ancelmo – presidente do TC – sai impressionado com a precisão na analise da política. Fruto dos anos de estrada, de sol e muita poeira inclusive.

O FURTO. Quem viajou de férias por aí, concluiu o quanto os combustíveis são caros no MS. Detalhes: se produzimos álcool, não se justifica preços tão altos; o Governo Estadual é o que mais lucra com o ICMS. Sacou?

SEGURO de carro está caro! Antes de contratar, é preciso ler o manual para se evitar dores de cabeça. É comum ouvirmos casos onde o cidadão dançou; por falta de atenção ou mesmo por ingenuidade pura. Sacou?

CUIDADO. Ao assumir, Montoro disse que colocaria Maluf na cadeia e acabou dando atestado de boa conduta ao ex-governador, ao não provar as supostas irregularidades. Pior: Montoro deu mais munição ao adversário.

O EPISÓDIO serve de exemplo e alerta aos novos prefeitos, que exageram nos lamentos e acusações contra o antecessor. E mais: continuam colocando o nome do ex-prefeito na mídia, que inclusive acaba sendo visto como vítima.

O CICLO se repete: denunciantes de hoje serão os denunciados de amanha – ao final de mandato. O mais prático, é enviar os documentos ao TC e Ministério Público para apuração e eventual punição. E chega de oba oba na mídia.

COMPLICADO. Estive na Santa Casa e conversei com muita gente sobre sua crise. Os argumentos e o jogo de interesses são tantos que a gente fica entre a cruz e a espada. Acho que a luz no final do túnel ainda está longe.

NO AR a programação católica de 24 horas da Rádio Ed. Rural, vendida para a Fundação Kolber,( 8 rádios e TV ). A tristeza de Wilson de Aquino, simboliza bem a decepção dos 30 funcionários, dos quais poucos serão aproveitados.

INCOERÊNCIA. Com estardalhaço, o Banco do Brasil anuncia novos patrocínios de eventos esportivos. Uma grana preta! Mas na outra ponta, a clientela vai sofrendo nas filas pela falta de funcionários nos caixas. Pode?

SIGA-NOS NO Google News